Capa da Publicação

18 Easter eggs e referências em Star Wars: O Despertar da Força

Por Mike Sant'Anna

Confira algumas delas a seguir!

Imagem de capa do item

Um arco familiar

Muito do que George Lucas levou para Star Wars é baseado nas artes do pintor conceitual Ralph McQuarrie (confirmado pelo próprio George).

McQarrie produziu muitas coisas que infelizmente não foram para a versão final da obra original, incluindo esse arco que você está vendo, era pra isso fazer parte do palácio de Jabba, porém como a versão do palácio no fim ficou mais rústica do que se esperava, ele não foi usado.

Inclusive essa figura encapuzada, deveria ser o Luke. Mas a referência não foi perdida, e o arco desenhado por Ralph foi usado em Jakku e aparece no horizonte quando Rey vem trazer os "tesouros" que encontrou.

Imagem de capa do item

As vozes de BB-8

O simpático droide que nos foi apresentado nesse filme tem um segredo por trás de sua "voz" muito interessante. Os sons emitidos por BB-8 não são apenas sons aleatórios, ele na verdade é dublado por dois comediantes.

Bill Hader, de Saturday Nigh Live e Ben Schwartz, de Parks & Recreation. Suas vozes foram transformadas em "bips" por um modulador e J. J. Abrams colocou no BB-8.

Imagem de capa do item

Simon Pegg

O ator de filmes como "Todo Mundo Quase Morto", "Star Trek: Into the Darkness" e "Missão Impossível: Protocolo Fantasma" já é um rosto conhecido em muitos filmes da cultura pop, e ele esteve presente em Star Wars: O Despertar da Força, só que dessa vez, seu rosto conhecido foi coberto por uma fantasia e ninguém o reconheceu.

Simon era Unkar Plutt, o grande e gordo alienígena para quem Rey levava suas descobertas em troca de comida.

Imagem de capa do item

FN-2187

Você acha que os números de identificação de Finn foram escolhidos aleatoriamente? Obviamente que não. Você realmente acha que eles perderiam essa chance de colocar algum easter egg numa combinação de números? 2187 na verdade é o número da cela que a princesa Leia está presa no episódio IV quando Luke e Han chegam para resgatá-la.

Imagem de capa do item

Xadrez da Millenium Falcon

Quando Finn e Rey terminam de contar o plano para Han dentro da Millenium falcon, Finn esbarra em uma mesa que liga um holograma muito familiar para os fãs que assistiram a trilogia clássica.

O jogo de Dejarik, o xadrez holográfico que Chewie jogou contra R2D2 ainda estava funcionando.

Imagem de capa do item

O grito Wilhelm

Muitos fãs de cinema já estão bastante familiarizados com o grito Wilhelm, mas para aqueles que não o conhecem, foi um grito gravado para um filme de 1951 (Distant Drums) que depois foi reutilizado em The Charge at Feather River antes de desaparecer completamente. Quando Ben Burtt precisou de um som similar (joga no youtube Wilhelm Scream que você vai ver do que eu estou falando) para Star Wars, ele se lembrou desse som e utilizou-o. Depois quando ele mais uma vez o utilizou em Caçadores da Arca Perdida, começou-se uma tradição em todo o cinema, quase uma homenagem ao som original, em toda vez que alguém fosse arremessado para longe, haveria um Wilhelm Scream pelo menos uma vez.

A referência esteve presente em todos os filmes da trilogia clássica, e não podia ficar de fora desse filme não é?

Na cena onde Poe e Finn roubam uma Tie Fighter e um stormtrooper leva um dos tiros, lá está o grito.

Imagem de capa do item

Drone de treinamento do Luke

No episódio IV, quando Luke e Obi-Wan estão dentro da Milenium Falcon, Luke está treinando suas habilidades com a força utilizando um robô de treinamento.

Quando Finn e Rey roubam a nave, podemos ver Finn tirando a pequena esfera de dentro de uma bolsa e jogando para o lado.

Imagem de capa do item

Base Starkiller

A grande arma da Primeira Ordem, a base Starkiller que faz uma estrela da morte parecer brinquedo de criança, tem seu nome em homenagem à obra original de Star Wars. Mesmo que o nome também seja dado ao personagem principal do jogo Star Wars: The force Unleashed, Starkiller seria o sobrenome original de Luke Skywalker, mas no fim, George Lucas achou que seria uma melhor ideia mudar o sobrenome porque o spoiler ia ficar muito na cara.

Mas aqui temos J. J. Abrams mais uma vez homenageando as ideias originais de Star Wars, dando o nome para a grande ameaça do filme.

Imagem de capa do item

Bandeiras

Quando os personagens chegam ao templo/bar de Maz, existem várias bandeiras penduradas do lado de fora, uma delas muito familiar pra alguns.

A bandeira com o crânio de um Mythosauro, também é conhecido como o símbolo do caçador de recompensas mais famoso, Bobba Fett.

Imagem de capa do item

Retorno de Yoda

Quando Rey pega o sabre de luz de Luke (isso não pegou mal, a maldade está na sua mente) ela tem visões diversas e ouve várias vozes ao mesmo tempo, mas uma dessas vozes foi confirmada sendo a voz da nossa criatura espacial verde favorita, Mestre Yoda, dublado pelo seu dublador original Frank Oz.

Imagem de capa do item

Meu nome é trooper, Stormtrooper

Na cena em que Rey resolve testar seu controle da mente através da força em um Stormtrooper, você não imaginava que o trooper que deixou a arma para trás na verdade era o agente secreto mais perigoso da Terra.

Aquele Stormtrooper estava sendo interpretado por ninguém menos que Daniel Craig, o ator que interpreta, atualmente, o agente 007, James Bond.

Imagem de capa do item

Obi Wan apareceu, duas vezes

Calma, antes de você querer se matar por não ter visto isso, estamos falando da voz de Obi Wan.

Assim como aconteceu com Yoda, na cena de Rey e suas visões, foi confirmado por J.J. que a voz que diz para a personagem "Esses são seus primeiros passos" é a voz da versão mais nova de Obi-Wan, ou seja, a voz de Ewan Mcgregor, e ainda na mesma cena Rey ouve a palavra "afraid", e essa palavra foi dita pelo Obi-Wan mais velho Alec Guiness, sendo que na verdade eles acabaram tirando apenas o fonema "rai" da palavra, para que soasse como se tivesse dito "Rey".

Que comecem as teorias...

Imagem de capa do item

Almirante Ackbar e Nien Nunb

Não foram apenas Han, Luke e Leia que voltaram para essa nova etapa da franquia, dois personagens secundários que caíram na graça dos fãs de Star Wars foram o Almirante Ackbar e Nien Nunb.

Infelizmente não houve uma armadilha para que Ackbar precisasse avisar.

Imagem de capa do item

A história por trás do nome

O nome do personagem de Oscar Isaacs foi em homenagem à duas mulheres na vida de J.J. Abrams:

Primeiramente, Poe foi em homenagem à sua filha que deu esse mesmo nome para seu ursinho de pelúcia, e em segundo lugar Dameron é o sobrenome de sua assistente que está ao seu lado há tantos anos, Morgan Dameron.

Imagem de capa do item

Tenente Connix

Existe uma personagem que não tem nenhuma fala durante o filme inteiro, que aparece poucas vezes na base de comando da resistência, a Tenente Connix, interpretada por Billie Lourd.

E o que ela tem de mais? Nada, tirando o fato que ela foi interpretada pela filha de Carrie Fisher, a Princesa (agora General) Leia. Ela, inclusive, aparece utilizando o mesmo penteado icônico de sua mãe no primeiro filme da saga.

Algumas pessoas podem ter reconhecido a atriz por Scream Queens, onde ela interpretou a Chanel #3, sendo uma das protagonistas da série.

Imagem de capa do item

Um capacete rebelde

Quando Rey está no deserto, desolada, sem muitas esperanças no começo do filme, antes de encontrar BB-8, ela encontra em seus destroços um capacete bem familiar para a gente:

Um capacete da aliança rebelde, que derrotou o temível Império.

Imagem de capa do item

Um boneco rebelde

Pra aumentar a admiração que Rey tem pelos pilotos rebeldes, podemos ver um boneco caseiro de um piloto da Aliança feito com o mesmo material que são feitas as jaquetas laranjas dos rebeldes.

Imagem de capa do item

Phasma no lixo

Quando Finn captura a Capitã Phasma, e ele pergunta depois para Han o que eles fariam com ela, Han abre um sorriso pretensioso e pergunta se aquela base possui um compactador de lixo.

Isso foi uma clara referência ao primeiro filme onde ele, Luke, Leia e Chewie se vêem presos no compactador de lixo e isso quase os levou à morte.


E você viu mais algum easter-egg ou referencia? Não deixe de comentar!

Imagem de perfil
Mike Sant'Anna

Eu sou o melhor no que eu faço, mas o que eu faço... É bem retardado.