Capa da Publicação

12 histórias para conhecer melhor o Thanos!

Por Gus Fiaux

Se você já teve a oportunidade de ver Vingadores: Guerra Infinita, sabe que Thanos finalmente chegou e não está de brincadeira. O vilão está sendo imensamente adorado pelos fãs, e já está sendo considerado um dos melhores inimigos do Universo Cinematográfico da Marvel… mas o filme é só a ponta do iceberg.

Nesta lista, reuni 12 histórias para que você possa conhecer melhor o Titã Louco. É uma aventura composta por todos os principais títulos, sagas e histórias do vilão nos quadrinhos, para que você possa mergulhar ainda mais profundamente na espiral de loucura do portador da Manopla do Infinito!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

A Ascensão de Thanos

Onde foi publicado originalmente: Thanos Rising #1-5 Publicação no Brasil: A Ascensão de Thanos (Panini Comics)

Esse quadrinho pode ter sido publicado mais recentemente, mas há um motivo para ele estar tão depois na ordem das HQs aqui citadas: aqui, temos a origem de Thanos, pelas mãos da fantástica dupla criativa Jason Aaron e Simone Bianchi.

O título é uma leitura indispensável, já que traz todo o ponto de virada mais dramático da vida do Titã Louco, enquanto pincela sua relação intragável com a Morte. Por outro lado, o título também faz ligações peculiares com Infinito, uma saga que com certeza será mencionada mais à frente.

Imagem de capa do item

A Saga de Thanos

Onde foi publicado originalmente: Captain Marvel #25-34; Warlock #9-15 Publicação no Brasil: A Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel - Clássicos #24-25/31-32 (Editora Salvat)

Aqui, temos a história que realmente veio para apresentar Thanos como uma ameaça grandiosa ao Universo Marvel, em sua contínua busca por um objeto de poder inimaginável - e não, não era a Manopla do Infinito. Neste caso, estamos falando do Cubo Cósmico.

Embora não seja um arco específico de histórias, e tenha uma leitura mais "livre" para quem quiser acompanhar, essa "saga" serve para mostrar um pouco mais do surgimento de Thanos, nas mãos de quem o concebeu, Jim Starlin, e seus conflitos com Adam Warlock e o Capitão Marvel.

Imagem de capa do item

Thanos: Em Busca de Poder

Onde foi publicado originalmente: Thanos Quest #1-2 Publicação no Brasil: Desafio Infinito (Panini Comics)

Se você viu Vingadores: Guerra Infinita, deve ter se deleitado com a busca de Thanos pelas seis Joias do Infinito, em sua vontade de remoldar e equilibrar o mundo à sua imagem. E, se isso tiver lhe chamado a atenção, essa curta história é perfeita para você.

Em Thanos: Em Busca de Poder, o Titã Louco enfrenta os Anciões do Universo em busca das seis pedras cósmicas, em confrontos que só provam seu poder e genialidade. Além disso, a minissérie em duas edições é o prelúdio que precisávamos para...

Imagem de capa do item

Desafio Infinito

Onde foi publicado originalmente: The Infinity Gauntlet #1-6 Publicação no Brasil: Desafio Infinito (Panini Comics)

Não há muito o que dizer. Desafio Infinito é a melhor saga da década de 90, e a melhor história já contada sobre Thanos. Aqui, após completar sua Manopla do Infinito, o vilão finalmente pode executar seus planos de equilibrar o universo... da maneira mais tenebrosa possível.

A escala desse quadrinho é inimaginável. Temos uma luta universal pela sobrevivência, e contamos ainda com a participação de várias entidades cósmicas, como o Tribunal Vivo, Galactus e a Eternidade. É uma boa para quem quer ver a saga que melhor inspirou o filme atual da Marvel.

Imagem de capa do item

Guerra Infinita

Onde foi publicado originalmente: The Infinity War #1-6 Publicação no Brasil: Será lançado em encadernado pela Panini Comics em breve.

A continuação de Desafio Infinito se chama Guerra Infinita, mas há poucos elementos aqui que remetam à terceira aventura dos Heróis Mais Poderosos da Terra nos cinemas. E, ainda assim, é um bom título para ver Thanos em uma posição mais coadjuvante.

O vilão é muito importante para a saga, mas ele não assume nenhum papel de protagonismo, já que o verdadeiro inimigo aqui é Magus, a versão sombria de Adam Warlock. O título, ao menos, traz o Titã Louco quase como um anti-herói, da mesma forma que ele é retratado nos cinemas.

Imagem de capa do item

Cruzada Infinita

Onde foi publicado originalmente: The Infinity Crusade #1-6 Publicação no Brasil: Será lançado em encadernado pela Panini Comics em breve.

A conclusão dessa trilogia, Cruzada Infinita pode ser a menos interessante das três histórias, mas isso não muda o fato de que toca em assuntos tão profundos quanto suas antecessoras. E embora Thanos seja um coadjuvante ainda maior aqui, há espaço de sobra para ele se destacar.

A saga serve para apresentar a Deusa, o "lado bom" da persona de Adam Warlock. Aqui, vemos Thanos liderando seu próprio exército para frustrar os planos da personagem, cuja ideia de bondade suprema é uma ameaça tão pérfida quanto a própria vilania!

Imagem de capa do item

Aniquilação

Onde foi publicado originalmente: Annihilation #1-6 Publicação no Brasil: Aniquilação #1-7 (Panini Comics)

Anos depois, Thanos retornaria como um grande coadjuvante na saga Aniquilação, que é até hoje um dos melhores exemplos de histórias cósmicas da Casa das Ideias. E o título serve para nos mostrar algo muito importante da jornada do vilão: sua relação com Drax, o Destruidor.

Mais uma vez, Thanos serve aqui como um anti-herói, ainda que seus propósitos continuem sinistros e macabros. Ele se prova um personagem multifacetado, inteligente e sagaz, ao mesmo tempo que sua astúcia diabólica permanece latente. A história também conta com uma das melhores "mortes" do vilão.

Imagem de capa do item

O Imperativo Thanos

Onde foi publicado originalmente: Guardians of the Galaxy Vol. 2 #25; The Thanos Imperative #1-6 Publicação no Brasil: A Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel #64 (Editora Salvat)

Após ser ressuscitado, o Titã Louco aparece novamente em uma aventura dos Guardiões da Galáxia, dessa vez, lutando para salvar nosso universo da incursão do Cancerverso, uma dimensão alternativa onde a vida flui descontrolada, e a destruição a segue.

O título subverte tudo que sabemos sobre Thanos. Aqui, ele é visto como o Avatar da Morte, uma figura sombria e horrenda, mas necessária para o bem do universo. Também é muito legal vê-lo confrontando uma versão alternativa de Mar-Vell, que era um de seus maiores inimigos originais.

Imagem de capa do item

Infinito

Onde foi publicado originalmente: Infinity #1-6 Publicação no Brasil: Infinito (Panini Comics)

Após anos afastado da Terra, Thanos veio para mais uma investida em Infinito, a saga que o colocou novamente contra os Vingadores. No cerne de um conflito cósmico muito devastador, o Titã retorna ao Planeta Azul, dessa vez aliado de sua Ordem Negra.

Sua missão, dessa vez, é exterminar todos os seus filhos bastardos, o que o coloca numa caçada, e o joga contra vários heróis muito poderosos, como o Raio Negro, os Illuminati e todos os outros Vingadores. É interessante por mostrar o vilão buscando algo além de poder supremo.

Imagem de capa do item

Thanos Retorna

Onde foi publicado originalmente: Thanos Vol. 2 #1-18 Publicação no Brasil: Thanos #1-?? (Panini Comics)

Meses após as Guerras Secretas, nas quais ele também tem uma pequena participação, Thanos está de volta com um título solo, que apresenta melhor a ameaça do vilão para todo o universo, nas mãos de Jeff Lemire, Donny Cates e Mike Deodato Jr.

Aqui, vemos ele reerguendo seu império à base do medo e da morte, enquanto ainda se mostra apaixonado por uma certa dama letal. Destaque para o momento em que ele confronta Corvus Glaive, seu antigo aliado e braço-direito da Ordem Negra. É nesse momento que vemos quem Thanos realmente é.

Imagem de capa do item

Trilogia Infinita

Onde foi publicado originalmente: Thanos: The Infinity Revelation/The Infinity Relativity/The Infinity Finale Publicação no Brasil: Thanos: Revelação Infinita/Relatividade Infinita/Final Infinito (Panini Comics)

Como um "bônus", temos mais duas histórias importantes para entender a psiquê do vilão. A primeira delas é a nova Trilogia do Infinito, criada por Jim Starlin - que nada mais é que o próprio criador de Thanos nos quadrinhos.

Aqui, temos uma história que não tem um encaixe muito certo na cronologia da Marvel Comics, mas que mostra toda a relação antagônica entre o Titã Louco e Adam Warlock, o Messias Cósmico. É uma história que desafia tempo e espaço, e revela a importância dos dois para o Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Universo Marvel: O Fim

Onde foi publicado originalmente: Marvel Universe: The End #1-6 Publicação no Brasil: Marvel Apresenta #12-13 (Panini Comics)

Por fim, falando no Universo Marvel, não podíamos deixar de citar essa saga. No início dos anos 2000, a editora lançou uma série de quadrinhos subtitulados O Fim, que apresentavam a última história de vários heróis ou equipes. Nessa, em especial, vemos o próprio fim do universo.

E quem está no centro disso? Isso mesmo, Thanos. A saga, de Jim Starlin e Al Milgrom, traz um encerramento definitivo nas mãos do Titã Louco, que é a representação eterna da morte. O título também serve, ainda que indiretamente, de continuação para todas as sagas anteriores do vilão escritas por Starlin.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux