11 easter eggs e referências encontradas no filme do Coringa!

Capa da Publicação

11 easter eggs e referências encontradas no filme do Coringa!

Por Evandro Lira

Atenção: Alerta de Spoilers!

Mais um filme da DC estreou nos cinemas, e com eles, vários easter eggs e referências chegaram até o público. Em Coringa há pelo menos 11 coisas que fazem referências a outras obras, seja da própria mitologia do Batman ou não. E caso você tenha perdido, não se preocupe, você pode conferir tudo rolando para baixo!

Notou mais alguma coisa legal? Comente!

Imagem de capa do item

Wayne

Em Coringa, a família Wayne tem um papel importante na origem do Palhaço do Crime.

Thomas Wayne, pai de Bruce Wayne/Batman, é candidato à prefeito de Gotham e ex-patrão da mãe de Arthur, que acredita que seu filho é nada menos que fruto de um romance com o homem.

Isso leva um transtornado Arthur até a frente da mansão Wayne em determinado momento e lá ele acaba encontrando aquele que um dia será seu maior inimigo: um jovem Bruce Wayne.

Imagem de capa do item

Alfred

Quando Arthur aparece frente à mansão Wayne e fala com Bruce, um funcionário da família aparece e afasta o pequeno do contato com o Coringa. Esse homem, interpretado por Douglas Hodge não é outro senão Alfred, o leal e icônico mordomo do Batman.

Apesar de muita gente ter suposto, isso só nos é confirmado nos créditos finais do longa, que indicam Hodge como Alfred Pennyworth.

Imagem de capa do item

Batman: A Série Animada

Um easter-egg bem específico aparece no momento em que a logo do talk show de Murray Franklin é exibida. As duas fontes usadas na logo são exatamente as duas fontes que marcavam o título "Batman: The Animated Series".

Imagem de capa do item

Debra Kane

Uma das primeiras personagens a aparecer no filme é Debra Kane, a assistente social com a qual Arthur tem consultas frequentes. E ao contrário do que muitos possam imaginar, ela não foi criada diretamente para o filme.

Debra Kane é uma personagem do livro Batman: The Ultimate Evil escrito por Andrew Vachss e publicado em 1995. Além disso, seu sobrenome e é uma referência ao co-criador do Batman, Bob Kane.

Imagem de capa do item

Um dia ruim

Se dá para dizer que algum quadrinho da DC serviu de inspiração para o filme de Todd Phillips, este quadrinho é A Piada Mortal, de Alan Moore.

E talvez o momento do filme onde isso fica mais evidente é na última cena de Arthur e Sophie, em que ele diz à "sua namorada" que teve um dia ruim. Palavras estas que nos conectam diretamente com as páginas da HQ, onde o Coringa diz que "Só é preciso um dia ruim para reduzir o homem mais saudável à loucura".

Imagem de capa do item

Arkham Asylum

Algo que já pôde ser visto no trailer do filme é que o Asilo Arkham seria referenciado em Coringa. Aqui, no entanto, o local que é icônico dentro da mitologia do Homem Morcego, é chamado de Hospital Estadual Arkham.

Imagem de capa do item

Murray Franklin

O apresentador de talk show admirado por Arthur é interpretado por Robert De Niro, a estrela dos dois filmes de Martin Scorsese que o diretor de Coringa, Todd Phillips, presta homenagem.

Os longas O Rei da Comédia e Taxi Driver são duas grandes referências da obra. O personagem de De Niro em O Rei da Comédia, por exemplo, é um aspirante a comediante que tem devaneios no programa do seu ídolo interpretado por Jerry Lewis, que por sinal lembra muito Murray.

Imagem de capa do item

Tempos Modernos

O filme que está sendo exibido no cinema em que Arthur invade para falar com Thomas Wayne é Tempos Modernos, de Charlie Chaplin.

Considerada uma das comédias mais relevantes do cinema, o filme tece críticas a revolução industrial que estava em ascensão no início do século XX, as más condições de trabalho das indústrias e ao capitalismo como todo - um debate relevante para Coringa.

Imagem de capa do item

Justin Theroux

Justin Theroux, talvez mais conhecido pela série da HBO, The Leftovers, faz uma ponta em Coringa que se você piscar, você perde. A sequência antes de Arthur entrar ao vivo no programa de Murray Franklin traz uma aparelho de televisão onde Theroux aparece, caracterizado como um personagem, mas sem fala nenhuma.

Imagem de capa do item

A morte dos Wayne

Esta talvez seja a cena mais reproduzida no cinema de todos os tempos. Ela sempre serviu para contar a origem do Batman, que teve seus pais assassinados na sua frente quando criança.

Em Coringa, não seria diferente, e ao final do filme, assistimos a Thomas e Martha Wayne sendo mortos na frente do pequeno Bruce, com direito até mesmo ao colar de pérolas de Martha sendo arrancado dela.

Imagem de capa do item

As Duas Faces de Zorro

No final do filme, pouco antes dos Wayne serem assassinados, vemos na marquise de um cinema o letreiro de As Duas Faces de Zorro. Se este era o filme em cartaz na época, isso indica o ano exato em que Coringa se passa: 1981.

A comédia dirigida por Peter Medak é estrelada por George Hamilton em um papel duplo, onde interpreta Don Diego de la Vega (o Zorro) e seu irmão gêmeo gay, Ramón de la Vega.