10 vezes em que os contos de fadas ficaram sombrios nos cinemas!

Capa da Publicação

10 vezes em que os contos de fadas ficaram sombrios nos cinemas!

Por Gus Fiaux

Os contos de fadas, ou fábulas, sempre estiveram presentes em nosso imaginário popular, passando de geração em geração, seja através dos livros ou até mesmo dos clássicos desenhos da Disney. Porém, suas origens sempre foram mais macabras e assustadoras do que imaginávamos.

Nesta lista, reunimos 10 filmes que abraçam esse lado aterrorizante dos contos de fadas, e que mostram versões mais sombrios das icônicas histórias que nos contavam quando éramos crianças.

Para critério de seleção, separamos apenas filmes inspirados em contos já existentes, mesmo que sejam reinvenções. Deixamos de fora fábulas criadas para o próprio filme, como O Labirinto do Fauno, Suspiria, A Lenda, A Forma da Água e outros.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Floresta Negra

A Branca de Neve tem uma das histórias mais memoráveis da cultura pop, principalmente quando consideramos que o filme da Disney foi o primeiro longa-metragem animado e com som da história, rendendo uma reputação respeitável. Mas já tivemos adaptações mais sombrias dessa história, como é o caso de Floresta Negra.

O filme faz um excelente trabalho ao subverter a fábula. Aqui, vemos a Branca de Neve (ou Lilli, como é chamada) como uma menina nem um pouco dócil. A Rainha Má, vivida com glória por Sigourney Weaver, se torna louca aos poucos, e constantemente torcemos por ela, conforme a história entra em diversos caminhos tenebrosos.

Imagem de capa do item

Branca de Neve e o Caçador

Por falar na história, temos uma outra versão - que ainda que não seja tão querida pelo público e pela crítica, nos apresenta uma reinvenção bem mais focada na ação, conforme a própria Branca de Neve lidera um exército para derrotar as forças da Rainha, e no caminho, se alia a ninguém menos que o Caçador que foi contratado para matá-la.

Com uma trilha sonora épica, o filme é bem mais denso que a fábula original, e mesmo que não seja lá muito bom, ganha vários pontos por transformar a princesa em uma mulher mais reativa, além de trazer Charlize Theron em um papel verdadeiramente assustador como a vilã do filme, capaz de se transformar em uma horda de corvos.

Imagem de capa do item

Freeway: Sem Saída

Além da Branca de Neve, a Chapeuzinho Vermelho também já teve diversas adaptações para o cinema, e muitas delas voltadas para uma pegada mais sombria. Porém, o que realmente atrai aqui são as reinvenções apenas inspiradas pela história original, como é o caso deste e do próximo item da lista.

Freeway: Sem Saída mostra uma estudante de colegial fugindo depois que seus pais são presos. Ela dirige em um carro vermelho, e logo encontra o misterioso Bob Wolverton, um assassino em série necrófilo que fará de tudo para conquistar e brutalizar a jovem. Surpreendentemente, o filme tem um alto teor de humor negro.

Imagem de capa do item

Menina Má.Com

Perdoem a tradução infeliz de Hard Candy, mas podem apostar que vocês serão recompensados pelo filme. Na história, vemos uma menina de quinze anos trocando mensagens com um homem muito mais velho, que a convida para sua casa. Parece a armadilha perfeita... mas você pode estar enganado sobre quem é a vítima aqui.

O filme trabalha muito bem o terror e a tortura psicológica, abordando de forma bem cruel assuntos referentes à pedofilia e à pornografia infantil. Porém, a heroína vivida por Ellen Page consegue arquitetar um plano tão intrincado e astuto que vemos realmente a Chapeuzinho Vermelho se virando sozinha, sem ajuda de um caçador. Curiosamente, o filme não foi originalmente planejado como uma reinvenção do conto...

Imagem de capa do item

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Tudo bem que a lenda em torno de Sleepy Hollow já é bem assustadora por si só, mas esse filme de Tim Burton consegue elevar o nível de uma forma absurda, trazendo uma das melhores interpretações que já tivemos d'A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. O longa começa com o Sr. Ichabod Crane chegando a uma cidade assombrada por um assassino furioso.

A história logo se desenvolve como um verdadeiro pesadelo, conforme a investigação do burguês o leva direto às garras do Cavaleiro Sem Cabeça, uma presença sobrenatural e sedenta por sangue. Destaque para o visual gótico, que chegou a render o Oscar de Melhor Design de Produção para o longa.

Imagem de capa do item

No Cair da Noite

Tenha certeza: se você ver esse filme, nunca mais vai querer saber da Fada do Dente. O longa traz uma subversão pavorosa para a fábula, conferindo um tom assustador de lenda urbana, conforme seguimos a história de uma mulher que, em um acidente, tem todo seu corpo queimado. Ela passa a ser perseguida pela população de uma cidade, e seu espírito jura vingança.

Contudo, ela também é a benfeitora conhecida por dar dinheiro a quem perde seus dentes de leite. Mas, em No Cair da Noite, suas intenções e seu visual são bem macabros e ela decide matar qualquer um que a vê quando realiza sua tarefa. Ainda que não tenha sido muito bem recebido pela crítica, o longa de 2003 virou um clássico cult do terror.

Imagem de capa do item

João e Maria: Caçadores de Bruxas

A história de João e Maria já é consagrada: duas crianças que se perdem na floresta e encontram a casa de uma bruxa, que os prende e tenta comê-los. Mas o que acontece anos depois, quando os dois já conseguiram se libertar e se tornaram Caçadores de Bruxas profissionais?

O filme de 2013 traz esse lado da história, e consegue fazer isso atirando para todos os lados, seja o terror, a ação e até mesmo a comédia de humor negro. Além de bem divertido, o filme também nos apresentou algumas bruxas verdadeiramente hediondas, e que certamente nos fariam ter medo do conto de fadas...

Imagem de capa do item

Cisne Negro

Afinal de contas, nem todo conto de fadas vem da literatura. Alguns deles, como o caso do Lago dos Cisnes, surgiram na música e na dança, graças ao célebre compositor russo Tchaikovsky. O filme segue uma jornada muito mais voltada para o horror psicológico, conforme uma bailarina precisa ensaiar para uma apresentação da aclamada peça.

Porém, ela logo percebe que a linha da realidade e da ficção está enturvecida, e na luta para provar o seu valor, ela está cada vez mais próxima de se tornar o Cisne Negro, enquanto toda sua alma - e mente - são corrompidas pela ganância, ira e inveja. O filme foi indicado a cinco Oscar - incluindo o de Melhor Filme -, e conseguiu levar o de Melhor Atriz para Natalie Portman.

Imagem de capa do item

Carrie, a Estranha

Sim, você não leu errado. Segundo Stephen King, o autor do livro que deu origem ao filme, Carrie, a Estranha é sua própria versão distorcida e assombrada do conto da Cinderela. E o filme de 1976, dirigido por Brian de Palma, se aprofunda um pouco mais nesses paralelos, criando uma história arrepiante.

A trama vocês já conhecem. A estranha Carrie descobre suas habilidades telecinéticas, mas é alvo de grande opressão por parte de sua mãe abusiva e dos seus colegas de escola. No Baile de Formatura, ela sofre uma humilhação terrível, e involuntariamente desperta seu lado mais furioso e letal.

Imagem de capa do item

Os Irmãos Grimm

Por fim, temos um filme divertidíssimo, que tenta trazer a história fantástica d'Os Irmãos Grimm para as telonas. Eles são responsáveis por registrar a maior parte das fábulas que conhecemos hoje, e o filme pega um pouco de cada um dos contos, criando uma colcha de retalhos que, teoricamente, serviria de inspiração pela dupla.

Na trama, os dois são investigadores paranormais fajutos do século XIX, que acabam tendo que lidar com um caso verdadeiro. Conforme as meninas de um vilarejo começam a desaparecer, eles são forçados a enfrentar o fantasma da Rainha do Espelho, o espírito de uma bruxa pronto para dominar o mundo. É uma ótima aventura, e um dos longas mais lembrados de Terry Gilliam.