Capa da Publicação

10 vezes em que o Superman derrotou o Batman!

Por Gus Fiaux

Embora sejam membros fundadores da Liga da Justiça e melhores amigos, o Batman e o Superman já perderam as contas de quantas vezes saíram no tapa, seja nas HQs, no cinema, nas animações e até mesmo no universo dos games. E nessa disputa, a grande maioria dos fãs sempre vê o Cavaleiro das Trevas dando uma surra no Homem de Aço.

Mas nem sempre é assim. Algumas vezes, Kal-El sabe revidar, e quando isso acontece, vemos o Último Filho de Krypton dando a última risada. Pensando nisso, aqui estão dez vezes em que o Batman foi derrotado pelo Superman. 

Esta lista é uma sugestão do fã @marcelo_soarez em nosso Instagram. Não deixe de mandar as suas sugestões e temas para nós!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

O ataque do Homem de Kryptonita!

Começamos essa lista relembrando todas as vezes que os heróis estavam fora de si e/ou possuídos por algum inimigo que só queria ver a dupla se destruindo. Nosso primeiro exemplo deriva de Superman/Batman #23, de 2005, quando o Homem de Kryptonita assumiu o corpo do Batman.

Felizmente, o Superman consegue derrotar o inimigo usando a inteligência, não se deixando ser afetado pela radiação emitida pelo vilão no corpo de seu amigo. Ele consegue enclausurá-lo em uma caixa de chumbo, mesmo sendo atacado pelos gadgets do Cavaleiro das Trevas.

Imagem de capa do item

Batman é feito de fantoche... de novo

O título inclusive continuou sendo um grande palco para os confrontos do Batman e do Superman. E na edição #33, Bruce Wayne foi mais uma vez possuído para que lutasse contra Clark Kent. Dessa vez, o vilão foi o parasita alienígena Blackrock.

Ele toma conta do corpo do Batman, e garante ao herói super-força e durabilidade, e logo começa a espancar o Superman. Contudo, o vilão acha que o Homem de Aço não teria coragem de matar seu amigo, e é justamente quando Clark vai para a porrada, sabendo que Bruce preferia morrer a ser feito de fantoche por um vilão.

Imagem de capa do item

A armação de Maxwell Lord

Mas não pense que o Cruzado Encapuzado é o único que é feito de bobo por seus inimigos. Certa vez, nas páginas de Action Comics #829, também de 2005, o Superman começa a travar um duelo mortal com Darkside, em uma arena.

Contudo, tudo não passa de uma armação de Maxwell Lord. Enquanto o Superman acha que está lutando contra o Novo Deus de Apokolips, ele está na verdade massacrando o Batman na sede da Liga da Justiça. Por pouco, o Homem de Aço não mata seu amigo, antes de perceber o erro.

Imagem de capa do item

Sob a influência da Hera Venenosa

Uma das sagas mais populares do Cavaleiro das Trevas é Batman: Silêncio, que traz o resgate de vários vilões da galeria do herói. Uma delas é a Hera Venenosa, que usa seus esporos para controlar o Superman, enviando-o para matar o Batman e a Mulher-Gato.

Embora o Batman tenha a vantagem, chegando a usar um anel de Kryptonita, é o Superman quem leva a melhor, usando até mesmo um carro para atacar seu amigo. A única coisa que aparta a briga e faz com que Clark Kent se controle é a memória de Lois Lane.

Imagem de capa do item

O Cavaleiro das Trevas e o medo

Finalizando a lista dos "possuídos ou influenciados por algum inimigo", temos o momento em que o Batman toma uma dose cavalar do gás do medo do Espantalho, misturada com o Veneno do Bane. Irado e fora de si, ele começa a atacar seus aliados, incluindo a Mulher-Maravilha.

Ela logo aciona o Superman, que aparece para impedir seu amigo, embora tente não machucá-lo. No entanto, quando o Cavaleiro das Trevas ameaça machucar inocentes, Clark apenas dá um golpe, fazendo-o voar longe. Isso aconteceu em Batman: The Dark Knight #5, de 2012.

Imagem de capa do item

Batman esmagado entre a Foice e o Martelo

Todos nós sabemos que Entre a Foice e o Martelo apresenta uma versão bem diferente do Universo DC - uma versão onde o Homem de Aço caiu na União Soviética. Aqui, também conhecemos um novo Cavaleiro das Trevas: Batmankoff, que é um inimigo jurado do Superman.

Ele arma seu plano, inclusive usando a Mulher-Maravilha de isca e deixando o Superman sem poderes. Porém, mesmo sem suas habilidades, Kal-El continua lutando. Ao fim, para não ser capturado e feito de refém, Batmankoff se explode, atestando a superioridade do Filho Vermelho.

Imagem de capa do item

Capacho de Lex Luthor

Em Lex Luthor: Homem de Aço, somos apresentados ao que parece ser um universo alternativo, onde Lex Luthor, querendo destruir o Superman de uma vez por todas, presenteia o Batman com um grande fragmento de Kryptonita.

E engana-se quem pensa que essa vira uma luta fácil por isso. Com seu super-sopro, o Homem do Amanhã consegue tirar a rocha das mãos do Cavaleiro de Gotham, e a luta se acirra tanto que o Superman deixa Clark no chão, todo quebrado, se recusando a matá-lo no último segundo apenas.

Imagem de capa do item

Injustiça para todos!

Todo fã da DC Comics conhece ou pelo menos já ouviu falar de Injustice: Gods Among Us, o jogo de luta desenvolvido pelos criadores de Mortal Kombat. A história se expandiu para as HQs, e mostra o Superman se tornando um ditador insano depois da morte de Lois Lane.

Na trigésima quinta edição da revista, vemos o Homem de Aço indo para a Batcaverna enfrentar o Batman, seu novo inimigo nº 1. Ao chegar lá, ele nem se esforça, e logo consegue desferir um golpe arrasador, quebrando a coluna do Cavaleiro das Trevas... dessa, até o Bane ficou com inveja.

Imagem de capa do item

Fundadores da Liga da Justiça

Falando da batalha mais recente desta lista, podemos lembrar do começo da fase da Liga da Justiça nos Novos 52, no próprio arco denominado "Origens". Aqui, vemos a equipe se formando lentamente no meio da guerra contra Darkseid... mas com várias rixas internas.

Um dos momentos mais badass se dá quando o Superman começa a lutar contra o Batman e o Lanterna Verde. Ele derrota Hal Jordan rapidamente, e consegue enfrentar Bruce Wayne, mesmo com ele esvaziando seu cinto de utilidades. No fim, o Flash chega para apartar a briga, mas o ponto da vitória já tinha ido para Clark Kent.

Imagem de capa do item

"Diga-me... você sangra?"

Quando essa frase foi dita no trailer de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, os fãs foram à loucura. Ela logo se tornou um slogan do filme e virou um meme incontrolável. Claro que, no filme, ela foi dita pelo Batman, que realmente fez o Homem de Aço sangrar.

Mas o Superman teve sua vingança em Liga da Justiça. Após ser ressuscitado, ele facilmente pega o Cavaleiro das Trevas - que, devemos admitir, nem sequer estava tentando lutar - e quase o mata. A sorte de Bruce é que Lois Lane existe e apareceu na hora para apartar a briga.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux