Capa da Publicação

10 teorias de fãs sobre filmes de super-heróis que viraram realidade!

Por Gus Fiaux

Já não é de hoje que as teorias de fãs tomam conta da internet. Todos os anos o fiel público mantém suas apostas em alguns filmes e séries, que acabam se provando verdadeiras ou não. No entanto, recentemente, esse movimento tem crescido bastante, e estamos descobrindo cada vez mais novidades através do olhar sagaz da fanbase.

Aqui, você vai relembrar 10 teorias de fãs sobre filmes de super-heróis que acabaram se provando verdadeiras. Temos de tudo, desde mistérios de Watchmen às maiores reviravoltas de Vingadores: Guerra Infinita. Aproveite e nos diga em quais teorias você acreditava antes do lançamento dos filmes!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Ozymandias e o nazismo

Algumas vezes, os fãs criam teorias sobre personagem das HQs e suas histórias, e essas teorias acabam sendo comprovadas no momento em que essas tramas são trazidas ao cinema - como é o caso de Watchmen. Muitos acreditam que Adrian Veidt, o Ozymandias, tinha alguma ligação com o nazismo.

Isso se deve ao fato de que a família de Veidt chegou aos Estados Unidos em 1939, com muito dinheiro vindo de fontes desconhecidas. No filme, isso se comprova pois, durante o grande monólogo do vilão, ele começa a falar com sotaque alemão. Em entrevistas posteriores, o ator Matthew Goode confirmou a teoria. Isso explica as tendências genocidas do "herói", por exemplo.

Imagem de capa do item

Laços de família

Outra popular teoria das HQs que acabou "migrando" para as telonas diz respeito à ligação que o Wolverine tem com seu maior inimigo: o Dentes-de-Sabre. Embora isso nunca tenha sido confirmado, muitos supunham que os dois poderiam ser irmãos.

Em X-Men Origens: Wolverine, os produtores resolveram responder essa questão de uma maneira bem direta, confirmando - ao menos no universo compartilhado da Fox - que Logan Howlett e Victor Creed são meio-irmãos, já que eram filhos do mesmo pai.

Imagem de capa do item

A morte de Logan

Aliás, falando no Wolverine, outro ponto importante surgiu em Logan, o épico terceiro longa do herói canadense. No terceiro ato do filme, vemos o mutante se sacrificando nas mãos de seu clone, X-24, para salvar sua "filha", Laura. Muitos logo ligaram isso a uma fala de Wolverine: Imortal.

Na cena em questão, a mutante clarividente Yukio diz que viu o futuro e nele, Logan morre segurando seu próprio coração em suas mãos. Os fãs ligaram isso ao fato do mutante morrer segurando a mão de X-23, e o diretor James Mangold logo confirmou a teoria.

Imagem de capa do item

Herói aposentado?

Finalizando as teorias conspiratórias sobre o Universo dos X-Men, não podemos nos esquecer de um dos mutantes mais queridos que já apareceu na franquia: o Noturno, que deu as caras pela primeira vez em X-Men 2. Muitos ficaram tristes ao saber que o personagem não estaria na continuação, X-Men: O Confronto Final.

Logo surgiram as teorias de que o personagem teria se aposentado ou que teria aberto mão da equipe. A confirmação veio em X-Men: The Official Game, um jogo que se passa no mesmo universo dos filmes, onde é revelado que o Noturno vai embora por não concordar com a ética do grupo.

Imagem de capa do item

Aquaman mergulha para o resgate

Uma teoria que muitos fãs tinham a respeito dos Mundos da DC diz respeito ao encontro de dois personagens muito queridos: o Superman e o Aquaman. Muitos acreditam que, em Homem de Aço, quando Clark cai na água depois de resgatar os trabalhadores da plataforma de petróleo, ele tenha sido salvo do afogamento por Arthur Curry.

Essa teoria foi praticamente confirmada quando o herói aquático, em Liga da Justiça, disse já ter conhecido o Último Filho de Krypton. Posteriormente, até mesmo Zack Snyder confirmou a teoria, através de suas redes sociais. Curiosamente, esse teria sido o primeiro encontro dos heróis da DC Comics nesse universo.

Imagem de capa do item

Morte e retorno

Além disso, há outro rumor que surgiu com o Superman no centro. Dessa vez, diz respeito ao filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Quando os primeiros trailers começaram a surgir, e tivemos imagens como o Homem de Aço rodeado por pessoas com fantasias de Dia de los Muertos, logo acharam que o herói poderia morrer.

Isso se comprovou com a revelação de que o Apocalypse estaria no filme, já que ele é o causador da Morte do Superman nas HQs. E foi exatamente o que aconteceu, com Liga da Justiça trazendo o renascimento do herói de uma maneira bem mais esperançosa e próxima da versão que conhecemos dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Ele ainda está vivo!

Saindo da DC e entrando no Universo Cinematográfico da Marvel, podemos nos lembrar de outra "ressurreição" milagrosa: a do Caveira Vermelha. Desde o fim de Capitão América: O Primeiro Vingador, todos acreditam que ele havia sobrevivido ao poder bruto do Tesseract, já que ele continha a Joia do Espaço.

Desde então, muitas especulações diziam que o personagem poderia estar em Vingadores: Guerra Infinita, ressuscitado de alguma maneira. Dito e feito: ele foi teletransportado para o planeta Vormir, onde se tornou o guardião eterno da Joia da Alma. Agora, a "continuação" da teoria diz que ele pode encontrar o Capitão América em Vingadores 4.

Imagem de capa do item

Seu nome já diz tudo

Falando na Guerra Infinita, algo que deixou muitos fãs com a pulga atrás da orelha foi o mistério que envolvia as seis Joias do Infinito. Uma popular teoria surgida na internet dizia que a letra inicial da localização de cada joia envolvia ajudava a formar o nome Thanos. Assim sendo, tivemos: Tesseract (Espaço), Aether (Realidade), Necklace (Tempo), Orb (Poder) e Scepter (Mente).

Ainda assim, faltava a Joia da Alma, que como descobrimos no filme, residia no planeta Vormir. Este, por sua vez, pertence ao Sistema Helgentar - completando o nome do Titã Louco e comprovando uma especulação que durou anos.

Imagem de capa do item

Thanos vitorioso

Algumas teorias são muito bem firmadas nas HQs, já que alguns filmes da leva atual usam como forte base as histórias impressas. Por conta disso, quando anunciaram que Vingadores: Guerra Infinita seria um "filme de assalto", mostrando Thanos indo atrás de todas as seis Joias do Infinito, alguns fãs já sabiam o que esperar.

Em Desafio Infinito, o vilão toma posse de todas as joias e consegue exterminar metade do universo. Embora ainda não soubéssemos quem seriam as vítimas do ataque colossal do Titã Louco, muitos já imaginavam que o fim de Guerra Infinita mostraria metade da vida universal sendo dizimada.

Imagem de capa do item

Stan Lee: mais que participações especiais

Encerrando esta lista, temos uma teoria que sempre esteve na cabeça dos fãs e pode ter sido confirmada recentemente. Sabemos que Stan Lee gosta de participar dos filmes baseados em histórias e personagens da Marvel Comics, e isso levou muitos a crerem que ele poderia ser o mesmo personagem através de todas as suas cameos.

Além disso, muitos achavam que ele poderia ser um dos Vigias - uma raça alienígena que observa todos os eventos do universo. Em Guardiões da Galáxia Vol. 2, descobrimos que ele já teve contato com esses extra-terrestres, e que seu personagem supostamente é o mesmo, já que ele faz referência à sua participação em Capitão América: Guerra Civil.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux