Capa da Publicação

10 personagens da Marvel que também deveriam ganhar um filme de época!

Por Gus Fiaux

Universo Cinematográfico da Marvel pode estar popular por seus filmes que se passam simultaneamente ao nosso presente, mas já tivemos alguns retornos ao passado, graças a filmes como Capitão América: O Primeiro Vingador e, no ano que vem, Capitã Marvel.

Contudo, a editora é rica em personagens que poderiam ganhar muito mais espaço no passado, com filmes situados nas mais diversas décadas e séculos da história da humanidade. Aqui, separamos 10 personagens da Casa das Ideias que merecem ganhar um filme de época!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico

Quando? Década de 60.

Todos nós queremos ver o Quarteto Fantástico introduzido o mais rápido possível no Universo Cinematográfico da Marvel, especialmente agora que o acordo entre Disney e Fox tem tudo para se concretizar. No entanto, sentimos que as origens desses personagens têm que ser fiéis às HQs ao extremo - e para isso, os anos 60 seriam uma ótima pedida.

Vale lembrar que a Família Fundamental foi quem inaugurou o Universo Marvel das HQs como conhecemos. E considerando todo o contexto de corrida espacial e primórdios da Guerra Fria, faria sentido vê-los surgindo nesse período histórico. Mas isso não significa que eles não podem vir ao presente, através de viagem no tempo ou até mesmo mudança dimensional!

Imagem de capa do item

Doutor Destino

Quando? Década de 80.

E já que falamos nos heróis, não podemos esquecer também de seu maior inimigo, o Doutor Destino. Nos quadrinhos, Victor Von Doom tem uma história rica, trágica e intensa, que nunca foi tratada com dignidade nos cinemas. Agora que o vilão passará para a Marvel Studios, temos a chance de corrigir isso.

A melhor forma seria introduzi-lo primeiro em seu filme solo, onde descobrimos suas raízes e sua origem na Latvéria. A partir daí, poderíamos acompanhar toda sua ascensão, como o filho de ciganos até o maior soberano do Universo Marvel. E seria ótimo começar a partir do passado, até chegar aos dias de hoje.

Imagem de capa do item

Magneto

Quando? Décadas de 30 e 40.

Outro vilão cujo histórico é indispensável para que possamos entender suas motivações e sua jornada pessoal é o Magneto, o grande arqui-inimigo dos X-Men e líder da Irmandade dos Mutantes. Vale lembrar que esse mutante judeu foi um sobrevivente do Holocausto, e vivenciou a guerra mais sombria de toda a história humana.

O personagem merece ganhar seu próprio filme solo - e a partir disso, seria interessante resgatar suas origens mais básicas, quando ele era apenas uma vítima nos campos de concentração da Europa. Assim, descobriríamos como Max Eisenhardt cresceu para se tornar o Mestre do Magnetismo - um terrorista insano ou um herói para sua raça?

Imagem de capa do item

Tropa Alfa

Quando? Década de 80.

Ainda falando dos mutantes, uma equipe que merece filme também é a Tropa Alfa - um esquadrão canadense, composto majoritariamente por portadores do Gene X, e que já lutou ao lado de diversos heróis, como os X-Men e, mais recentemente, a Capitã Marvel. Considerando suas histórias, eles se encaixariam bem nos anos 80.

Isso porque os personagens trazem consigo muitos trejeitos da década - e seria interessante ver um filme carregado com esse tipo de nostalgia. Se feito da forma certa, o longa poderia até nos apresentar o Wolverine, antes do carcaju ser escalado pelo Professor X para figurar entre os Filhos do Átomo. E depois poderíamos conhecer uma versão contemporânea do grupo.

Imagem de capa do item

Invasores

Quando? Década de 40.

Como dito anteriormente, Capitão América: O Primeiro Vingador serviu para nos trazer um brevíssimo vislumbre de como se deu a Segunda Guerra Mundial dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, especialmente com as maquinações da HIDRA e a ascensão do Caveira Vermelha. Mas há muito que ainda poderia ser explorado.

A chance perfeita seria trabalhar um filme dos Invasores - uma equipe muito popular de heróis que ajudou os Aliados a enfrentarem o apogeu do nazismo. Poderíamos contar com uma breve participação do Capitão América, mas o foco poderia estar em outros personagens queridos - como o Tocha Humana Original, o Union Jack e o Namor.

Imagem de capa do item

Cavaleiro Negro

Quando? Década de 50.

Recentemente, tivemos rumores de que a Marvel estaria interessada em lançar um filme do Capitão Britânia ao lado do Cavaleiro Negro. E embora a ideia seja ótima, sentimos que o portador da Espada de Ébano merece uma própria aventura, situada temporalmente na década de 50, em meio a uma Europa pós-guerra.

Isso porque o filme contaria uma história bem voltada para o charme de espionagem e ação - como é o foco de boas histórias dos heróis nas HQs. Os anos 50 marcaram o começo da Guerra Fria - e seria muito interessante ver uma figura quase medieval, como o Cavaleiro Negro, no meio do conflito, atuando para as forças especiais britânicas.

Imagem de capa do item

Blade

Quando? Década de 70.

Um personagem muito querido pelos fãs da Marvel nos quadrinhos, o Blade já teve sua chance nos cinemas, em uma trilogia onde foi interpretado por Wesley Snipes. No entanto, ainda não tivemos a devida apresentação do herói vampiro no Universo Cinematográfico da Marvel, e um filme de época seria a saída perfeita.

Eric Brooks, o Blade, foi criado para a revista A Tumba do Drácula, mas o que chamou a atenção do público foi o charme de blaxploitation que suas histórias tinham. Caso a Marvel traga essa história para a década de 70, seria a chance ideal de respeitar essa "origem" do anti-herói e inclusive subverter alguns clichês desse "gênero".

Imagem de capa do item

Homem-Formiga e Vespa originais

Quando? Década de 80.

Passando agora para os personagens que já foram apresentados nos cinemas, temos três casos especiais de figuras que merecem ganhar um filme de época. O primeiro deles é sobre o Homem-Formiga e a Vespa. Mas não, não estamos falando de Scott Lang e Hope Van Dyne - queremos ver mais de Hank Pym e Janet Van Dyne.

Sabemos muito bem que as duas figuras foram extremamente importantes para o Universo Cinematográfico da Marvel no finzinho dos anos 80, mesmo que ninguém soubesse que eles estavam ali. No entanto, gostaríamos de ver mais do que um simples flashback no que diz respeito às suas missões e aventuras na época.

Imagem de capa do item

Viúva Negra e Gavião Arqueiro

Quando? Década de 90.

Já sabemos que a Viúva Negra será protagonista de um projeto sendo desenvolvido atualmente pela Marvel Studios. A heroína está presente na franquia desde Homem de Ferro 2, mas só agora terá chance de brilhar em sua aventura solo. E, de preferência, gostaríamos de vê-la em suas origens, quando ainda trabalhava para a União Soviética.

O filme pode contar justamente como se deu o final da Guerra Fria - e como Natasha Romanoff, auxiliada por Clint Barton (o Gavião Arqueiro), trocou suas alianças e se tornou uma valiosa agente da S.H.I.E.L.D.. O filme inclusive poderia contar com uma breve participação do Soldado Invernal!

Imagem de capa do item

Thor

Quando? Séculos VIII a XI

Por fim, temos o Deus do Trovão. E ele está aqui nesta lista porque os cinemas estão perdendo muito de ainda não ter adaptado a saga do Carniceiro dos Deuses, quando o Thor precisa enfrentar Gorr, um alienígena disposto a matar todas as divindades do universo. Contudo, para isso, o asgardiano se junta com sua versão passada e sua versão futura.

O filme poderia aproveitar essa deixa para explorar algumas das primeiras aventuras de Odinson, principalmente em séculos anteriores, quando a divindade ainda era extremamente cultuada pelos povos eslavos. E isso poderia tomar um tempo considerável de tela, nos relembrando do Thor arrogante e amador.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux