Capa da Publicação

10 melhores momentos de Elseworlds!

Por Raphael Martins

Atenção: Alerta de Spoilers!

Elseworlds, o novo crossover das séries da DC na TV, expandiu ainda mais o universo dos heróis da editora na telinha, rendeu vários momentos emocionantes e preparou terreno para o próximo grande encontro entre as séries do Arrowverso. A saga teve 3 partes, passando primeiro por The Flash, depois por Arrow e culminando em Supergirl, e terminou de ser exibida nos Estados Unidos na última terça-feira, dia 11 de dezembro.

No Brasil, os episódios vão passar todos ao mesmo tempo no próximo dia 16 de dezembro, mas a gente já te adianta os melhores momentos desse grande acontecimento, que já virou uma tradição anual. Vale lembrar que essa lista está cheia de spoilers, então se quiser manter todas as surpresas intactas, nada de espiar, hein?

Todos prontos? Vamos lá!

A cena de abertura

Elseworlds já começa de maneira chocante, mostrando vários heróis caídos, provavelmente mortos, em um cenário de guerra, cheio de fogo e destruição. É a Terra 90, lar do Flash da série clássica de 1991, novamente vivido por John Wesley Shipp. Ele está caído aos pés do Monitor, um ser interdimensional que parece ter tido parte naquela tragédia.

Entre os heróis tombados estão a Stargirl, o Nuclear e até o Arqueiro Verde de Smallville, para a surpresa dos fãs da série dos anos 2000. Antes que também fosse assassinado pelo monitor, o Flash clássico foge para outra dimensão... e é aí que a aventura começa.

Imagem de capa do item

Papéis invertidos

Com a realidade alterada misteriosamente, Barry Allen se torna Oliver Queen e vice-versa, pelo menos para o resto do mundo. Os poderes e habilidades também foram trocados, com Oliver agora correndo por aí como o Flash e Barry espancando bandidos como o Arqueiro Verde.

É muito divertido ver Oliver e Barry, heróis com personalidades e métodos totalmente diferentes, tentando um fazer o trabalho do outro, de uma maneira engraçada e até desengonçada, no caso de Oliver. O defensor de Central City faz algumas barbeiragens enquanto tenta dominar a força de aceleração, para a alegria de Barry e Kara, que dão boas risadas às custas do amigo.

Achando que a alteração da realidade pode ter se resumido apenas à sua Terra, a Terra 1, Oliver e Barry decidem ir até a Terra 38, o lar da Supergirl, pedir a ajuda da heroína.

O vídeo não está mais disponível.

Treinando juntos

Na fazenda dos Kent, onde conhecem Lois Lane e o Superman, Barry e Oliver fazem uma sessão de treinamento juntos para se ajudarem a dominar suas habilidades, agora trocadas. Numa das cenas mais engraçadas de todo o crossover, Barry dá o troco em Oliver por te-lo atingido com flechas pelas costas há 4 anos, na primeira vez que rolou um crossover entre as duas séries.

Só que Oliver Queen não é muito conhecido por aceitar bem brincadeiras, e fica possesso com a atitude do amigo, que fez aquilo não para ajudá-lo, mas para se divertir. Os dois tem uma pequena briga, mas logo se resolvem. A amizade fala mais forte que a raiva.

Amazo

A primeira parte do crossover tem uma cena de luta emocionante envolvendo Arqueiro Verde, Flash, Supergirl e o Superman, que decidiu ir até a Terra 1 para ajudar seus novos amigos. Todos eles se unem para enfrentar o robô assassino Amazo, um dos vilões mais poderosos da DC, que pode assimilar os poderes de seus inimigos e usá-los como se fossem seus.

É uma cena de cair o queixo e um dos pontos mais altos de Elseworlds, com todos os heróis usando suas habilidades como uma equipe para vencer o vilão. Quase uma liga da Justiça!

O vídeo não está mais disponível.

Easter Eggs mil!

Elseworlds está apinhado de easter eggs como nunca se viu antes em nenhuma outra história do Arrowverso até agora! Vemos a máscara do Bane, o busto da série do Batman dos anos 60, vários vilões do cavaleiro das trevas presos no Asilo Arkham, identificados pelos nomes nas portas... é tanta coisa que é preciso assistir a tudo mais de uma vez pra não deixar nada passar.

Mas a maior de todas e também a mais escancarada é a referência a Smallville, a série do jovem Superman. A música-tema do seriado, Save Me, é tocada enquanto a câmera vai mostrando um panorama da cidade e a fazenda Kent. A locação da fazenda, aliás, é a mesma onde Smallville foi gravada. Muita gente pulou da cadeira nessa hora!

Imagem de capa do item

A nova defensora de Gotham City

Para seguir uma pista que pode leva-los ao responsável pela alteração na realidade, os heróis vão até Gotham City, lar do Batman, que Oliver acredita ser só uma lenda urbana. Não encontram o homem-morcego, mas alguém tão badass quanto: Batwoman, vivida por Ruby Rose.

A heroína ajuda os heróis durante uma rebelião no Asilo Arkham, usando arpão, batranges e tudo mais. A atriz tem uma enorme presença de cena e traz a tona a característica imponente e durona da personagem, impressionando até quem esperava que ela não fosse entregar uma boa Batwoman.

Kate Kane, o alter-ego da heroína, é prima de Bruce Wayne. Ela resolveu seguir os passos do morcego depois que ele desapareceu de Gotham misteriosamente há quase três anos. Até o prédio da fundação Wayne está em ruínas... o que será que aconteceu? Teremos que esperar a série solo da Batwoman pra descobrir.

O vídeo não está mais disponível.

Herói contra herói

No Asilo Arkham, Flash e o Arqueiro Verde são expostos a toxina do medo do Espantalho, e um vê no outro seus maiores inimigos. Barry vê Malcolm Merlyn no lugar de Oliver, enquanto Oliver vê Eobard Thawne, o Flash Reverso, onde deveria estar Barry. Os dois tem uma cena de luta sensacional, e provavelmente se matariam se a Batwoman não tivesse intervido.

Esse acontecimento faz com que os dois heróis compreendam melhor os medos e as dificuldades um do outro, e isso acaba os aproximando mais como amigos e como equipe. É um ótimo momento de desenvolvimento dos personagens.

Imagem de capa do item

O Flash clássico está de volta!

Com a ajuda de Cisco, Caitlyn, Curtis e Felicity, o Flash clássico da série dos anos 90 consegue chegar até a Terra 1 para avisar os heróis sobre o Livro do Destino e os verdadeiros planos de Mar Novu, o Monitor. E é simplesmente sensacional vê-lo novamente, com o mesmo uniforme clássico. Até a música-tema da série voltou!

Infelizmente o personagem tem pouco tempo de tela, apesar do que o material promocional do crossover nos fez acreditar, mas fica a esperança de que ele apareça mais vezes no futuro.

Imagem de capa do item

John Diggle: Lanterna Verde?

Na mesma cena em que o Barry Allen da Terra 90 está explicando aos heróis sobre o Monitor, ele vê John Diggle, o Espartano de Arrow, e o pergunta por que ele não está usando seu anel. Para muitos fãs, trata-se da confirmação de algo que durante muito tempo ficou só na teoria: que John Diggle é na verdade John Stewart, o Lanterna Verde! Pelo menos na Terra 90.

Isso ganhou ainda mais força depois que Stephen Amell, que faz Oliver Queen em Arrow, publicou no Twitter uma imagem do Lanterna Verde pouco tempo depois de o episódio ir ao ar, a qual David Ramsey, que encarna John Diggle na série, respondeu com uma referência ao juramento dos lanternas.

Imagem de capa do item

A próxima aventura

Com os vilões derrotados e tudo de volta ao normal, todos estão felizes de volta às suas realidades e identidades originais, com a história seguindo seu curso sem nenhum arranhão. Mas Elseworlds tinha mais uma surpresa na manga guardada para os fãs da DC. E uma das grandes.

Depois de mostrar um vilão misterioso preso no Asilo Arkham, a história termina com o anúncio do próximo grande encontro de heróis. Será nada mais, nada menos que Crise nas Infinitas Terras, uma das sagas mais importantes da história dos quadrinhos.

Vale ressaltar que foi nessa saga que Barry Allen e Kara Danvers morreram nas HQs, em um dos momentos mais tristes e trágicos da história da DC. Será que o mesmo acontecerá na TV? A resposta para esta e outras perguntas, apenas em 2019, quando Crise nas Infinitas Terras for ao ar no canal CW.

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael