Capa da Publicação

10 Melhores episódios da série animada clássica dos X-Men!

Por Guilherme Souza

Os X-Men são uma das equipes mais importantes dos quadrinhos, e é claro que a Marvel não iria manter os mutantes somente em suas revistas.

Os heróis são tão importantes que, na maioria das vezes, eles foram os pioneiros. Os primeiros a ganhar uma versão nos cinemas, os primeiros a revolucionar as séries animadas de super-heróis, os primeiros nos videogames…

A série animada clássica dos X-Men é até hoje lembrada com carinho pelos fãs de quadrinhos. Com um visual que influenciou até mesmo os personagens nas HQs, a série ficou marcada por adaptar aventuras clássicas dos mutantes com maestria.

Pensando nisso, reunimos alguns dos melhores episódios dessa querida série animada em nossa lista.

Esta lista foi uma sugestão do leitor @guilhermehabacuque em nosso Instagram.

Imagem de capa do item

Reuniões Mortais

Os episódios iniciais da série retratam muito bem as primeiras aventuras dos X-Men nos quadrinhos.

Mostrando Magneto como um vilão implacável, vemos o mestre do magnetismo invadindo uma indústria química e tendo seus planos impedidos por Charles Xavier. Além disso, Dentes-de-Sabre, inimigo mortal do Wolverine, invade a Mansão Xavier e entra num perigoso embate com o carcaju.

Imagem de capa do item

Arma-X, Mentiras e Videotapes

Como o título sugere, este episódio buscar contar a origem de Wolverine e mostrar como ele se tornou a temida Arma-X.

O episódio possui várias referências à história de origem do carcaju e mescla com outros eventos do passado do herói. Obviamente grande parte da violência é deixada de fora, mas a essência do personagem e como ele sentiu perdido enquanto participava do Programa Arma-X é mantida.

Imagem de capa do item

A Cura

Com uma trama similar ao terceiro filme dos Mutantes, o episódio mostra aparição de uma suposta cura para os mutantes e como isso afeta àqueles que não gostariam de ser curados.

Além de envolver Cable em uma caçada para impedir a cura criada pelo Dr. Adler, o episódio também serve como introdução do icônico vilão Apocalipse, que começa a demonstrar o quão maquiavélico ele viria a ser nos futuros episódios da série.

Imagem de capa do item

Dias de um Futuro Esquecido

O título deste episódio já diz tudo. Com o objetivo de adaptar a icônica saga Dias de um Futuro Esquecido, a série mostra mais uma vez o quão bem-feita ela era e nos entrega uma empolgante aventura dividida em duas partes.

Mesclando cenas do futuro pós-apocalíptico dos mutantes com o presente, onde tentam impedir o assassinato do Senador Robert Kelly, os episódios são marcados por muita ação e reviravoltas.

Imagem de capa do item

A Saga da Fênix

A Saga da Fênix é uma das mais icônicas e clássicas nos quadrinhos da Marvel, e é claro que a animação não podia deixar de adaptá-la.

Em um arco dividido em cinco episódios, temos uma incrível homenagem ao trabalho de Chris Claremont, que mostra toda a evolução do poder de Jean Grey, além de uma aventura espacial envolvendo o império Shi’ar.

Imagem de capa do item

A Saga da Fênix Negra

Assim como tivemos o nascimento da Fênix, não poderia faltar também a icônica Saga da Fênix Negra, onde a parte maligna da entidade assume o controle de Jean Grey, e uma onda de destruição se inicia.

Considerado mais um belíssimo trabalho de adaptação, os episódios mostram o conflito interno de Jean para conter a entidade, e uma incrível batalha psíquica entre Fênix e Professor Xavier.

Imagem de capa do item

Vem o Apocalipse

Apocalipse finalmente chega ao ápice de seu poder ao conseguir seu último cavaleiro, o Arcanjo.

Nesse incrível episódio vemos o quão ameaçador e assustador Apocalipse é, onde a animação consegue transmitir toda a essência do vilão e ressaltar o motivo pelo qual ele é considerado o mutante superior.

Imagem de capa do item

A Decisão Final

Nesse episódio, vemos uma prévia do que poderia acontecer caso os mutantes entrassem em um conflito real com humanos.

Quando o senador Kelly, um forte opositor da raça mutante, é sequestrado, cabe aos X-Men resgatar o político que os odeia.

Além disso, vemos o Molde Mestre de Bolivar Trask se “livrando de seus cordões”, e tramando um plano que fará com as sentinelas sobrepujem a humanidade, mas felizmente, os X-Men conseguem impedir que isso aconteça.

Imagem de capa do item

A Terra Selvagem

Colocando os X-Men em um eletrizante embate com o vilão clássico Sauron, o episódio A Terra Selvagem leva os alunos de Xavier em uma jornada por um mundo jurássico para que possam resgatar a Tempestade.

Imagem de capa do item

O Valor de um Homem

Servindo como prelúdio para os episódios “Dias de um Futuro Esquecido”, este episódio busca mostrar um futuro pós-apocalíptico para os mutantes, onde Logan e Tempestade são um dos últimos integrantes da resistência mutante e vivem um romance.

O episódio também é uma vaga adaptação da icônica saga “A Era do Apocalipse”, onde vemos Magneto liderando os mutantes restantes. Além das referências aos quadrinhos, o episódio carrega fortes mensagens e aborda temas como racismo, traição e exclusão social.

Imagem de perfil
Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'