Capa da Publicação

10 melhores elencos de apoio dos quadrinhos!

Por Márcio Jangarélli

Aqui vão os 10 melhores elencos de apoio dos quadrinhos, pra dar voz pros que sofrem até mais que o bendito que nomeia a revista.

Sugestão enviada pelo leitor The Doctor

Imagem de capa do item

Batman

Se a lista fosse sobre os melhores personagens coadjuvantes, no singular, mais da metade estaria com a trupe do Homem Morcego. Veja, não é caso de ser fã ou não, mas quando se trata das histórias do Batman, até quem não é fã de quadrinhos consegue numerar pelo menos 5 sidekicks do Morcegão, desses 5, 2 já confrontaram o protagonista.

Mulher Gato, Oráculo, Batgirl(s), Batwoman, Asa Noturna, que também pode entrar na categoria ROBINS, Jim Gordon e, claro, o Alfred. Nem precisa citar muitos exemplos aqui, já que cada coadjuvante é por si mesmo um super herói diferente. O melhor elenco de apoio, junto com a maior galeria de vilões, está com o Morcego de Gotham.

Imagem de capa do item

Superman

O Homem de Aço precisa, e muito, do grupo ao seu redor. Seja Lois Lane, Jimmy Olsen, Perry White, Jor-El ou o querido Lex Luthor (pois é); Clark não precisa de apoio exagerado quando se diz respeito às lutas, afinal, é praticamente um Deus.

O ponto é exatamente esse, o tamanho do poder que Kent possui é suficiente pra deixar qualquer um louco, principalmente aqueles que já possuem um certo Complexo de Messias instaurado. O elenco aqui tem um efeito catalístico e humanizador, principalmente Lois, que, convenhamos, precisa ter muito saco pro trabalho. E já vimos o que acontece quando Superman perde seus apoios, só dar uma olhadinha em Injustice.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

O amigão da vizinhança não precisa de humanidade, isso ele já tem de sobra, até porque é o que mais atrai no personagem. O apoio aqui, além de algumas ajudinhas no dia a dia super heróico, está no amadurecimento e construção do personagem.

Quem seria Peter sem J. Jonah Jameson, Tia May, Mary Jane, Gwen Stacy, Felicity Hardy, até mesmo Harry Osbourn e Flash Thompsom. E sem o eterno fantasma do Tio Ben? Spidey é um personagem tão querido por acompanharmos seu amadurecimento (sofrido) e isso tudo é graças ao apoio.

Imagem de capa do item

Demolidor

Já vimos que os sidekicks principais são os que apoiam o personagem além das batalhas e se tem algum herói por aí que precisa de apoio, é nosso querido homem sem medo. Isso já se percebe pelo peso de vários arcos do herói, depressivos, violentos, destrutivos.

Se não fosse, principalmente, Foggy Nelson, não iam ter muitos cacos pra juntar do chifrudinho. Karen Page, além de tudo, serve da mesma forma que Gwen para o Peter, desenvolvimento e crescimento, além de um pouco de humanização para o coitado. Não esquecendo de Ben Urich, em ajudinhas nas patrulhas, e Elektra, bom, sendo Elektra.

Imagem de capa do item

Sandman

A obra de Neil Gailman em cima do Senhor do Sono não é fantástica apenas pelo protagonista. O universo de Sandman é riquíssimo em personagens insanamente incríveis. Pra começar, basta citar seus irmãos, Desejo, Desespero, Destruição, Destino, mas, principalmente, a doçura melancólica de Delírio e a Morte Miss Sunshine. E nos servos, Matthew, melhor corvo, o Coríntio, os quase bíblicos Caim, Abel e Eva, Lucien, pra todas as horas, e Mervyn, o cabeça de abóbora mais legal de todos os tempos. É um desfile de personagens interessantes e que contribuem não só para jornada de autoconhecimento de Sonho, mas como peças fundamentais de um universo meticulosamente surtado.

Imagem de capa do item

The Walking Dead

Considerando que sim, a família Grimes recebe mais atenção que os outros personagens, mesmo que seja uma história contada em grupo, The Walking Dead é recheada de personagens coadjuvantes importantes. Michonne, mozão de todo mundo, já ficou em segundo plano por um tempo. Só pra citar alguns exemplos, falecidos ou não, Dale, Hershel, Eugene, Rosita, Aaron, Heath, Tyreese, todos já participaram de momentos épicos nos quadrinhos. Paul Jesus Monroe, embaixador, gay e chutador de bundas. Ezekiel e Shiva, o tigre... Talvez um tigre no apocalipse zumbi seja o melhor personagem de todos.

Imagem de capa do item

Saga

Saga é uma saga relativamente nova, porém super premiada, com uma história ótima e personagens maravilhosos. Que outro quadrinho vai te dar um LYING CAT? Pois é. Além do Lying Cat, os caçadores de recompensa, The Will, que promete crescer bastante, mas já é ótimo, The Stalk, a humanoide meio aranha super seduzente, e The Brand, irmã de The Will, e todo seu não-binarismo.

Vale ressaltar Izabel, a fantasma, babá e alívio cômico, e Klara, a sogra. Isso sem falar nos principais, Marko, Alana, Hazel e o Principe Robô IV... Quem não conhece, pode ir ler já.

Imagem de capa do item

Jessica Jones

Hello, Jessica.

A heroína com mais hype do momento teve companhias ótimas na série de TV, porém, bem mais normais que nos quadrinhos. Uma coisa bem legal do Alias, principal publicação da ex-Jewel, é que os coadjuvantes da história são super heróis bem “maiores” que a própria Jones, como sua BFF, Carol Ms Marvel Danvers, seu pega, Luke Cage, ou Matt Demolidor, nas suas ajudinhas como advogado, além do primeiro arco da história com o Capitão América.

Uma vez na vida, os grandes heróis foram coadjuvantes e isso é ótimo, tanto por enriquecer e fortalecer a história de Jessica, quanto para humanizar ainda mais o universo Marvel.

Imagem de capa do item

X-Men

Falar de coadjuvantes em histórias em grupo é difícil, principalmente numa publicação tão rica em personagens quanto X-men. Porém, como toda trama, todos os olhos ficam em cima do panteão Cykes, Emma, Kitty, Wolverine, Bobby, Ororo, Fera, Magneto, etc, trazendo um ou outro novos para o desenvolvimento, mas logo voltando a atenção à equipe principal.

Ainda assim, os mutantes tem personagens coadjuvantes maravilhosos que, sem eles, perderia todo o foco de diversidade, que é o ponto principal da história. Alguns exemplos de mutantes secundários e de extrema importância: Estrela Polar, Lupina, Pixie, Dazzler, Cable, Rachel, Deadpool, Bishop, X23, Blink, Agente Brand (SWORD), Magik, Míssil, DANGER, Mancha Solar, Boom Boom, e por aí vai.

Imagem de capa do item

Tropa dos Lanternas Verdes

Seguindo o mesmo exemplo de grupos, a tropa espacial dos Lanternas sempre teve os seus figurões humanos à frente, Hal Jordan e John Stewart, porém, ainda dos terrenos, temos Guy Gardner e Kyle Rayner.

Fugindo do homo sapiens, a tropa conta com os alienígenas Abin Sur, G’nort, Kilowoga, Lar Gand, só pra citar alguns exemplos e, o melhor Lanterna Verde, Ch’p, o esquilo. Vale lembrar que, em algumas histórias, o Lanterna Verde contou com a ajuda do Arqueiro Verde também.

Imagem de perfil
Márcio Jangarélli

Assessor, redator e jornalista. Madonna de Jakku.