10 maneiras de Darth Sidious voltar em Star Wars: A Ascensão Skywalker!

Capa da Publicação

10 maneiras de Darth Sidious voltar em Star Wars: A Ascensão Skywalker!

Por Raphael Martins

Não se pode manter um bom vilão fora do jogo por muito tempo. Assim como um pesadelo recorrente, o especial do Roberto Carlos ou as contas do mês, eles sempre voltam. E na semana passada, foi confirmado o retorno de um dos maiores, senão o maior, vilão de Star Wars: Imperador Palpatine, ou Darth Sidious para os mais chegados.

Apenas a risada do vilão é ouvida durante o trailer, mas para não deixar nenhuma sombra de dúvida, Ian McDiarmid, o ator que dá vida ao Sith, subiu ao palco da Star Wars Celebration, deixando o retorno do vilão no novo filme algo inegável.

Nesta lista, vamos teorizar e levantar algumas hipóteses de como ele poderia voltar. Porque ele vai.

Imagem de capa do item

Clonagem

O novo cânone de Star Wars anda utilizando vários personagens e elementos do antigo universo expandido em suas histórias, sejam elas contadas na TV ou no cinema. E o retorno do Imperador pode ter a ver com essas antigas histórias.

Na minissérie em quadrinhos Dark Empire, publicada pela editora Dark Horse, é revelado que Darth Sidious tem uma fábrica de clones particular em Byss, um planeta totalmente infectado pela presença do lado sombrio. Ao morrer, ele transfere sua alma para um destes clones, algo que ele já fez incontáveis vezes através dos tempos.

Imagem de capa do item

Fantasma da Força

Sabemos que os Jedi podem voltar dos mortos na forma de seres iluminados e evoluídos, os chamados "fantasmas da Força". Na verdade, eles são muito mais que simples fantasmas podendo tocar em objetos e estando verdadeiramente vivos após se unirem á Força.

Darth Sidious poderia ter encontrado uma maneira de fazer o mesmo. Parece improvável, uma vez que a obsessão dos Sith pela vida eterna existe justamente porque eles não podem alcançá-la como os Jedi, mas é de Sidious que estamos falando. Ele pode ter dado um jeito.

Imagem de capa do item

Alucinação

Assim como Luke Skywalker viu e lutou contra Darth Vader em Dagobah, para no final descobrir que tudo não passou de uma ilusão, o mesmo pode acontecer com Rey no Episódio IX.

Pelo que o trailer dá a entender, ela precisará visitar os restos da Estrela da Morte, caídos em um vasto oceano. Deve ser uma localidade muito forte com o lado sombrio, e isso poderia fazer com que a jovem Jedi acabasse tendo que lidar com uma alucinação do antigo imperador.

Viagem no tempo

Esta hipótese é interessante. Quem acompanhou Star Wars Rebels sabe que Ezra descobriu uma dimensão onde passado, presente e futuro se encontram, sendo possível viajar pelo tempo. Lá, ele salvou Ahsoka Tano da morte e teve a oportunidade de salvar também seu mestre Kanan Jarrus, mas não pôde.

Darth Sidious os encontra dentro desta dimensão e tenta adentra-la, ao custo das vidas de Ezra e Ahsoka. A passagem é fechada e o imperador fica sem seu prêmio, mas ele pode muito bem tem descoberto como acessar esta dimensão novamente e assim controlar todos os eventos da nova trilogia.

O surgimento da primeira ordem, Snoke, a sedução de Kylo Ren, a queda da república... tudo isso pode ter sido orquestrado pelo vilão desde o começo.

Dróide Sentinela

No modo história de Star Wars Battlefront II, vemos um dróide sentinela que transmite uma gravação póstuma de Palpatine, ordenando que o alto escalão do que restou do império inicie a Operação Cinzas, que consistia na total obliteração de planetas imperiais e seus inimigos para que o império não existisse sem seu imperador. Egoísmo típico dos Sith.

Desta forma, Sidious poderia voltar como um dróide, carregado com a consciência do lorde Sith para realizar suas ambições das sombras.

Imagem de capa do item

Aparição/Assombração

Em Star Wars: Guerras Clônicas, Yoda se vê frente a frente ao espectro de Darth Bane, o lorde Sith que criou a regra de dois, a única lei que os Sith devem respeitar não importa o que aconteça. Ela não tinha uma forma física como os fantasmas da Força Jedi, mas ainda assim, existia.

Sendo assim, não é impossível que o mesmo aconteça com Darth Sidious, que pode aparecer a Rey ou a Kylo Ren como uma assombração ou espectro, seja para confrontálos ou controlá-los.

Imagem de capa do item

Flashback

Em O Despertar da Força e Os Últimos Jedi, foram introduzidos flashbacks em Star Wars, algo que nunca tinha acontecido antes nos filmes da série. Deste modo, pode ser que dessa vez eles repitam a dose apresentando uma cena com Palpatine ambientada no passado, quem sabe até com uma aparição de Darth Vader.

"Possível, embora improvável", como diria um oficial imperial durante a cena da reunião na Estrela da Morte em Uma Nova Esperança.

Imagem de capa do item

Visão

Outra coisa que vimos pela primeira vez em O Despertar da Força foram visões. A ideia não é nova, Luke já tinha visto seus amigos sofrendo na cidade das nuvens em O Império Contra-Ataca, mas a tal visão nunca tinha sido mostrada na tela.

Ao visitar os restos da Estrela da Morte, Rey pode ter uma visão do Imperador, mas não como uma alucinação ou um flashback, e sim algo que ainda poderia acontecer.

Imagem de capa do item

Holograma

Em Star Wars, existe uma tecnologia para guardar conhecimento precioso chamado chamada Holocron, onde mestres Jedi e lordes Sith podem deixar suas experiências, segredos e até mesmo poderes dentro de pequenas caixas dificílimas de se abrir, que também podem conter mensagens póstumas.

A risada que ouvimos no final do trailer de A Ascensão Skywalker pode muito bem ter vindo de um holograma contido em um Holocron Sith.

Imagem de capa do item

Nunca sequer morreu

E se Palpatine nem ao menos morreu em O Retorno de Jedi? É totalmente possível que isso aconteça, afinal, este é um dos vilões mais poderosos e perigosos de toda a saga.

Sidious poderia ter permanecido vivo de alguma maneira, escondido, preparando cuidadosa e pacientemente sua vingança. E cá entre nós, não seria a primeira vez.