Capa da Publicação

10 Jogos que demoraram mais de 5 anos para serem desenvolvidos!

Por Guilherme Souza

Existem jogos que parecem que fazem uma eternidade que estão sendo desenvolvidos, e alguns deles realmente estão!

Mudanças de plataforma, reformulações, vazamentos e diversos outros fatores afetam o lançamento de um jogo. Pensando nisso, listamos alguns jogos que ficaram por mais de cinco anos no chamado “inferno do desenvolvimento”, alguns deles ficaram mais de uma década, o que sem dúvida é uma tortura para os gamers.

Imagem de capa do item

Final Fantasy XV

Com um tempo de desenvolvimento de aproximadamente 10 anos, Final Fantasy XV teve de passar por diversas revisões antes de ser lançado como o conhecemos.

Anunciado inicialmente como Final Fantasy Versus XIII, o jogo seria um spin-off exclusivo do Playstation 3, mas os planos acabaram mudando e o jogo foi rebatizado para o título que conhecemos.

Muitos vídeos prévios do jogo foram liberados, e pudemos ver a evolução do desenvolvimento e as mudanças ao longo dos anos.

Imagem de capa do item

Kingdom Hearts 3

Embora esse jogo tenha sido anunciado oficialmente durante a E3 de 2013, rumores e pistas de seu desenvolvimento são divulgados desde 2006.

Kingdom Hearts 3 é uma das sequências mais aguardadas por amantes de RPG. E depois de muitos anos de espera, parece que finalmente estamos nos aproximando de seu lançamento. O desenvolvimento do jogo precisou ser atrasado, principalmente por uma transição entre gerações de consoles e mudanças de motor gráfico.

Imagem de capa do item

Duke Nukem Forever

Com um recorde de nada menos do que 15 anos em desenvolvimento, Duke Nukem: Forever é a prova viva de que, tempo demais em desenvolvimento não é sinônimo de perfeição.

Cercado por batalhas judiciais, mudanças e falências de estúdios e diversos outros problemas, o game que havia sido anunciado em 1997, teve seu aguardado lançamento em 2011, porém acabou sendo um fracasso de crítica e vendas.

Imagem de capa do item

The Last Guardian

Anunciado na E3 de 2009, The Last Guardian foi um dos jogos que teve o desenvolvimento mais problemático de todos os tempos. Inicialmente planejado para um lançamento no Playstation 3, o game ficou anos estagnado, até que fosse anunciado novamente em 2015, só que para um lançamento no Playstation 4.

Finalmente, o jogo foi lançado em 2016, onde pudemos acompanhar as aventuras de Trico e do menino que o acompanha durante toda a história.

Imagem de capa do item

Fallout 3

Tudo corria bem com o desenvolvimento de Fallout 3, até que o estúdio Interplay Entertainment faliu e os direitos da franquia precisaram ser vendidos para a Bethesda.

Quando assumiu o controle do jogo, a Bethesda descartou todo o trabalho que havia sido feito pela Interplay e começou o desenvolvimento do zero, isso fez com que o jogo demorasse 6 anos para ser lançado.

Imagem de capa do item

L.A. Noire

Considerado um dos jogos mais caros da história L.A. Noire precisou de nada menos do que sete anos para ficar pronto.

Usando uma avançada tecnologia de captura de movimentos faciais, o jogo apresentava uma riqueza de detalhes nas expressões de seus personagens jamais vista antes, mas isso teve um preço, pois o jogo excedeu e muito seu orçamento e cronograma.

Imagem de capa do item

Resident Evil 4

Antes que o quarto jogo da franquia Resident Evil fosse lançado, ele precisou passar por muitas mudanças e por um longo processo de desenvolvimento.

Planejado inicialmente para um lançamento no Playstation 2, o novo jogo da franquia prometia revolucionar os títulos de Resident Evil e apresentar propostas e mecânicas totalmente novas, mas acontece que o desenvolvimento foi inovador demais, e a Capcom decidiu transformar o que estava sendo feito em uma nova franquia, Devil May Cry.

Assim, resident Evil teve que esperar mais alguns anos para que ficasse pronto e fosse lançado da maneira como conhecemos. Em meio a transições de plataformas, geração de uma nova franquia e re-planejamentos, o jogo demorou 6 anos para ser desenvolvido.

Imagem de capa do item

Prey

Anunciado em 1995, Prey é mais um jogo que ficou por anos esquecido no limbo do desenvolvimento.

Marcado por vazamentos, hiatos, problemas com tecnologia e diversas reformulações, o jogo levou nada menos do que 11 anos até que pudesse ser lançado. Felizmente, todo esse tempo de desenvolvimento valeu a pena, e o jogo se tornou um sucesso de crítica e de vendas.

Imagem de capa do item

Alan Wake

Um dos exclusivos de maior sucesso do Xbox 360 também não escapou de passar alguns anos em espera, até que pudesse ser lançado.

Anunciado na E3 de 2005, a ideia original para Alan Wake era que ele fosse um jogo de mundo aberto, mas isso teve de ser abandonado em favor da história e da jogabilidade, o que acarretou em atrasos na produção. O jogo foi lançado oficialmente em 2010, mas considerando que seu planejamento inicial começou em 2004, podemos afirmar que ele demorou seis anos para ver a luz do dia.

Imagem de capa do item

Too Human

Anunciado durante a E3 de 1999, Too Human havia sido planejado inicialmente como um exclusivo do Playstation, mas os anos foram se passando e ele acabou se tornando um exclusivo do Nintendo GameCube, até que terminou como um exclusivo do Xbox 360.

Depois de 9 anos em desenvolvimento, o game finalmente foi lançado, porém acabou recebendo avaliações medianas da crítica, e não conseguiu recuperar o valor investido na produção, já que o estúdio responsável por desenvolver o game foi processado pela Epic e teve de remover o jogo do mercado.

Imagem de perfil
Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'