Capa da Publicação

10 Jogos de tabuleiro essenciais para quem curte quadrinhos!

Por Felipe Vinha

Histórias em quadrinhos e super-heróis andam em alta, graças a grandes filmes exibidos no cinema!

Seja você fã de Vingadores, Liga da Justiça ou de qualquer outro personagem famoso, é comum que queira se divertir, sempre que possível, na “companhia” de seus ídolos. E que tal alguns jogos de tabuleiro para ajudar?

Saiba que já existem inúmeros jogos de mesa com a temática de quadrinhos e heróis – e alguns outros que ainda vão sair!

Pensando nisso, reunimos 10 dicas de bons games para você aproveitar com amigos, durante alguns bons momentos de diversão. Acompanhe!

Imagem de capa do item

Codenames Marvel

Codenames Marvel é um jogo de adivinhação… Ou menos ou menos isso. O game funciona com dois grupos: um representando a Hydra e outro no papel da S.H.I.E.L.D., como nos quadrinhos. Cada um dos grupos possui um capitão, que precisa dar dicas para que o restante do seu time adivinhe ou deduza as cartas que precisam na mesa.

Na mesa, ficam espalhados os cards com personagens, armas, cenas e momentos da Marvel, mas as dicas não podem ser diretas – por exemplo, falar que uma das cartas é o Capitão América, mas sim dizer que uma palavra que a defina, como “azul” ou “herói”. As regras são simples e o jogo é acessível a todas as idades.

Imagem de capa do item

DC Comics Deck-Building Game

O gênero “deckbuilding” faz referência a uma mecânica recente nos jogos de tabuleiro, onde você constrói seu baralho enquanto joga, e não antes de começar a partida, como em títulos como Magic: The Gathering, por exemplo.

Em DC Comics Deck-Building Game você faz exatamente isso: participa de um embate entre os jogadores, disputando para ver quem derrota mais vilões e soma mais pontos no final, com seu baralho montado conforme a partida avança. O game é muito divertido, rápido e utiliza artes famosas dos quadrinhos.

Ele também tem inúmeras expansões fechadas (isto é: não é colecionável, o que o torna mais barato), com temáticas variadas: Novos Deuses, Legião dos Super-Heróis, Arrow, Watchmen, entre outros.

Imagem de capa do item

Scott Pilgrim's Precious Little Card Game

E por falar em deckbuilding, aqui temos mais um representante do gênero. Em Scott Pilgrim's Precious Little Card Game você controla um dos personagens da saga Scott Pilgrim e tem a missão de construir seu baralho, somando pontos, enquanto enfrenta os ex-namorados de Ramona e outros personagens.

A arte do jogo é de Bryan Lee O’Malley, o mesmo autor da série original em quadrinhos, e sua jogabilidade também tem elementos de narrativa, onde o jogador precisa montar uma história de sua “preciosa vidinha”, por meio das cartas que compra.

Como inovação, Scott Pilgrim's Precious Little Card Game apresenta cartas “dupla-face”, permitindo ainda mais possibilidades.

Imagem de capa do item

Legendary: A Marvel Deck Building Game

Bom, ainda nos tópicos de deckbuilding, temos o exemplo mais famoso do gênero em Legendary: A Marvel Deck Building Game. Trata-se de um jogo de construção de baralhos bem completo e, ao mesmo tempo, bem simples.

Nele, você controla agentes da S.H.I.E.L.D., que precisam contar com a ajuda de heróis, para vencer vilões que se espalharam pela cidade. A caixa enorme traz mais de 500 cartas iniciais, possibilitando partidas com boa variedade de combates. O objetivo final ainda é ter mais pontos, mas aqui há alguns elementos cooperativos.

Imagem de capa do item

Sentinels of the Multiverse

Sentinels of the Multiverse é um jogo de cartas que não é inspirado ou licenciado com base em qualquer personagem famoso, mas é baseado no conceito de heróis dos quadrinhos, seja Marvel ou DC.

Trata-se de um universo original, mas que tem personagens que possuem poderes similares aos de Thor, Superman, Flash, Hulk, Batman, entre outros. Neste game, todos os jogadores cooperam para derrotar um vilão comum. Cada um tem o seu baralho já completo, representando seu herói, e deve jogar as cartas no momento certo, para usar seus poderes.

Sentinels of the Multiverse é conhecido por ser um jogo com alta dificuldade, mas que permite boas estratégias cooperativas para garantir a diversão.

Imagem de capa do item

Dice Masters

A linha Dice Masters foi criada pela WizKids para ser um jogo colecionável – ou seja, nos moldes de Magic, com boosters e tudo o mais – onde os jogadores duelam em uma combinação de cartas e dados.

Ele utiliza o conceito chamado de “dice building”, que é bem similar ao deckbuilding já citado aqui, mas com dados no lugar das cartas. Você vai construindo suas possibilidades com base nos dados que consegue adquirir durante a partida e, assim, tem a possibilidade de vencer.

Dice Masters possui diversas expansões com temáticas variadas, mas muitas delas são de heróis: X-Men, Vingadores, Lanternas Verde, Liga da Justiça, entre outros.

Imagem de capa do item

Heroclix

Outro jogo colecionável e, de certa forma, bem caro neste caso. Heroclix é um game com miniaturas, que proporciona combate em turnos dentro de um grande mapa, dividido por pequenos quadrados, que marcam a movimentação dos personagens.

Cada jogador constrói seu time, com base em uma pontuação pré-determinada, para enfrentar outro oponente. As regras não são tão simples, mas a base do jogo é: movimente suas miniaturas no mapa e, com combate estratégico, tente vencer o oponente, derrotando todos os personagens do outro lado.

Heroclix contempla Marvel e DC com dezenas de expansões já lançadas ao longo dos anos. Algumas são baseadas em sagas dos quadrinhos, outras em filmes ou seriados da TV. Há ainda expansões para outras linhas de quadrinhos, como Tartarugas Ninja e Yu-Gi-Oh.

Imagem de capa do item

Battle Scenes

Battle Scenes é um card game nacional, autorizado pela Marvel, que te coloca para controlar heróis e vilões, em um duelo contra outro jogador.

Ele é bem similar ao Magic: The Gathering no conceito de “card game colecionável”. Você compra baralhos iniciais, expansões em boosters e, a partir daí, monte seu “deck” para participar dos embates contra outros jogadores.

As regras, porém, são bem originais. Há muitas possibilidades durante os combates e as expansões são bem variadas.

Imagem de capa do item

Black Stories: Super Heróis

O jogo Black Stories consiste em uma caixa com 50 enigmas, onde cada carta possui uma história em uma verso e a solução do outro lado. Um narrador desafia o restante da mesa a adivinhar ou deduzir o que está do outro lado da história, enquanto ele responde perguntas que são feitas pelos jogadores, mas que só podem ser respondidas com “sim”, “não” ou “irrelevante”.

A expansão Black Stories: Super Heróis não precisa de qualquer outra para funcionar e tem a temática… Bem, de heróis. Em teoria, são histórias macabras, mas todas elas carregam algum toque de “sendo de humor”, com personagens famosos espalhados em suas histórias.

Imagem de capa do item

Thanos Rising: Avengers Infinity War

Pois é, Vingadores: Guerra Infinita mal saiu e já tem um jogo de tabuleiro oficial, em Thanos Rising: Avengers Infinity War, lançado há pouquíssimo tempo nos EUA.

O game mistura cartas e dados e faz com que os jogadores tentem lutar contra Thanos, enquanto o vilão inicia sua jornada para obter as seis Joias do Infinito. Utilize habilidades de heróis para combater o vilão e combine com os poderes dos dados nesta aventura cooperativa.

Imagem de perfil
Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha