Capa da Publicação

10 Inspirações mais divertidas por trás de personagens famosos!

Por Leo Gravena

Ninguém inventa um personagem novo do nada. A inspiração tem de vir de algum lugar. E, às vezes, ela vem de onde menos se espera.

Confira aqui as 10 inspirações bem estranhas e divertidas por trás de grandes personagens, seja do cinema, das HQs ou dos livros!

Imagem de capa do item

Destruidor

Inspiração: Ralador de Queijo

Todo o universo das Tartarugas Ninja foi construído como uma sátira às histórias de super-heróis da época: o acidente que deu origem à elas foi o mesmo que cegou Matt Murdock, o Demolidor; o Clã do Pé também é uma alusão ao Tentáculo (Hand, ou ‘mão’, em inglês), também das histórias do Homem sem Medo.

Mas, certamente, uma das inspirações mais estranhas é a do Destruidor. O nome original do personagem, Shredder, significa triturador e a inspiração por trás de seu conceito foi um simples Ralador de Queijo!

Até que faz sentido, já que seu maior inimigo é um rato gigante.

Imagem de capa do item

Caveira Vermelha

Inspiração: Sundae com cobertura de chocolate e cereja

Em sua autobiografia, o co-criador do Capitão América, Joe Simon, revelou que a sua inspiração para criar um dos vilões mais icônicos do Sentinela da Liberdade nasceu em uma tarde quente de verão. Enquanto pensava sobre a criação de um novo vilão, Simon percebeu que a calda de chocolate escorrendo sobre sua taça de sorvete formou a silhueta de um homem.

“Isso parece interessante. Vou chamá-lo de Homem Chocolate ou Homem de Lama. É só colocar uma cabeça sobre esse corpo…” Foi quando Simon reparou que a cereja sobre o sorvete lembrava a forma de um crânio humano. “Caveira Vermelha… Parece bom…”, ele pensou.

Imagem de capa do item

Patrick Bateman

Inspiração: Tom Cruise

Patrick Bateman é o protagonista do livro Psicopata Americano e do filme com o mesmo nome. Christian Bale interpretou o serial killer narcisista que simplesmente assassinava pessoas que não gostava.

Para entrar na mente de um personagem tão repugnante, Bale não assistiu entrevistas com serial killers ou pessoas com condições psicológicas semelhantes às do personagem. Em vez disso, o ator assistiu entrevistas de Tom Cruise.

De acordo com a diretora Mary Harron, Bale dizia que era fascinante e assustador perceber como Tom Cruise conseguia parecer tão amável durante suas entrevistas e, ao mesmo tempo, tão vazio.

Imagem de capa do item

Dory

Inspiração: Ellen DeGeneres

De acordo com Andrew Stanton, um dos criadores de Procurando Nemo, Dory foi criada depois que o diretor assistiu uma entrevista com Ellen DeGeneres e percebeu que ela mudou de assunto 5 vezes antes de conseguir concluir o que estava dizendo.

Inspirado nisso, ele criou Dory e logo percebeu que não havia ninguém melhor para dublá-la senão a própria apresentadora.

DeGeneres foi convidada e admitiu que se identificou completamente com a personagem, aceitando dublá-la imediatamente.

Imagem de capa do item

Patolino

Inspiração: Leon Schlesinger

Patolino é um dos personagens mais conhecidos dos desenhos animados. Seu humor, ou falta dele, e a língua presa são as marcas características que o tornam reconhecido no mundo inteiro. Acontece que a pessoa que serviu como inspiração para o personagem não fazia a mínima ideia de que o personagem era uma sátira a ele.

De acordo com o animador Chuck Jones, o Patolino foi criado para zombar de um produtor da Warner Bros. que todo mundo odiava: Leon Schlesinger também tinha a língua presa e não gostava muito de piadinhas no trabalho. O personagem ficou tão parecido com Leon que a equipe de animação ficou com medo de mostrar o personagem à ele. Surpreendentemente, o produtor adorou o personagem e até mesmo disse que foi uma das vozes mais engraçadas que já viu na TV.

Imagem de capa do item

Joffrey Baratheon

Inspiração: Imperador Cómodo

Por pior que ele seja, é impossível não elogiar a atuação de Jack Gleeson como o Rei Joffrey em Game of Thrones , principalmente por como ele fez com que absolutamente qualquer pessoa que visse seu personagem em cena imediatamente o detestasse.

Mas como Gleeson conseguiu ser tão odioso? De acordo com o ator, ele se inspirou na atuação de Joaquin Phoenix como o Imperador Cómodo em Gladiador. Na verdade, o jovem ator admitiu que muitas vezes ele tentou imitar as feições de Phoenix, que faziam seu personagem tão irritante quanto o jovem Lannister.

Imagem de capa do item

Darth Maul

Inspiração: Caricatura

O ilustrador e artista conceitual Ian McCaig estava ocioso nos escritórios da Lucas Arts quando resolveu desenhar caricaturas de seus colegas de trabalho. Em determinado momento, ele decidiu transformar o rosto de um de seus amigos em uma placa de circuitos.

Coincidentemente, George Lucas estava passando pelo escritório nesse exato momento e ficou interessado na arte de McCaig. George Lucas pediu que o ilustrador trabalhasse um pouco mais no conceito e McCaig sugeriu que o personagem poderia ser uma espécie de zumbi com faixas vermelhas sobre o rosto.

George Lucas achou o conceito terrível, mas utilizou o primeiro esboço aliado à cor do segundo e deu origem a um dos personagens com o visual mais marcante da franquia Star Wars.

Imagem de capa do item

O Exterminador do Futuro

Inspiração: Um pesadelo de James Cameron

Quando ainda era jovem, James Cameron passou a ter constantes pesadelos em que um esqueleto de metal o perseguia por um corredor com duas facas nas mãos.

Anos mais tarde, o diretor resolveu transformar seu pesadelo no conceito de O Exterminador do Futuro, um androide sob pele e carne humana que depois se revelaria como um terrível "esqueleto vivo".

O pesadelo de Cameron ainda é retratado no final do filme quando o andróide é esmagado no corredor.

Imagem de capa do item

Batman

Inspiração: Zorro, uma peça teatral e uma invenção de Leonardo da Vinci

O Batman é um dos heróis mais icônicos de todos os tempos, mas até mesmo ele teve sua inspiração tirada de alguma fonte. A história do personagem tem diversas similaridades com outro encapuzado; o Zorro. Até mesmo o modo como ambos agem como um membro da alta sociedade durante o dia e atuam como vigilantes à noite. Christopher Nolan até mesmo prestou uma homenagem ao personagem em Batman Begins quando o jovem Bruce Wayne está assistindo A Máscara do Zorro na noite em que seus pais são mortos.

O traje do herói foi inspirado na peça teatral "O Morcego", na qual um assassino se fantasia como um morcego gigante para atacar suas vítimas. Já sua capa foi construída em cima do Ornitóptero, um dos diversos desenhos conceituais de Leonardo da Vinci.

Imagem de capa do item

Dragon Ball Z

Inspiração: Alimentos e objetos

Quase todo fã já sabe, mas muita gente desconhece o fato de que os nomes dos personagens de Dragon Ball foram inspirados em alimentos e objetos do dia-dia.

Gohan é um tipo de arroz japonês, muito utilizado no preparo de sushis. O amigo de Goku, Kuririn, tem esse nome pois o formato de sua cabeça se assemelha à de uma Kuri, uma espécie de castanha.

O próprio nome pelo qual Goku é conhecido entre os Saiyajins, Kakaroto, é uma variação de Cenoura (Carrot, em inglês). Assim como Vegeta é muito semelhante à palavra Vegetais.

Raditz vem de Rabanete (Radish, em inglês) e Nappa vem de Acelga, que é conhecida como Napa Cabbage em inglês.. Até mesmo o vilão Freeza tem seu nome inspirado em um Freezer e Cell foi tirado da palavra Cellphone, ou celular.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."