Capa da Publicação

10 histórias que você precisa ler para conhecer a Capitã Marvel!

Por Gus Fiaux

Essa semana estamos recebendo várias novas informações sobre o filme da Capitã Marvel. Ela tem se tornado uma das heroínas mais procuradas da atualidade, mas nem todo mundo conhece bem suas histórias.

Para ajudar os novos leitores, trouxemos uma lista com 10 quadrinhos que você precisa ler para conhecer Carol Danvers!

Imagem de capa do item

Primeira aparição

Antes de ser Capitã Marvel... antes de sequer ser uma super-heroína, ela era Carol Danvers. Em sua primeira aparição, ela aparece como a chefe de segurança de uma base militar em Marvel Super-Heroes #13.

Carol foi uma das primeiras personagens a compor o elenco coadjuvante de Mar-Vell, o Capitão Marvel original, que tem uma grande importância na sua história como heroína.

Imagem de capa do item

Origem dos poderes

Quando um vilão do Capitão Marvel, um alienígena Kree chamado Yon-Rogg, tentou armar para o herói capturando Carol Danvers, ele acaba, sem saber, dando o passo inicial para o surgimento da Miss (e futura Capitã) Marvel.

Em Captain Marvel #18, Yon-Rogg criou um dispositivo chamado psicomagnetron, uma bomba alienígena. Apesar de Mar-Vell ter se colocado na frente da detonação, protegendo Carol, a energia resultante liberou uma parcela de seus poderes, que se transferiu para a heroína.

Imagem de capa do item

Miss Marvel

Assim que descobriu seus poderes heroicos, Carol assumiu o manto de Miss Marvel - inicialmente, uma descarada "versão feminina" de Mar-Vell - e com isso, ganhou sua própria revista mensal, Ms. Marvel, que durou 23 edições.

Combatendo o crime de diversas formas, ela enfrentou adversários como Mística e a Rapina, dos Shi'ar. Ao final da série, seu traje acabou sendo substituído pelo clássico maiô preto com o raio dourado, que se tornou um dos maiores símbolos da heroína.

Imagem de capa do item

Vingadora

Só porque seu título solo acabou, não significa que ela tenha caído no esquecimento. Pelo contrário: acabou se tornando uma das heroínas mais poderosas da terra, e para fazer jus a isso, passou a figurar entre os Vingadores.

Sua estreia na revista se deu em Avengers #183, onde ajudou a equipe a derrotar o Homem-Absorvente, provando seu valor para o grupo e se tornando uma Vingadora durante muitos anos.

Imagem de capa do item

Binária!

Após uma terrível batalha com a Irmandade dos Mutantes e Vampira, Carol Danvers perdeu seus poderes por um bom tempo... mas isso não a impediu de continuar indo à luta. Ela se tornou uma agente secreta a serviço do Professor Xavier e, juntos, eles enfrentaram a Ninhada.

Porém, em uma batalha intergalática ao lado dos X-Men em Uncanny X-Men #164, Carol ganhou novos poderes cósmicos, um novo uniforme e visual, se transformando na heroína Binária.

Imagem de capa do item

Renascida

Depois de algum tempo no espaço, Carol retornou para a Terra a pedido dos Vingadores. Assumiu o antigo uniforme novamente, dessa vez, mudando o nome para Warbird.

Depois de anos sem um título próprio, ela ganhou uma nova série Ms. Marvel Vol. 2, onde retornou ao manto da Miss Marvel por completo. Na HQ ela passou por diversas fases, como a Guerra Civil, a Invasão Secreta e o Reinado Sombrio.

A revista serviu para mostrar, principalmente, Carol fazendo o máximo para se tornar uma das maiores heroínas da Terra.

Imagem de capa do item

Capitã

Com a entrada da Nova Marvel, o grande relançamento do Universo Marvel nas HQs, Carol foi "promovida" e ganhou o título de Capitã Marvel, homenageando Mar-Vell e Monica Rambeau, dois de seus antecessores.

Em Capitã Marvel, Carol recebeu um novo visual multicolorido e teve todo seu elenco coadjuvante reinserido. Na primeira história, ela enfrenta ninguém menos que o Homem-Absorvente, o primeiro inimigo dela ao lado dos Vingadores.

Imagem de capa do item

Mais alto, mais longe, mais rápido, mais...

Após se estabelecer novamente como uma heroína de primeiro escalão no Universo Marvel, Carol Danvers ganhou um relançamento de seu título em Captain Marvel Vol. 8. Dessa vez, ela deixou de ser a maior heroína da Terra para ser a maior heroína do espaço.

Em suas aventuras estelares, ela libertou um planeta escravizado, descobriu um mistério sobre sua gatinha, Chewie, se juntou aos Guardiões da Galáxia e caiu sob a influência do Vórtice Negro.

Imagem de capa do item

Líder da Tropa Carol

Com a chegada da Totalmente Nova e Diferente Marvel, Carol voltou para a Terra e expandiu suas percepções de heroísmo. Em Captain Marvel Vol. 9, ela percebe toda a sua influência e passa a comandar e inspirar um grupo de heróis.

A revista conta com a participação da Tropa Alfa e mostra o porquê da Capitã ser uma heroína moderna e necessária para a população da Terra.

Imagem de capa do item

Segunda Guerra Civil

Se a primeira Guerra Civil, de 2007, colocou o Homem de Ferro contra o Capitão América devido a um impasse a respeito da Lei do Registro, quase dez anos depois, em Guerra Civil II, o Vingador Dourado começa a enfrentar Carol Danvers pela integridade do futuro.

Com uma história bem mais divisória que a primeira Guerra Civil, a segunda guerra dos super-humanos mostra que nenhum dos lados está errado ou certo... E que as perdas pesam de igual para igual nos dois.

É uma tremenda história para analisar o potencial de Carol no futuro do Universo Marvel nos cinemas.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux