10 histórias da Marvel que dariam ótimas animações!

Capa da Publicação

10 histórias da Marvel que dariam ótimas animações!

Por Gus Fiaux

A Marvel estabeleceu um gigantesco império nos cinemas, com um universo compartilhado muito bem definido, sem contar os diversos filmes lançados por outros estúdios. Ainda assim, quando se trata de filmes em live-action, temos uma série de limitações que, às vezes, impedem os fãs de verem adaptações fieis dos quadrinhos.

Nesta lista, reunimos – por sugestão de alguns leitores nos comentários – 10 histórias e sagas da Marvel Comics que dariam ótimas animações. A ideia é lembrar alguns arcos e sagas fechadas que poderiam ser muito bem adaptadas em filmes ou séries animadas, de modo que não pudessem ter problemas no que diz respeito aos direitos de adaptação compartilhados, orçamento e até mesmo trama dos filmes.

Créditos: Marvel Comics
Imagem de capa do item

Guerras Secretas (2015)

Nos últimos, a Marvel Comics tem estado cada vez mais consciente de seu Multiverso, utilizando diversas terras alternativas para compor histórias que não se situam ou dependem apenas de uma realidade. Esse é o caso de Guerras Secretas, a grande mega-saga que serviu pra unir todo o Universo Marvel em um lugar só.

Na trama, após a destruição de todas as realidades, Doutor Destino monta seu próprio mundo, onde governa como deus e comanda hordas de heróis e vilões vindos de diversas terras alternativas. Como isso é complexo demais para ser adaptado nos cinemas, faz mais sentido ver esse tipo de trama incorporado a uma animação.

Imagem de capa do item

Aranhaverso

Aliás, seguindo a mesma lógica da saga anterior, Aranhaverso também é uma história que lida com diversas terras alternativas. Porém, a trama é focada especificamente no Homem-Aranha - e suas diversas versões pelo Multiverso. Aqui, vemos o vampiro Morlun e sua família perseguindo e assassinando diversos heróis representados pela Aranha.

A trama é bem divertida e renderia um ótimo filme animado, explorando mais a fundo a existência de diversos Homens-Aranha, incluindo os dos filmes e séries já existentes. Curiosamente, essa saga já foi parcialmente adaptada em Ultimate Spider-Man, uma das animações mais recentes do herói aracnídeo.

Imagem de capa do item

Monstros à Solta

Na onda de mega-sagas intermináveis da Marvel Comics nos últimos anos, uma história em especial acabou passando despercebida. Monstros à Solta é uma homenagem à obra de Jack Kirby nos quadrinhos e reúne grandes criaturas monstruosas da Marvel em uma história relativamente leve e divertida.

Isso daria uma boa animação justamente pelo fator "descompromisso". A trama é bobinha, mas as situações são divertidas pela sua escala e pela aventura proposta aos super-heróis em meio a criaturas tão descomunais. Além disso, uma animação inteiramente dedicada à obra do rei Kirby seria uma bela homenagem a um dos quadrinistas mais importantes da história.

Imagem de capa do item

Gwenpool

Uma criação extremamente recente da Marvel, a Gwenpool é uma personagem muito curiosa: ela é uma menina de um mundo tão real quanto o nosso, que é transportada para o universo dos quadrinhos da editora. Uma vez que ela entra nessa vida, ela percebe que pode fazer tudo o que quiser pois vive em um universo fictício.

Isso já foi bem explorado em Deadpool - tanto no filme quanto em seus quadrinhos. Contudo, com uma proposta mais jovial, a Gwenpool poderia render uma ótima animação voltada para um público mais infantil, uma vez que ela representa bem o papel de ligação entre os fãs e os super-heróis tão cultuados por eles.

Imagem de capa do item

Hulk Contra o Mundo

Planeta Hulk é um dos pináculos na história do Gigante Esmeralda. A série fez tanto sucesso que chegou a ser adaptada em uma animação, lançada em 2010 pela Marvel Animation. O filme dá conta de boa parte da história da saga e foi bem recebido pelos fãs. Com isso em mente, seria uma boa hora de vermos uma continuação em Hulk Contra o Mundo.

Nos quadrinhos, o Hulk vem à Terra após passar meses exilado no espaço, em busca de vingança contra os Illuminati. A trama não é lá complexa ou extraordinária, mas é muito bem escrita e traz momentos de ação muito divertidos, que dão gosto ao leitor mais despreocupado com temas e tramas sérios.

Imagem de capa do item

Infinito

Infinito é uma das grandes sagas cósmicas da Marvel e felizmente será parcialmente adaptada em Vingadores: Guerra Infinita e sua continuação. Entretanto, a história tem uma escala tão épica e multidimensional que dificilmente veremos no cinema, principalmente por se tratar de uma história de guerra real, envolvendo super-heróis e alienígenas.

Toda a trama dos Construtores é muito importante para o desenvolvimento da narrativa, ao lado da história envolvendo Thanos e sua Ordem Negra. A história é tão complexa e criativa que poderia render um ótimo seriado animado, explorando a fundo todas as consequências e eventos que aconteceram durante o conflito.

Imagem de capa do item

A Essência do Medo

Lançada originalmente em 2011, A Essência do Medo foi uma saga com um grandioso potencial absolutamente desperdiçado. A trama se propunha a discutir o uso do medo como plataforma de governo, ao mesmo tempo em que homenagearia as mitologias de dois importantes Vingadores: o Thor e o Capitão América.

Infelizmente, isso foi desperdiçado e atualmente todos só se lembram dos heróis utilizando armaduras asgardianas extremamente extravagantes. Porém, caso fosse adaptado para uma animação, a saga poderia dar muito certo, removendo aspectos desinteressantes da trama. E ela provavelmente não será retratada nos cinemas uma vez que tanto o Thor quanto o Capitão América podem vir a se aposentar - ou morrer - após a Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

Marvels

Marvels é uma das histórias mais celebradas da história da Marvel Comics. A trama, escrita por Kurt Busiek e ilustrada por Alex Ross, relembra toda a história da editora desde o surgimento dos super-heróis, passando por momentos icônicos como a chegada de Galactus e a morte de Gwen Stacy.

Embora icônica, a história não tem apelo comercial para ser lançada nos cinemas - mesmo adaptando a trama para o Universo Cinematográfico da Marvel. A melhor ideia seria reunir tudo isso em um longa animado, que serviria como homenagem à história da Marvel nos quadrinhos e podendo então utilizar figuras como Homem-Aranha, Vingadores, X-Men e Quarteto Fantástico.

Imagem de capa do item

Vingadores vs X-Men

Para a tristeza de muitos fãs, a união entre Vingadores e X-Men nos cinemas está bem longe de acontecer, uma vez que os direitos de adaptação dos mutantes estão com a 20th Century Fox, enquanto os Heróis Mais Poderosos da Terra ficam nas mãos da Marvel Studios. Uma animação poderia trazer essa esperança para os fãs.

Vingadores vs X-Men, apesar de ter diversos críticos, é uma saga bem interessante que reúne as duas equipes, com ideologias bem diferentes e em uma luta desenfreada pela sobrevivência. Um filme animado daria conta de reunir os dois grupos e também arcaria melhor com a quantidade de recursos que precisaria ser usado para adaptar a mesma história em live-action.

Imagem de capa do item

Guerra Civil

Apesar de ser ótimo enquanto filme, Capitão América: Guerra Civil "falhou" na cabeça dos fãs - mesmo nunca tendo prometido exatamente isso - em um simples aspecto: a adaptação da Guerra Civil dos quadrinhos. A trama e as motivações dos personagens no filme são completamente diferentes e a mesma escala não pode ser reproduzida por conta dos limites orçamentários e pela amplitude do longa.

Isso nos lembra que, em diversos aspectos, a Guerra Civil é uma saga inadaptável para os cinemas. Ainda assim, a história é tão rica e poderosa que poderia dar vida a uma ótima série animada, voltada exclusivamente para a adaptação dessa fase tão sombria da história da Marvel Comics.