Capa da Publicação

10 heróis que perderam seus poderes e ganharam de volta!

Por Gus Fiaux

Nos quadrinhos, uma das tramas mais recorrentes para qualquer tipo de super-herói é a clássica e trágica perda dos poderes. Isso acontece com vários, seja por breves edições ou por longos períodos de tempo. No entanto, essas mudanças logo são desfeitas e tudo volta ao status quo de sempre. Pensando nisso, aqui estão 10 heróis que perderam seus poderes e os ganharam de novo!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Capitão América

Um dos exemplos mais relevantes desta lista, ao menos nos últimos anos, é o Capitão América. Em uma disputa com o vilão Prego, ele acabou tendo seu soro do super-soldado drenado, o que fez com que ele envelhecesse instantaneamente e perdesse todas as suas habilidades heroicas. Posteriormente, ele ganhou seus poderes de volta ao ser reconstruído por Kobik, um cubo cósmico senciente.

Imagem de capa do item

Superman

Pouco antes do Renascimento e do retorno do Superman pré-Novos 52, o Homem de Aço passou por uma grande mudança em sua realidade. Aqui, vimos Kal-El perdendo boa parte de seus poderes. Ele já não era mais super-durável, não tinha uma força tão monumental e não era capaz de voar. Por outro lado, isso fez com que o herói dos Novos 52 ganhasse mais simpatia por parte de alguns fãs.

Imagem de capa do item

Tempestade

Ororo Munroe é, para muitos, um dos corações dos X-Men. A heroína africana esteve nos bons e maus momentos da equipe, e sempre foi muito útil com seus poderes de controle climático. No entanto, na década de 80, ela acabou perdendo esses poderes graças a uma máquina construída pelo Forge, que acabou nutrindo sentimentos por ela e, muitos anos depois, construiu um dispositivo que a devolveu suas habilidades.

Imagem de capa do item

Flash

A Crise nas Infinitas Terras trouxe repercussões negativas para todos os Flash. Enquanto Barry Allen morreu, Wally West foi atingido por uma onda de anti-matéria, e seus poderes passaram a matá-lo, toda vez que ele os utilizava. A partir daí, ele se tornou bem menos veloz, podendo correr apenas na velocidade do som - isso, é claro, até descobrir sobre a Força de Aceleração.

Imagem de capa do item

Thor

Por mais que não tenha perdido controle total de suas habilidades, o Filho de Odin passou por maus bocados após a saga Pecado Original. Após descobrir um segredo contado por Nick Fury, ele perdeu sua dignidade, e portanto se tornou incapaz de usar o Mjölnir e os poderes que derivavam do martelo encantado. Com isso, ele acabou passando o legado e o nome do Thor para Jane Foster, por um breve período.

Imagem de capa do item

Hulk

Um dos elementos mais importantes acerca da história do Incrível Hulk jaz justamente no fato de que o Dr. Bruce Banner sempre quis se livrar da maldição do gigante esmeralda, mas nunca conseguiu. No entanto, após a versão mais recente das Guerras Secretas, o herói acabou tendo seu desejo realizado, quando Amadeus Cho drenou a radiação gama de seu sangue - o que posteriormente possibilitou a sua "morte" em Guerra Civil II.

Imagem de capa do item

Batgirl

Às vezes, um herói perde tudo por conta de um acontecimento traumático. Como muitos sabem, esse foi o caso para Barbara Gordon. A heroína juvenil havia passado anos sendo a Batgirl, até que a atuação do Coringa fez com que ela perdesse as suas habilidades atléticas, já que ela ficou paraplégica. Ainda assim, o heroísmo continuou, já que ela se tornou a Oráculo.

Imagem de capa do item

Doutor Estranho

Stephen Strange, desde que trilhou o árduo caminho após sofrer um acidente de carro e perder o controle de suas mãos, tornou-se um homem bem diferente e justo, que manipulava as artes místicas. Isso mudou por um breve período quando o Empirikul surgiu de outra dimensão, exterminando toda a magia do multiverso. Assim, o Doutor Estranho perdeu brevemente seus poderes, enquanto tentava restaurar a magia aos poucos.

Imagem de capa do item

Wolverine

O Wolverine é, sem a menor sombra de dúvidas, o membro mais popular dos X-Men, desde que integrou a equipe na década de 70. Por isso, foi muito chocante ver, em Atração Fatal, o adamantium sendo removido de seu corpo por Magneto. Muitos anos depois, quando o metal já havia sido restaurado, ele perderia também seu fator de cura, o que acabaria resultando em sua morte.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Sendo uma guerreira amazona, muitos se surpreendem ao descobrir que a Mulher-Maravilha perdeu seus poderes durante cinco anos, entre 1968 e 1973. Isso aconteceu quando ela resolveu renunciar seu lar em Temíscira, que estava se mudando para outra dimensão. A partir daí, ela aprendeu karate e se tornou uma aventureira global, até ganhar seus dons divinos novamente.

Imagem de capa do item

Bônus: Mutantes

Não podemos nos esquecer também da Dinastia M, o evento devastador no qual a Feiticeira Escarlate acabou dizimando a população mutante. Em vez de matar todos os portadores do Gene X, ela acabou com essa "falha genética", fazendo com que milhões de mutantes perdessem seus poderes. Posteriormente, alguns tiveram suas mutações restauradas, pela ação em conjunto de Wanda Maximoff com Hope Summers.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux