Capa da Publicação

10 formações dos Vingadores que ainda queremos ver nos cinemas!

Por Gus Fiaux

Os Heróis Mais Poderosos da Terra compõem uma das equipes mais celebradas da Marvel Comics: os Vingadores. Essas figuras já salvaram o mundo de diversas formas, e agora estão conquistando o cinema, principalmente em sua mais recente aventura, Guerra Infinita. 

Já tivemos formações inspiradas em alguns momentos clássicos dos quadrinhos, mas aqui separamos as 10 novas formações dos Vingadores que ainda queremos ver no cinema. É algo a se considerar, especialmente com o constante desenvolvimento do Universo Cinematográfico da Marvel, e com novos heróis surgindo aos montes todos os anos!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Vingadores Sombrios

O Reinado Sombrio é uma fase deveras controversa da Marvel Comics; Há quem adore o rumo dado aos personagens e há quem ache que a editora realmente pesou demais a mão no lado... "sombrio". Ainda assim, não há como negar que os Vingadores Sombrios de Norman Osborn foram uma jogada genial.

E isso seria muito legal de se apresentar nos cinemas: uma formação composta por vilões que se passam por heróis. Dessa forma, seria inclusive interessante ver a reação do público aos Vingadores, e como eles se distanciam da equipe original... sem contar o conflito entre a formação fajuta e os verdadeiros Heróis Mais Poderosos da Terra.

Imagem de capa do item

Capitão América e os Vingadores Secretos

Quando Steve Rogers retornou dos mortos, ele decidiu que faria sua própria equipe de super-heróis, e que não retornaria para os palcos ao lado dos Vingadores. O resultado é o surgimento dos Vingadores Secretos, designados para missões especiais e discretas, e contendo uma variedade surpreendente de personagens.

Nos cinemas, a opção seria bem-vinda, até por termos boa parte dos heróis integrantes já apresentados: Viúva Negra, Valquíria, Máquina de Combate, Homem-Formiga, dentre outros. Mesmo que não ganhem um filme próprio, seria legal ver essa subdivisão stealth dos Vingadores em ação.

Imagem de capa do item

Vingadores Secretos da S.H.I.E.L.D.

Falando nisso, os Vingadores Secretos ganharam outra versão posteriormente, dessa vez designada totalmente pela S.H.I.E.L.D., e contando com personagens como Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Maria Hill e Phil Coulson. E, a verdade é que, embora seja difícil imaginar esse grupo no futuro, não é difícil concebê-lo no passado.

Como? Através do filme solo da Viúva Negra. Podíamos conhecer a história de origem da personagem, e sua primeira missão ao lado desse esquadrão da S.H.I.E.L.D., além de toda a história por trás de Budapeste. E é claro que isso também pode contar com um ou outro vilão insano, como MODOC.

Imagem de capa do item

Vingadores da Costa Oeste

Embora os cinemas já estejam mostrando os Vingadores como uma célula de heróis mais "mundial", com acesso a diversos países e ocasiões diferentes, nas HQs, eles sempre foram muito restritos aos Estados Unidos, especialmente Nova York. Daí surgiram os Vingadores da Costa Oeste, que podiam vigiar o outro lado da nação.

Embora o conceito não faça muito sentido aqui, a formação é muito interessante e deveria ser explorada, ainda que de forma diferente. A ideia de ver uma equipe liderada pelo Gavião Arqueiro certamente agradaria os fãs, especialmente se contasse com heróis favoritos dos fãs, como Homem-Formiga, Tigresa e Cavaleiro da Lua, entre outros.

Imagem de capa do item

Vingadores Mundiais

Com a chegada da Marvel Now, o escritor Jonathan Hickman percebeu que seria uma boa ideia trazer uma nova fase para os Vingadores, que dessa vez, abririam suas portas para uma equipe bem maior, que pudesse resolver problemas não apenas nos Estados Unidos, mas sim no mundo inteiro, e com a ajuda de aliados extra-terrestres.

Embora seja difícil imaginar um grupo assim sendo retratado nos cinemas, dando destaque a cada personagem, seria legal ver que os Vingadores possuem membros espalhados pelo planeta, de forma que poderíamos ter filmes voltados para vários núcleos específicos. Além disso, seria ótimo ver alguns nomes da formação das HQs, como Hipérion, Dobra e Mancha Solar.

Imagem de capa do item

Illuminati

A equipe mais interessante da Marvel na última década, os Illuminati são um grupo composto pelos mais geniais heróis da Terra e do espaço. É uma sociedade secreta da qual fazem parte grandes líderes, como o Homem de Ferro, Professor X, Pantera Negra e Raio Negro, ou que contém gênios em alguma área específica, como o Dr. Estranho e o Fera.

Com o acordo entre Disney e Fox mais próximo de ser concluído a cada dia, temos uma possibilidade em mãos aqui, que serviria para manter a Terra a salvo de ameaças muito imponentes antes mesmo que fosse necessário alertar os Vingadores. É uma subdivisão secreta e poderosa, e todos os seus membros poderiam inclusive ficar com as Joias do Infinito após Vingadores 4, como acontece nas HQs.

Imagem de capa do item

Vingadores Temporais

Várias histórias da Casa das Ideias nos quadrinhos giram em torno de um tema bem conhecido pelos fãs da ficção científica: a viagem no tempo. Quando os Vingadores são inseridos nesse tipo de história, quase sempre temos equipes compostas por heróis de diversos períodos temporais distintos, se unindo para enfrentar alguma ameaça em comum.

Isso acontece em sagas famosas, como Vingadores Eternamente ou Ultron Eternamente, e nos cinemas, teríamos uma boa chance disso acontecer no futuro, especialmente se Kang, o Conquistador, entrar em ação. Seria perfeito ver heróis de vários tempos diferentes reunidos para enfrentar um só inimigo. E, ao que tudo indica, algo "parecido" pode acontecer em Vingadores 4.

Imagem de capa do item

Fabulosos Vingadores

Nos itens anteriores, falamos um pouco sobre equipes que poderiam surgir a partir do acordo entre Disney e Fox. Mas nenhuma é tão óbvia ou atual quanto os Fabulosos Vingadores, o grupo que surgiu logo após Vingadores vs X-Men, e que veio para mostrar como humanos e mutantes poderiam trabalhar juntos para salvar o mundo.

O Esquadrão Unidade do Capitão América não foi muito bem-recebido pelos fãs graças às histórias. Mas nos cinemas, basta trazer roteiros melhores que tudo já se resolve de forma melhor, até porque os personagens aqui inseridos possuem uma boa química, e que poderia ser trabalhada com maestria, unindo os Heróis Mais Poderosos da Terra e os Filhos do Átomo.

Imagem de capa do item

Novos Vingadores

Na década de 2000, a Marvel percebeu que os Vingadores era uma equipe que deveria ser composta apenas pelos melhores entre os melhores. Assim, o grupo passou por uma reformulação após A Queda, e quando ressurgiu, veio carregado por heróis surpreendentes. Ainda estavam lá o Capitão América e o Homem de Ferro, mas se juntavam a eles o Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha, Luke Cage, entre outros.

A ideia dos Novos Vingadores é justamente englobar personagens que não esperávamos ver ali. E, nos cinemas, isso poderia dar certo - mesmo sem a presença dos X-Men. A nova versão da equipe já pode contar com um grupo bem diferente, composto por Homem-Aranha, Doutor Estranho, Pantera Negra, Capitã Marvel e outros.

Imagem de capa do item

Jovens Vingadores

Por fim, é hora de abrir espaço para uma nova geração. E que melhor forma de apresentar isso do que com os Jovens Vingadores? Nos quadrinhos, são um grupo de heróis adolescentes que vieram quase como "cosplayers com poderes". Com o tempo, eles descobriram mais sobre seu passado, e alguns inclusive possuem relações importantes com outros membros dos Vingadores.

Com uma equipe diversa e divertida, eles já tiveram ótimas histórias, e estão entre as maiores especulações para a Fase 4 adiante. Já temos alguns heróis apresentados direta ou indiretamente, e eles poderiam vir para trazer mais histórias joviais para o Universo Cinematográfico da Marvel, enfrentando desde parasitas interdimensionais ao viajante temporal Kang.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux