10 filmes que trocaram de diretor durante a produção!

Capa da Publicação

10 filmes que trocaram de diretor durante a produção!

Por Guilherme Souza

Por mais estranho que possa parecer, muitos filmes de sucesso tiveram troca de diretores em algum estágio de sua produção, filmes são um negócio multimilionário, e os estúdios sempre esperam lucrar o máximo possível desses grandes investimentos.

Confira nossa lista, e descubra alguns filmes que passaram por problemas com os diretores e eles tiveram de ser substituídos.

Imagem de capa do item

Superman 2

Diretor Original: Richard Donner

Diretor Substituto: Richard Lester

A clássica franquia do Superman é considerada por muitos fãs como uma obra-prima do cinema e a verdadeira personificação da essência do azulão, mas embora Richard Donner seja um dos grandes responsáveis por isso, o diretor teve grandes problemas durante a produção do segundo filme.

Depois de ter filmado cerca de 75% do filme, o estúdio resolveu retirá-lo da produção e substituí-lo por Richard Lester, mas para que Lester obtivesse o título de diretor, ele teria de filmar mais de 51% do longa, tendo que refazer diversas sequências já gravadas por Donner. A Versão de Donner para o filme foi lançada em 2006, mais de vinte anos depois do lançamento original.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Diretor Original: Michelle MacLaren

Diretor Substituto: Patty Jenkins

Mulher-Maravilha foi o filme mais bem-sucedido do Universo Cinematográfico DC até hoje, mas inicialmente, o projeto poderia não ter sido idealizado pelas mãos de Patty Jenkins.

Em 2015, Michelle MacLaren foi retirada do projeto pela Warner, o estúdio alegou que houveram “diferenças criativas” entre a visão de MacLaren e a deles, posteriormente, Jenkins assumiu o projeto e o tornou o sucesso que conhecemos.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga

Diretor Original: Edgar Wright

Diretor Substituto: Peyton Reed

Edgar Wright foi contratado como diretor e co-roteirista de Homem-Formiga, porém a Marvel Studios pediu que as partes de Wright fossem reescritas, isso fez com que o diretor abandonasse o projeto três meses antes das gravações começarem.

Imagem de capa do item

Thor: O Mundo Sombrio

Diretor Original: Patty Jenkins

Diretor Substituto: Allan Taylor

Antes de assumir Mulher-Maravilha, Patty Jenkins iria dirigir outro filme de super-heróis, e se tornar a primeira mulher a dirigir um filme da Marvel, porém infelizmente isso não aconteceu.

Dois meses depois de seu anúncio como diretora, Jenkins foi removida do projeto devido a “diferenças criativas” e substituída por Allan Taylor. Será que o resultado do filme teria sido diferente se Jenkins o tivesse dirigido?

Imagem de capa do item

O Mágico de Oz

Diretor Original: Norman Taurog, Richard Thorpe, George Cukor

Diretor Substituto: Victor Fleming

O clássico musical que encanta gerações até hoje foi um verdadeiro pesadelo nos bastidores.

O Mágico de Oz teve de passar pela mão de quatro diretores diferentes, sendo que um deles participou das gravações por apenas nove dias!

Imagem de capa do item

E o Vento Levou

Diretor Original: George Cukor

Diretor Substituto: Victor Fleming

Outro grande clássico que passou por diversos problemas nos bastidores. George Cuckor foi demitido três semanas depois das gravações começarem e substituído por Victor Fleming que havia acabado de finalizar O Mágico de Oz, entretanto, Fleming teve que abandonar a produção por um tempo, pois estava exausto.

Imagem de capa do item

O Hobbit

Diretor Original:Guillermo del Toro

Diretor Substituto: Peter Jackson

O Hobbit não seria dirigido originalmente por Jackson, Guillermo del Toro havia passado dois anos na pré-produção do filme, entretanto, os constantes atrasos fizeram com que o estúdio decidisse afastá-lo do projeto e trazer Peter Jackson de volta, que havia feito muito sucesso com O Senhor dos Anéis.

Entretanto, Jackson decidiu fazer do filme uma trilogia, ao invés de uma duologia, o que fez com que muitos fãs ficassem irados com a decisão.

Imagem de capa do item

Valente

Diretor Original: Brenda Chapman

Diretor Substituto: Mark Andrews

Valente seria o primeiro filme da Pixar dirigido por uma mulher, entretanto, isso acabou não acontecendo.

Branda Chapman teve de ficar apenas como co-roteirista do filme, pois o estúdio havia alegado “diferenças criativas” para retira-la do cargo de diretora.

Imagem de capa do item

Solo: Uma História Star Wars

Diretor Original: Phil Lord e Chris Miller

Diretor Substituto: Ron Howard

Um dos casos mais recentes em que podemos exemplificar mudanças de direção.

Phol Lord e Chris Miller gravaram o filme por cerca de seis meses, antes que fossem demitidos pelo estúdio e substituídos por Ron Howard. Lord e Miller alegaram que a decisão de sair havia sido verdadeiramente por “diferenças criativas”, pois a visão deles e do estúdio não estava alinhada.

Imagem de capa do item

Ratatouille

Diretor Original: Jan Pinkava

Diretor Substituto: Brad Bird

Jan Pinkava foi o responsável por criar o argumento dessa belíssima animação, e posteriormente ficaria responsável pela direção, mas isso acabou não acontecendo.

Brad Bird havia dirigido recentemente o sucesso Os Incríveis, a Pixar achava que Ratatouille precisava de um estímulo para que ficasse mais “comercialmente amigável”, e resolveu tirar Pinkava da direção e colocar Bird em seu lugar, fazendo com que o filme ganhasse um Oscar de Melhor Animação.