10 filmes que são inspirados por clássicos da literatura e talvez você não saiba!

Capa da Publicação

10 filmes que são inspirados por clássicos da literatura e talvez você não saiba!

Por Evandro Lira

Há vários clássicos da literatura mundial da qual ouvimos falar, mas que nem sempre tivemos a oportunidade de ler. Mas se você já assistiu alguns desses filmes, você certamente conhece boa parte do enredo deles.

Confira aqui 10 filmes que talvez você não saiba que são inspirados em grandes clássicos da literatura!

Imagem de capa do item

O Rei Leão

Este talvez seja o caso mais famoso da lista. Rei Leão, o clássico da Disney lançado em 1994 conta a história de um jovem príncipe em conflito que foge e sofre com a morte prematura do pai, tramada pelo tio que agora se tornou o dono do trono que é seu por direito.

Mas esta também a história de 'Hamlet", peça escrita entre os anos 1599 e 1601 por William Shakespeare. Nela, há até mesmo a inspiração por trás de Timão e Pumba, os amigos engraçadinhos do príncipe.

Imagem de capa do item

Meu Namorado é Um Zumbi

E se Romeu, do grande épico Romeu e Julieta, fosse um zumbi? É isso que Meu Namorado é um Zumbi propôs ao apresentar a história maluca de um mundo pós-apocalíptico onde um zumbi e uma humana só querem viver o seu amor.

Mas claro que o cenário não é favorável para os pombinhos, que precisam enfrentar toda a reação em cadeia que esse romance gera no mundo dos mortos-vivos.

O filme é adaptado do livro "Warm Bodies", de Isaac Marion, que por sua vez é uma releitura da trágica peça de William Shakespeare, Romeu e Julieta.

Imagem de capa do item

10 Coisas que Odeio em Você

Olha Shakespeare aqui de novo! O lendário dramaturgo também inspirou esse que é um dos grandes clássicos adolescentes dos anos 90. 10 Coisas que eu Odeio em Você centra-se na história das irmãs Kat e Bianca.

Bianca, a mais nova, quer muito namorar, mas seu pai só vai permitir que isso aconteça depois que Kat, sua irmã mais velha, arranje um namorado. Mas Kat não tem o menor interesse nisso, tendo inclusive uma visão bem negativa sobre garotos no geral.

Na peça, "A Megera Domada", algo semelhante acontece. Katherina é a mais velha de duas irmãs, e com um gênio terrível, afasta todos os pretendentes que surgem, para desespero da sua irmã Bianca, que só vai conseguir casar depois que a sua irmã tiver feito isso primeiro.

Imagem de capa do item

Apocalypse Now

O responsável por traduzir o romance de Joseph Corand, "O Coração das Trevas", para as telonas foi ninguém menos que Francis Ford Coppola. Com Apocalypse Now, seu épico de guerra, Coppola alterou os nomes do livro original e transportou o cenário da África colonial para a sangrenta Guerra do Vietnã.

Mas de um modo geral, a história permaneceu a mesma. Um homem é contratado para viajar através de um rio em busca do paradeiro de um homem, e lá ele tem contato com diversas culturas e meio de vidas diferentes, enquanto busca lutar contra seus medos mais sombrios e profundos.

Imagem de capa do item

A Mentira

Essa comédia estrelada por Emma Stone apresenta Olive, uma garota impopular que acaba contando uma mentira que foge ao seu controle. Ao dizer que transou com um cara da faculdade, uma religiosa e fofoqueira da escola espalha para todo mundo, tornando Olive a garota mais desavergonhada da instituição.

O filme foi inspirado pelo livro "A Letra Escarlate", que conta a história da jovem Hester, que chega à colônia de Massachusetts Bay, engravida e se recusa veementemente a dizer o nome do pai da criança. A população não aceita essa escolha e a obriga a usar a letra A, de "adúltera", sempre visível.

Em A Mentira, Olive usa um A sobre as roupas em referência ao livro.

Imagem de capa do item

Ela é Demais

Ela é Demais é uma adaptação moderna da peça teatral de George Bernard Shaw, "Pigmalião", que também inspirou o grande clássico My Fair Lady, de 1964.

Estrelado por Freddie Prinze Jr. e Rachel Leigh Cook, Ela é Demais foi um dos filmes mais populares do final dos anos 90, e conta a história de um garoto desesperado para recuperar sua reputação após ter levado um pé na bunda. Como parte de uma aposta, ele tenta ganhar a confiança da nerd Laney Boggs e ajudá-la a se tornar a próxima rainha do baile da escola.

Na trama da peça original, Hugh Pickering aposta que é capaz de transformar uma simples vendedora de flores numa dama da alta sociedade num espaço de seis meses.

Imagem de capa do item

O Diário de Bridget Jones

Um dos romances mais adaptados da história, "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, ganhou uma versão menos óbvia que se tornou muito querida em 2001: O Diário de Bridget Jones.

O filme é na verdade uma adaptação do livro de Helen Fielding, mas que bebe muito da trama do célebre clássico de Austen. No longa, Renée Zellweger vive Bridget Jones, um tipo de Elizabeth Bennet que se apaixonou por Mark Darcy - o Mr. Darcy de Orgulho e Preconceito, que inclusive é vivido por Colin Firth, que interpretou Mr. Darcy na minissérie do BBC.

Imagem de capa do item

As Patricinhas de Beverly Hills

Cher Horowitz, vivida por Alicia Silverstone em As Patricinhas de Beverly Hills, tem muitas semelhanças com Emma Whoohouse, protagonista do livro "Emma", de Jane Austen.

As duas são ricas e cheias de boas intenções, o que faz com que elas decidam bancar o cupido. No entanto, as coisas causam mais problemas do que soluções e ainda colocam em risco a sua própria felicidade no amor. Essa é a trama de Emma e também de sua releitura moderna, o longa que já se tornou um clássico dos anos 1990.

Imagem de capa do item

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Ok, o terceiro e último filme da série Batman, idealizada por Christopher Nolan, é obviamente baseada nos quadrinhos da DC. Mas os próprios roteiristas do longa, Christopher e seu irmão Jonathan Nolan, admitiram que O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi fortemente inspirado por "Um Conto de Duas Cidades", de Charles Dickens.

Para eles, os tempos sombrios e angustiantes apresentados no romance eram o cenário perfeito para o filme final do Batman, e foi exatamente o clássico de Dickens que inspirou boa parte do roteiro.

Vários dos elementos do livro estão lá. Órfãos que se sacrificam em atos heróicos, personagens endurecidos que são "obrigados" a cometer roubos, e uma revolta populista ocupa o centro da trama. Para deixar tudo ainda mais claro, ao final do filme, o Comissário Gordon lê as linhas finais de Um Conto de Duas Cidades.

Imagem de capa do item

Ela é o Cara

Nem só de tragédias vive o homem. William Shakespeare também inspirou a divertida comédia dos anos 2000, Ela é o Cara.

Na trama, acompanhamos Viola, uma menina que se disfarça do seu irmão gêmeo, Sebastian, e que por acidente acaba seduzindo a jovem Olivia e se apaixonado pelo atleta Duck - vivido por Channing Tatum. Este é o mesmo plot de "Noite de Reis", descrita como uma comédia romântica de Shakespeare.