10 filmes icônicos que completarão 20 anos em 2017!

Capa da Publicação

10 filmes icônicos que completarão 20 anos em 2017!

Por Márcio Jangarélli

1997 também foi um grande ano para o cinema. Foi aí que Milla Jovovich fez um de seus maiores papéis, que os deuses gregos viraram animação na Disney e que um iceberg surgiu no caminho de um navio famoso. Aqui estão 10 filmes icônicos que completam 20 anos em 2017! Dá pra acreditar que já faz tanto tempo?

Imagem de capa do item

O Quinto Elemento

Não é a ficção científica mais estranha que existe, mas os níveis de loucura de "O Quinto Elemento" são bem elevados – e isso é ótimo. Temos aqui uma antiga raça alien que visita a Terra prometendo parar um grande mal, deixando para trás quatro pedras com a chave da sobrevivência do planeta.

Um futuro distante e vários personagens bizarros depois, O Quinto Elemento de Luc Besson estreou em 7 de Maio de 1997 e se tornou um clássico do gênero, ajudando Milla Jovovich arrancar na sua carreira para o estrelato.

Imagem de capa do item

Anastasia

Não é Disney, mas é uma das grandes animações dos anos 90. Mesmo não sendo da casa do Mickey, o público acompanhou e amou a história fantástica da Grande Duquesa Russa e seu confronto com o feiticeiro Rasputin. Anastasia estreou em 21 de Novembro de 1997 pela Fox e ainda bate no coração de muita gente por aí.

Imagem de capa do item

Hercules

97 também foi um ano mitológico. No caso das animações Disney, temos o lançamento do ótimo Hérculesque divergiu um pouco das histórias fantásticas anteriores contadas pelo estúdio.

O filme reconta o clássico mito do herói e apresentou um dos melhores vilões das animações dos estúdios Mickey – o Hades. Mesmo que não tenha lucrado tanto nos EUA, Hércules foi um sucesso mundial, rendendo alguns trocados para a empresa.

Imagem de capa do item

Con Air - A Rota de Fuga

O que seria dessa lista sem um filme com o Nicolas Cage? Con Air é tudo aquilo que os fãs amam em um longa do Michael Bay – explosões gigantescas, cenas de ação, personagens simples, mas memoráveis e uma história fácil. E nem é do Michael Bay!

Con Air estreou em 6 de Junho de 1997 e foi um dos maiores sucessos do ano, em uma época onde Cage era um ator muito cotado para filmes de ação.

Imagem de capa do item

Gattaca

Jude Law, Uma Thurman e Ethan Hawke em uma ficção científica. Gattaca, hoje, parece ótimo e é um clássico do gênero, mas na época não foi tão bem recebido.

De 24 de Outubro de 1997, a trama de Andrew Niccol fala sobre os perigos da engenharia genética, em uma narrativa densa, um design futurista e uma filosofia interna sobre destino, sociedade e o futuro do planeta.

Imagem de capa do item

Batman e Robin

Muita gente reclamando de Batman vs Superman e da nova tomada do Homem-Morcego nas telas, mas, há 20 anos, um dos pesadelos dos fãs do herói vinha à tona. Batman e Robin, de Junho de 1997, não é o pior filme já feito, mas é um passado que gostaríamos de esquecer.

Temos George Clooney como Bruce Wayne e, bom, digamos que não foi o melhor papel do ator. O marco do longa fica para Arnold Schwarzenegger como Senhor Frio e Uma Thurman como Hera Venenosa. Fica para você decidir se é um marco bom ou ruim.

Imagem de capa do item

Austin Powers

Uma das melhores franquias de humor dos anos 90, Austin Powers é simplesmente icônico e já está completando 20 anos! Como assim, não é mesmo?

O filme é absurdo, mas muito inteligente e isso faz toda a diferença. Não, não é a melhor produção do mundo. Nem de 1997. Mas é um ícone pop que, de tempos em tempos, volta a ser meme.

Imagem de capa do item

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado

O que você estava fazendo no verão de 1997? "Eu sei o que você fez no verão passado" é um clássico do terror adolescente dos anos 90 e sintetiza muito bem o gênero na década.

Estreando em Outubro de 97, somos apresentados à história assustadora de cinco jovens que, acidentalmente, atropelam um estranho e tentam encobrir o crime. Um ano depois... bom, o título do filme fala por si mesmo.

Imagem de capa do item

MIB - Homens de Preto

Will Smith tem muito a agradecer aos aliens por sua carreira cinematográfica. Na década de 90, o ator foi a estrela de dois grandes filmes com a temática: Independence Day e o ótimo MIB. E os Homens de Preto também estão completando 20 anos.

Marcados na cultura pop, a história do Agente J, do Agente K e da agência secreta do governo encarregada de cuidar de ameaças aliens é sensacional.

Imagem de capa do item

Titanic

Pinte-me como uma de suas francesas. Nada – nada – é mais icônico em 1997 que o lançamento do clássico Titanic. O que dizer sobre a produção que não seja repetitivo?

É um ícone da cultura pop, um monstro de bilheterias, todo mundo lembra de Jack e Rose e, até hoje, escutamos a Celine Dion cantando que, mais uma vez, você abriu a porta e agora você está no meu coração e meu coração continuará e continuará... Pra entrar no clima, é só clicar aqui.

Qual desses filmes é o seu favorito? Esquecemos alguma produção importante de 1997? Vocês também amam Titanic? Não esqueçam de comentar!