10 filmes de anime que você precisa assistir!

Capa da Publicação

10 filmes de anime que você precisa assistir!

Por Gus Fiaux

O anime é uma das formas de arte mais populares no mundo. Original da ásia, os desenhos animados carregam em si traços culturais de povos chineses, japoneses e coreanos, envolvidos por um estilo de animação diferente de tudo que temos no ocidente.

E não pense que esse é um formato utilizado apenas em séries e adaptações de mangás. Muitos animes são produzidos no formato de longa-metragem, e alguns inclusive são feitos a partir de histórias originais. Por isso, você verá aqui 10 grandes filmes em anime para assistir!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, 1988)

O Studio Ghibli é referência quando se trata de animes e filmes animados. Fundado por Hayao Miyazaki e outros criadores, a empresa produziu grandes clássicos - e muitos deles você verá aqui na lista. Um dos primeiros lançamentos do estúdio, aclamado até hoje, é o belíssimo Meu Amigo Totoro.

O longa é muito fofo e conta a história de duas garotinhas, Satsuki e Mei, que se mudam para perto hospital onde sua mãe está internada. Em meio a esse caos, elas acabam conhecendo Totoro, um bicho gigantesco que só pode ser visto por crianças, e que logo faz parte da jornada das duas em um momento tão delicado. Prepare-se para chorar muito.

Imagem de capa do item

Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no haka, 1988)

A Segunda Guerra Mundial é um tema sensível que ainda traz sérias repercussões para o Japão, mesmo tendo sido encerrada há mais de meio século. Em Túmulo dos Vagalumes, esse evento tão sangrento na história da humanidade toma uma proporção ainda maior, já que segue a vida de dois meninos, filhos de um soldado convocado pelo exército japonês.

O filme já começa com um momento extremamente triste e denso, e logo depois vemos a vida de Seita e Setsuko antes dos eventos que os levaram até ali. O longa é famoso justamente por oferecer a perspectiva dos inocentes no meio da guerra - e é uma das obras mais emocionantes e trágicas já fabricadas pelo Studio Ghibli.

Imagem de capa do item

Akira (1988)

Uma das maiores referências no que diz respeito à cultura cyberpunk e à ficção científica oriental, Akira é baseado no mangá homônimo de Katsuhiro Otomo (que também assume a direção do longa-metragem. Na trama - que se situa no ano de 2019 -, vemos o líder de uma gangue de motoqueiros que começa a desenvolver habilidades especiais.

Eventualmente, esses poderes acabam ameaçando a vida do próprio rapaz, que perde sua sanidade e precisa ser impedido de cometer atrocidades terríveis. O legado de Akira é sentido até hoje, já que o filme influenciou vários animes posteriores e até mesmo produções de Hollywood, como A Origem e Poder Sem Limites.

Imagem de capa do item

O Fantasma do Futuro (Kôkaku Kidôtai, 1995)

Um dos animes influenciados diretamente por Akira é o icônico Ghost in the Shell - conhecido no Brasil como O Fantasma do Futuro. O longa conta a história da Major Motoko Kusanagi, uma agente policial que precisa lidar com a presença de um vilão tenebroso, o hacker conhecido como Mestre das Marionetes.

O filme é conhecido por seu visual magistral e uma ambientação cyberpunk bem nítida, que também acabou servindo de inspiração para vários outros filmes e séries. No entanto, o que realmente move a história e é considerado o ponto alto da obra é a discussão em torno de humanidade e a construção da identidade a partir de um mundo tecno-orgânico.

Imagem de capa do item

Princesa Mononoke (Mononoke-hime, 1997)

Ambientada em uma importante era da história do Japão, conhecido como Período Muromachi, a história de Princesa Mononoke é comovente e cheia de ação, tornando-se um dos filmes mais clássicos do Studio Ghibli - e é perfeita para quem gosta de animes mais carregados de conceitos folclóricos e espirituais.

Aqui, vemos um príncipe chamado Ashitaka, que acaba se envolvendo em uma grande guerra entre os deuses da floresta e os humanos que querem devastá-la para consumir seus recursos. No meio da jornada, ele acaba se deparando com a misteriosa Mononoke, que o ajudará a encarar uma nova perspectiva sobre a vida, a natureza e a espiritualidade.

Imagem de capa do item

Perfect Blue (Pâfekuto burû, 1998)

Se você gosta de histórias de terror e thriller psicológico, uma boa opção talvez seja Perfect Blue, a obra-prima do diretor Satoshi Kon. O longa disseca o conceito da obsessão por celebridades e a vida doentia causada pela fama, já que narra a história de Mima Kirigoe, uma integrante de um popular grupo de idols.

Tudo começa a ir de mal a pior quando Mima passa a ser perseguida por um stalker ao abandonar o grupo para se tornar atriz. A partir daí, sua vida começa a virar um verdadeiro filme de terror, com sua saúde - e sanidade - por um fio. É um dos longas que inspirou vários filmes de Darren Aronofsky, como Cisne Negro e Réquiem para um Sonho.

Imagem de capa do item

A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001)

Qualquer filme que fale de animes famosos não estaria completo sem a presença de A Viagem de Chihiro, uma das animações mais aclamadas do Studio Ghibli, e que se popularizou mundialmente, chegando a receber o Oscar de Melhor Filme Animado em 2002. Aqui, conhecemos Chihiro, uma menininha que acaba se vendo em um mundo bizarro e mágico.

Tudo acontece quando ela se perde dos seus pais, durante a viagem para o novo lar da família. A partir daí, ela encontra espíritos, seres demoníacos e inclusive confronta uma bruxa tenebrosa: a Yubaba. O longa lida, de certa forma, com temáticas adultas e densas, como abandono infantil e a perda da inocência - ao mesmo tempo em que é divertido, colorido e cheio de vida.

Imagem de capa do item

A Garota que Conquistou o Tempo (Toki o kakeru shôjo, 2006)

Produzido pela Madhouse - outra importante companhia de animações orientais -, A Garota que Conquistou o Tempo é uma adaptação de um aclamado livro, que já havia sido transformado em filmes live-action. O longa conta a história de uma menina que, repentinamente, ganha a capacidade de viajar no tempo, e passa a utilizar esse poder para consertar erros passados.

Dirigido por Mamoru Hosoda, o longa é apenas um entre várias obras do cineasta que lidam com o conceito de viagem temporal e a influência desse dom na vida de quem o utiliza. É um filme que lida muito bem com a ideia de efeito borboleta - e que oferece uma perspectiva nova para esse subgênero tão recorrente da ficção científica.

Imagem de capa do item

O Conto da Princesa Kaguya (Kaguyahime no monogatari, 2013)

Um dos lançamentos mais recentes do Studio Ghibli, O Conto da Princesa Kaguya talvez seja o filme mais diferente desta lista por conta de seu estilo de animação, que está mais próximo de pinturas e arte clássica do período feudal japonês. Seu nível de detalhismo é tão grande que até hoje é considerado o filme nipônico mais caro da história.

O longa narra a história de Kaguya, uma menina que é encontrada por um ceifador de bambu e criada por ele como se fosse sua própria filha. Ela logo cresce, se tornando uma mulher consciente de seus deveres e perseguida por um grande mistério de seu passado - que ela logo terá de encarar para proteger aqueles que ama.

Imagem de capa do item

Your Name. (Kimi no na wa., 2017)

O anime com a maior bilheteria de todos os tempos, Your Name. é uma história de tirar o fôlego, dirigido por Makoto Shinkai - o mesmo cineasta por trás de outra grande obra japonesa contemporânea, Cinco Centímetros por Segundo. Aqui, vemos uma garota do interior do Japão e um menino da cidade que são capazes de trocar de corpo.

Com essa habilidade recém-descoberta, os dois embarcam em uma grande jornada juntos, descobrindo novas coisas a respeito das vidas completamente opostas que possuem. É um longa emocionante que foi elogiado mundialmente, e ganhará uma adaptação em live-action nos Estados Unidos em breve, dirigida por Marc Webb.