Capa da Publicação

10 filmes da Marvel e DC com as maiores equipes de super-heróis!

Por Gus Fiaux

Para a lista, estamos considerando diferentes formações de uma mesma equipe, o que justifica a repetição de certos grupos. Além disso, estamos contando apenas com pessoas que se envolvem nos combates de forma física e integram uma equipe de vigilantes, o que exclui todos os alunos mais jovens dos X-Men, por exemplo.

Estaremos também falando de filmes já anunciados porém ainda não lançados, desde que todos os atores que interpretam os membros da equipe já estejam confirmados oficialmente – por mais óbvio que seja, e por isso, não espere ver a Liga da Justiça aqui ainda.

A lista é inspirada na sugestão do fã ianmpp5 em nosso snapchat, legiaodosherois. 

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia

O filme lançado em 2014 teve a função de estabelecer e popularizar uma das equipes mais carismáticas e chamativas, nos cinemas e nos quadrinhos, iniciando uma verdadeira mania em cima do Senhor das Estrelas e cia.

A equipe principal da trama é composta por cinco membros: Senhor das Estrelas, Groot, Rocky Racum, Gamora e Drax.

Imagem de capa do item

Os Vingadores

Um grande marco na história das adaptações cinematográficas de quadrinhos, Os Vingadores foi responsável por unir vários heróis que vinham sendo apresentados em seus próprios filmes, e realizar um grande crossover entre eles, gerando uma emocionante história que rendeu um bilhão e meio de dólares nas bilheterias.

Sua formação central de heróis é composta por Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Viúva Negra, Hulk e Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

Watchmen

Se considerássemos os Minutemen, Watchmen merecia estar alguns itens à frente nessa lista, porém, o filme que adapta a obra-prima de Alan Moore e Dave Gibbons nos quadrinhos possui um grupo não-alinhado de heróis (e um "vilão") um pouco mais reduzido que sua formação anterior e secundária à trama.

São eles o Rorschach, a Espectral II, o Comediante, o Coruja e Ozymandias. Ah, e claro, o onipotente e poderosíssimo Dr. Manhattan.

Imagem de capa do item

X-Men 2

X-Men 2 é considerado um dos melhores filmes já feitos envolvendo os heróis mutantes da Marvel, e é sem dúvidas o melhor de sua trilogia. Grande parte disso vem da forma com a qual o filme dosa bem sua extensa quantidade de personagens.

Totalizando 8 heróis que fazem parte da equipe principal, temos Ciclope, Jean Grey, Wolverine, Tempestade, Vampira, Homem de Gelo, Noturno e Charles Xavier. E isso sem contar os estudantes - que como explicamos na introdução, não entram para a contagem.

Imagem de capa do item

X-Men: Primeira Classe

Logo em seguida, temos outro filme mutante - um padrão que deve se repetir mais à frente -, dessa vez, o aclamado X-Men: Primeira Classe, filme que busca revisitar as origens da equipe, e relacioná-las com a relação conturbada de Charles Xavier e Magneto, de como eles deixam de ser amigos e passam a ser fervorosos rivais.

Quando a equipe está estabelecida, temos Destrutor, Angel, Darwin, Mística, Banshee, Fera, Xavier, Moira MacTaggert e Magneto.

Imagem de capa do item

Vingadores: Era de Ultron

Para enfrentar uma ameaça ainda maior, os Vingadores precisaram de uma incrementada e, em decorrência disso, sua segunda formação teve alguns heróis a mais do que o esperado, o que nos ajudou a ter uma noção de como a equipe é cada vez que expande seus territórios.

Os Vingadores presentes nesse filme são o Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Viúva Negra, Hulk, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Visão. E ainda há uma participação do Máquina de Guerra, além de uma terceira formação ao final do filme - ainda que ela tenha um número menor de participantes.

Imagem de capa do item

Capitão América: Guerra Civil

Um dos filmes mais aguardados de 2016, Capitão América: Guerra Civil faz algo sem precedentes e nos traz nada menos que treze personagens de destaque, algo visto pela primeira vez na história do Universo Cinematográfico da Marvel, ainda que tratem-se de duas equipes diferentes que irão se confrontar.

Na equipe pró-Registro (ou Acordos, no cinema), temos Homem de Ferro, Máquina de Guerra, Visão, Viúva Negra e Pantera Negra, além de possivelmente o Homem-Aranha. Já contra eles, encontramos o Capitão América, a Feiticeira Escarlate, o Soldado Invernal, a Agente 13, o Homem-Formiga, o Falcão e o Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Sendo considerado o filme com o maior elenco de heróis ativos já feito até agora - excluindo os que ainda não foram lançados -, Dias de um Futuro Esquecido conta com uma expansão na equipe, proporcionada pela trama paralela que une passado e futuro.

Na equipe do passado, temos Fera, Charles Xavier e Wolverine, enquanto na equipe do futuro, além do Wolverine e de Xavier, nos deparamos com Magneto, Tempestade, Bishop, Homem de Gelo, Lince Negra, Blink, Mancha Solar, Apache, Colossus e Vampira.

Imagem de capa do item

X-Men: Apocalipse

A conclusão da trilogia iniciada em X-Men: Primeira Classe deve fazer jus aos seus longas anteriores, e com isso, teremos uma vasta variedade de heróis unidos, alguns integrantes dos X-Men e outros que devem se bandear para o lado de Apocalipse, ainda que tenham sido parte dos Filhos do Átomo.

Xavier, Magneto, Psylocke, Tempestade, Jean Grey, Ciclope, Noturno, Jubileu, Mística, Fera, Mercúrio, Moira, Destrutor e Arcanjo são os representantes principais da equipe no filme, ainda que, daí, quatro sejam cercados e usados pelo mutante Apocalipse como seus quatro cavaleiros.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde

A prova viva de que qualidade e quantidade nem sempre andam juntas reside em Lanterna Verde. Apesar de possuir a história focada em um ser humano normal que recebe um anel de poder e passa a viver como um Lanterna Verde, o filme expande seus horizontes de forma superficial e nos apresenta a Tropa dos Lanternas Verdes.

Residindo no planeta Oa, a Tropa é o maior grupo de heróis já visto nos cinemas. Como estabelecido no filme, o universo possui 3600 setores, tendo um Lanterna Verde designado para cada setor. Uma pena que A) o filme é tão ruim e B) a Tropa é um elemento tão subdesenvolvido.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux