Capa da Publicação

10 filmes animados incríveis que não são da Disney!

Por Guilherme Souza

A Disney é referência no mercado de animações, contudo, ao longo dos anos, outros estúdios também lançaram animações marcantes e que fizeram parte da infância de muita gente.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas animações memoráveis que não foram produzidas pela Casa do Mickey Mouse. Caso se lembre de mais alguma, não deixe de nos contar através dos comentários.

Imagem de capa do item

Todos os Cães Merecem o Céu

Os cachorros sempre foram descritos como os melhores amigos do homem, mas em Todos os Cães Merecem o Céu, vemos que eles podem literalmente ser anjos da guarda.

No longa, um cachorro vira-lata é assassinado por seu sócio, um outro cachorro de nome Cicatriz. Quando ele retorna à Terra para se vingar acaba ajudando uma garotinha órfã que era mantida presa por Sarnento, se tornando o protetor dela. A descrição da história já é emocionante por si só, mas o filme ainda consegue ser um marco para muito gente.

Imagem de capa do item

A Princesa Encantada

Os contos de fada estão recheados de princesas encantadas, enfeitiçadas, envenenadas e tudo o mais e, A Princesa Encantada é mais um belo exemplo disso.

Baseado no ballet “O Lago dos Cisnes”, o longa acompanha a história de Odette, que foi raptada e mantida em cativeiro por um feiticeiro, que a condenou a viver como um cisne durante o dia e voltar à forma humana durante a noite.

Imagem de capa do item

Anastasia

Um dos filmes de princesas mais famosos e queridos, que não foram produzidos pela Disney é Anastasia, a princesa russa que tenta reencontrar sua família enquanto tenta escapar das garras do maléfico Rasputin.

O longa conta com uma visão mais adulta e realista quando comparado com as animações do gênero que são produzidas pela Disney, além de possuir uma estética visual única e personagens extremamente carismáticos. Outro ponto positivo é sua trilha sonora, no qual uma das músicas chegou até a ganhar uma versão interpretadas pela cantora Thalía.

Imagem de capa do item

Simbad - A Lenda dos Sete Mares

Baseado no clássico conto As Mil e Uma Noites, Simbad - A Lenda dos Sete Mares é outra animação incrível que ficará eternizada na memória de muita gente.

O estilo visual da animação mescla as tradicionais técnicas 2D com elementos em 3D, criando cenários, personagens e sequências fantásticas. Além da parte visual, o filme se destaca por sua história, que narra as aventuras do marinheiro Simbad se desvencilhando das ameaças impostas pela Deusa Eris para tentar salvar a vida de seu melhor amigo de infância.

Imagem de capa do item

Ferngully - As Aventuras de Zack e Crysta na Floresta Tropical

As animações sempre possuem uma camada que vai além do entretenimento e visa ensinar algo para as crianças e em Ferngully - As Aventuras de Zack e Crysta na Floresta Tropical, vemos isso sendo elevado à enésima potência.

A história acompanha a jornada de Crysta, uma fada em treinamento que acaba entrando em contato com um humano e o encolhendo por acidente. A chegada dos humanos na floresta acaba libertando um espírito maligno chamado Hexxus, que se alimenta de poluição e busca destruir a natureza. O longa possui muitos momentos marcantes, incluindo suas canções.

Imagem de capa do item

Os Dinossauros Voltaram

Steven Spielberg pode ser considerado o arauto dos dinossauros em Hollywood. Depois de ter feito sucesso com a franquia Jurassic Park, a produtora de Spielber resolveu investir nos seres pré-históricos novamente, mas desta vez em forma de animação.

Em Os Dinossauros Voltaram, acompanhamos um grupo de Dinossauros que perderam seu lado irracional e animalesco e se tornaram dóceis e inteligentes, no qual acabam entrando em uma grande aventura com as crianças Louie e Cecila.

Imagem de capa do item

Era uma vez na Floresta

Era Uma Vez na Floresta é o tipo de animação que faz até adultos chorarem. Um gás venenoso mata diversos animais na floresta, incluindo os pais de uma camundongo chamada Abigail, porém quando ela tenta resgatar seus pais, também acaba ficando envenenada e quase morta.

Assim, seus amigos saem em uma jornada em busca de uma erva que pode curá-la, mas será que eles voltarão a tempo?. O longa é cheio de personagens carismáticos, perigos e muita emoção.

Imagem de capa do item

Em Busca do Vale Encantado

Os anos 90 foram o auge dos dinossauros. Mais uma vez, Steven Spielberg estava por trás de uma animação baseada nas criaturas jurássicas, mas desta vez, acompanhado de ninguém menos que George Lucas, a mente por trás da franquia Star Wars.

Spielberg e Lucas produziram a animação Em Busca do Vale Encantado, que ganhou uma infinidade de sequências. A animação acompanha as aventuras de Littlefoot e seus amigos, em busca de um local seguro para viverem em uma Terra que está mudando e oferecendo riscos para a vida dos dinossauros. Essa é mais uma animação cheia de momentos marcantes e emocionantes.

Imagem de capa do item

O Príncipe do Egito

Baseada no conto bíblico de Moisés, O Príncipe do Egito acabou se tornando um épico animado, adaptando com perfeição os eventos narrados pelo livro sagrado.

O longa conta com diversos elementos marcantes e carregados de emoção, incluindo sua trilha sonora, que foi reconhecida pelo Oscar com uma indicação na categoria “melhor trilha sonora”. Independente da religião do espectador, o longa merece ser apreciado como um entretenimento de qualidade.

Imagem de capa do item

O Gigante de Ferro

Por fim, não podemos nos esquecer de O Gigante de Ferro, um dos queridinhos dos fãs de filmes animados.

Dirigido por Brad Bird (Os Incríveis), o longa narra as aventuras de um garoto que se encontra com um robô alienígena e tenta ensiná-lo a ser um super-herói. Caso ainda não tenha visto, não perca mais tempo, você com certeza irá se emocionar.

Imagem de perfil
Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'