10 fatos e curiosidades sobre X-Men: A Série Animada

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre X-Men: A Série Animada

Por Felipe de Lima

Criação

Em 1989 houve a primeira tentativa de criar uma série animada dos X-Men e um puloto foi produzido, sendo entitulado como Pryde of the X-Men, porém ele logo foi descartado.

Mas em 1991 foi aprovada uma temporada de X-Men e 13 episódios deveriam ser produzidos até o Dia do Trabalho em setembro de 1992, porém devido a atrasos na produção a sério só saiu no fim de Outubro. Trazendo centenas de erros de animação no primeiro episódio, devido à limitação de tempo para a produção. O segundo episódio tinha cerca de50 cenas faltando, o que fez a Fox romper com a equipe de animação.

Quando Fox re-exibiu o piloto, no início de 1993, os erros foram todos corrigidos e série seguiu em frente. X-Men se destaca como o desenho animado mais duradouro da Marvel, com 76 episódios.

Imagem de capa do item

Quadrinhos

"X-Men Adventures" foi uma história em quadrinhos que se passava no mesmo universo que a série animada. Ela começou em Novembro de 1992 e adaptou as três primeiras temporadas da animação, até se tornar "Adventures of the X-Men" em Abril de 1996, continuando semanalmente as histórias apresentadas antes do cancelamento do desenhos, ela durou até Março de 1997.

Imagem de capa do item

Cura

X-Men 3: O Confronto Final é um dos piores filmes dos X-Men, principalmente por querer adaptar o contexto da "Cura Mutante", que foi introduzido por Joss Whedon (Diretor de Vingadores 1 e 2) nos quadrinhos dos X-Men em meados dos anos 2000.

O que grande parte das pessoas não sabem, ou não se lembram, é que a tal cura mutante foi primeiramente criada par o episódio "A Cura" da primeira temporada de X-Men: A Série Animada.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

Os X-Men apareceram na série animada do Homem Aranha, onde o teioso procura a ajuda dos mutantes para desacelerar mutações físicas quem vem ocorrendo em seu corpo.

Imagem de capa do item

Dias de Um Futuro Esquecido

X-Men: A Série Animada também adaptou o arco Dias de um Futuro Esquecido, que foi traduzido como Dias de um Futuro Passado.

Nessa versão, quem viaja no tempo para impedir o assassinato de uma importante figura política é o mutante Bispo, porém ao retornar para o futuro, ele descobre que nada mudou.

Quando foi confirmada que Bispo estaria na adaptação cinematográfica de Dias de um Futuro Esquecido, muitos fãs especularam que seria ela ele quem viajaria no tempo.

Imagem de capa do item

Video Games

A série animada foi adaptada para diversos jogos.

X-Men (1993)

X-Men: Mutant Apocalypse (1994)

X-Men: Children of the Atom (1994)

Marvel Super-Heroes (1995)

X-Men vs. Street Fighter (1996)

Marvel Super Heroes vs. Street Fighter (1997)

Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998)

As Aberturas Japonesas

Duas novas aberturas em forma de anime foram feiras para o lançamento da animação no Japão. Elas eram bastante diferentes da original e bem mais maneiras!

Imagem de capa do item

Essência

A série animada conseguiu captar muitos aspectos da essência dos X-Men dos quadrinhos, tratando de temas que envolvem as minorias.

Frequentemente a série falava sobre fé, divorcio, holocausto, AIDS e racismo, sem contar as diversas semelhanças entre a descoberta do gene mutante e a homossexualidade.

Imagem de capa do item

Erros na Tradução

Vários erros foram cometidos na tradução da série, principalmente quando se trata dos nomes dos personagens, como aconteceu com o vilão Ômega Vermelho, os membros da Tropa Alfa Pigmeu, Estrela Polar e Aurora, que tiveram seus nomes mantidos em inglês. Outros personagens, no entanto, tiveram seus nomes alterados na tradução, como a vilã Lady Letal, que teve seu nome traduzido como "Dama da Morte".

Mesmo com todos esses erros, as vozes dessa dublagem ficaram marcadas em nosso imaginário, além de nos trazer o eterno Isaac Bardavid como Wolverine. Vale lembrar que essas vozes foram as mesmas utilizadas no filme de 2000.

Imagem de capa do item

Novos Quadrinhos

Uma nova história dos X-Men está chegando, e estará amarrada ao evento das Guerras Secretas.

Curiosamente, esta nova série se passará no universo da série animada dos X-men, e se chama X-Men '92.

Fãs apontam que isso pode servir para a criação de uma nova animação, eu sou um tanto incrédulo quanto a isso, mas quem sabe.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown