10 fases assustadoras em jogos que não são de terror!

Capa da Publicação

10 fases assustadoras em jogos que não são de terror!

Por Lucas Rafael

Existem diversos games com uma fase ou momento com um tom mais assustador que difere do restante que vínhamos jogando até então, causando uma sensação, às vezes, ainda pior  de desconforto e horror. Confira 10 fases assustadoras em jogos que não são de terror!

Imagem de capa do item

Shadow Temple - Ocarina of Time

Esqueça o tom de aventura que permeia a grande parte de sua jogatina em Ocarina of Time - Shadow Temple foi uma fase feita pra te deixar apreensivo. Nela há inimigos, plataformas e armadilhas invisíveis, sem falar da atmosfera em si do nível, nada menos que assustadora, culminando em um navio fantasma em sua conclusão.

Imagem de capa do item

Ocean House Hotel - Vampire The Masquerade : Bloodlines

Embora o hotel Ocean House do RPG Vampire The Masquerade pareça estar vazio, logo nas suas primeiras andanças por ele você percebe a presença de um morador inusitado: um fantasma, que joga as coisas através do ar e apaga e acende luzes. O que assusta pra valer o jogador nessa fase, é que conforme progredimos, mais mortal o fantasma e suas artimanhas vão ficando.

Imagem de capa do item

Halo - Flood

Lembra da primeira aparição do Flood em Halo: CE? Bem, o jogo que até então era um FPS ganha uma camada de suspense a mais nessa fase, conforme você avança numa instalação e vai encontrando pessoas mortas e enlouquecidas, implorando para você retornar para a entrada. A construção de suspense culmina na introdução dos Flood, uma raça parasítica que pode dizimar espécies inteiras. Os Floods são tão temidos em Halo que até a raça antagonista do jogo, Covenants, saem correndo deles.

Imagem de capa do item

Lavender Town - Pokémon Red e Blue

Conhecida por sua trilha sonora soturna, Lavender Town acabou se tornando extremamente conhecido graças a creepypasta de que sua música levava às pessoas a cometerem suicídio. Não bastasse toda a história horripilante, Lavender Town também é um grande cemitério Pokémon.

Imagem de capa do item

Ravenholm (Half-Life 2)

Embora Half-Life 2 possua nuances de terror, Ravenholm leva as coisas para outro nível. Na cidadezinha, temos um grande número de zumbis controlados por headcrabs e pouca munição nos arredores, obrigando o jogador a fazer uso da arma de gravidade, acrescentando ainda mais pro fator gore do nível. Sem falar em toda a ambientação mais tenebrosa do que até então no jogo.

Imagem de capa do item

Espantalho (Arkham Asylum)

Embora as histórias do Batman geralmente sejam temperadas com um clima mais sombrio, o asilo Arkham reforça isso ainda mais com sua estrutura gótica e pacientes insanos e homicidas. No entanto, as sessões em que o jogador, no controle do Morcego, se deparam com o Espantalho, o nível de apreensão aumenta consideravelmente.

Primeiro por que a introdução do personagem no jogo é medonha, segundo, você praticamente brinca de esconde-esconde com um Espantalho gigante quando afetado pelo gás.

Imagem de capa do item

Giygas

Earthbound (ou Mother 2) é um RPG colorido e simpático que se você não jogou, deveria experimentar. No entanto, a vibe amigável do jogo acaba se dissipando nos momentos finais, quando você e sua party enfrentam Giygas, uma criatura alienígena que emite ruídos estranhos, fala coisas sem nexo e distorce completamente a identidade visual do jogo até o momento. Porque uma dose de horror cósmico é tudo que um jogo colorido precisa.

Imagem de capa do item

Fairfax Residence - Swat 4

Swat 4 pode parecer um FPS de ação tática comum - até você chegar no nível de residência Fairfax. Nela, a ambientação perturbadora salta aos olhos tanto quanto a insanidade de um de seus residentes -Lawrence Fairfax- um psicopata responsável por inúmeros sequestros.

Imagem de capa do item

Fort Frolic - Bioshock

Bioshock é um jogo com diversas nuances de terror, sim, mas pra mim ainda é mais um FPS do que um jogo de horror por assim dizer. Exceto pelo nível Fort Frolic, lar de um artista psicopata que realiza obras torturando e assassinando pessoas. Alguns dos splicers encontrados na fase são primeiramente estátuas, que desaparecem depois...para dar o bote no jogador.

Imagem de capa do item

Shalebridge Cradle - Thief 3

Thief é uma franquia de jogos stealth, em que a furtividade é a sua maior aliada. Em um dos níveis, no entanto, você deve roubar a antiga instituição mental Shalebridge. Até aí tudo bem, até que você descobre que a instituição era um orfanato e um manicômio ao mesmo tempo. Fantasmas aparecerem para dificultar as coisas e além disso, toda a ambientação, efeitos sonoros e arquitetura são incríveis, tudo para ajudar na imersão assombrosa do nível.