10 divindades da Marvel e da DC que ainda queremos ver no Cinema!

Capa da Publicação

10 divindades da Marvel e da DC que ainda queremos ver no Cinema!

Por Gus Fiaux

As histórias em quadrinhos sempre se aproveitaram de mitologias e religiões para criar seus personagens. Personagens como Thor, Mulher-Maravilha, Lúcifer e até mesmo Jesus Cristo já tiveram um espaço bem peculiar nas HQs, e já invadiram os cinemas e a televisão.

Nessa lista, reunimos dez divindades – do mundo real ou fictícias – que gostaríamos de ver nos cinemas, aproveitando essa Era de Ouro das adaptações de HQs. São personagens que dariam excelentes filmes solo, ou que poderiam aparecer nos longas de outros heróis, já confirmados ou não!

Créditos: Marvel Comics; DC Comics
Imagem de capa do item

Aquele Acima de Todos

Mais conhecido por seu nome original - The One-Above-All - Aquele Acima de Todos é o título da maior divindade existente no Universo Marvel nas HQs. Trata-se de uma força primordial que concebeu e deu forma a todo o Multiverso, de forma muito similar à figura atribuída a Deus na mitologia judaico-cristã.

Essa entidade até hoje teve poucas aparições nos quadrinhos, mas seria fantástico vê-la introduzida nos cinemas, mesmo que de forma implícita. Além disso, vale lembrar que, em algumas HQs, o personagem toma a forma física de Jack Kirby, o que seria uma excelente homenagem ao desenhista que deu forma a boa parte dos heróis que conhecemos hoje.

Imagem de capa do item

Os Perpétuos

Há muitos anos se discute a possibilidade de um filme baseado na história de Sandman, de Neil Gaiman. E por mais que haja desconfiança da maior parte dos fãs, devido ao teor da história e sua complexidade filosófica, ainda assim adoraríamos conhecer não apenas Morfeu, mas também todos os seus irmãos, os Perpétuos.

Cada Perpétuo representa uma singularidade do universo. Morfeu é o Sonhar, e com ele temos Desejo, Desespero, Destino, Destruição, Delírio e, é claro, Morte - que aliás, é uma das melhores representações da Ceifeira nos quadrinhos. Nas mãos de um diretor criativo e livre, esses personagens extraordinários teriam uma história fantástica.

Imagem de capa do item

Khonshu

Voltando para a Marvel Comics, podemos citar um personagem que tem uma participação essencial nas histórias do Cavaleiro da Lua. Trata-se de Khonshu, o deus da morte e da vingança, baseado em uma divindade egípcia cultuada há milhares de anos. Khonshu foi o responsável por ressuscitar e dar poderes ao mercenário Marc Spector.

Embora seja pouco provável que vejamos um filme do anti-herói, por conta de seu universo mais adulto e violento, ainda assim seria indispensável introduzir essa divindade em uma possível série da Netflix voltada para o personagem. Inclusive, poderiam trabalhar o conceito das personalidades múltiplas de Marc, e como uma delas toma a forma do próprio Khonshu.

Imagem de capa do item

Espectro

E por falar em outra divindade ligada à morte e à vingança, temos o Espectro da DC Comics, que sem dúvidas poderia dar as caras no filme anunciado da Liga da Justiça Sombria. Criado na década de 40, essa entidade se mescla ao corpo de Jim Corrigan, um policial assassinado. Uma vez mesclada ao seu hospedeiro, a entidade parte em busca de vingança.

Anos após sua criação, o personagem passou por diversas mudanças. Um ícone das HQs, John Ostrander deu ao Espectro todo um plano de fundo complexo, onde ele representa um espírito vingativo criado pela Presença - outra importante divindade da DC Comics. Além disso, seria interessante ver um personagem cujos poderes englobam imortalidade e alteração da realidade.

Imagem de capa do item

Vishanti

Entrando nessa área mística, há uma trindade muito importante que ainda queremos ver na franquia do Doutor Estranho. O Vishanti é uma entidade composta por três divindades místicas: o onisciente Agamotto, a onipotente Oshtur e o ancestral Hoggoth. Juntos, eles são a principal fonte de poder do Mago Supremo de cada realidade.

Com a morte da Anciã, é esperado que Stephen Strange assuma o papel do Mago Supremo da Terra, e para isso, seria mais do que honrável vê-lo cruzando o caminho do Vishanti e suas personificações humanas. Além disso, é uma boa ideia explorar a relação de Agamotto, o primeiro Mago Supremo da Terra, com a Joia do Tempo, que é encrustada em sua relíquia mais antiga.

Imagem de capa do item

Circe

Mulher-Maravilha já começou muito bem, apresentando a princesa de Temíscira adentrando o mundo dos homens. Infelizmente, seu vilão foi um ponto fraco do filme, uma vez que Ares não foi muito bem representado e ainda caiu numa série de clichês e diálogos ruins. Ainda assim, temos grandes esperanças para o futuro da franquia, e ver Circe como vilã seria algo inacreditável.

Nas HQs da DC Comics, ela é baseada em uma figura da mitologia grega, e age como a Deusa da Magia. É, sem dúvida alguma, uma das maiores inimigas de Diana Prince, e daria uma excelente inimiga nos cinemas justamente por trazer a divindade mística à altura da amazona. Porém, caso seja adaptada, a Warner precisa ter cuidado para não transformá-la em uma versão 2.0 da Magia de Esquadrão Suicida.

Imagem de capa do item

Hércules

Um semideus clássico na mitologia greco-romana, Hércules, assim como o Thor, também possui sua própria versão modernizada na Marvel Comics, e adoraríamos vê-lo nos cinemas - de preferência, inclusive, em uma disputa contra o próprio Deus do Trovão, já que eles são retratados como amigos e rivais nas HQs.

O filho de Zeus é um personagem extremamente tocante, com diversas falhas e defeitos, mas sem esquecer o lado heroico que o tornou tão popular na mitologia. Gostaríamos muito de vê-lo enfrentando criaturas mitológicas trazidas para a modernidade, e quem sabe, até mesmo batalhando seu meio-irmão Ares - que já foi visualmente referenciado em Thor: Ragnarok.

Imagem de capa do item

Eternos

Curiosamente, os Eternos vieram para as HQs da Marvel também inspirados em heróis da mitologia grega. Criados pelo gênio Jack Kirby, eles são seres humanoides que foram geneticamente modificados pelos Celestiais, ainda na pré-história, e evoluíram, transformando-se em deuses - eles chegaram a tomar o lugar das divindades greco-romanas por um tempo.

Considerando o fracasso lastimável dos Inumanos em sua série televisiva, a Marvel Studios pode encarar com desconfiança a adaptação de uma HQ que tem vários pontos em comum com a trama da série. Ainda assim, um filme da equipe poderia ser algo monumental e épico, além de tecer relações com Thanos e sua família - já que ele também é um Eterno.

Imagem de capa do item

Novos Deuses

Passando da Marvel para a DC Comics, temos outra criação essencial de Jack Kirby - e talvez, sua maior obra-prima nas HQs. Os Novos Deuses são personagens míticos que vivem em dois planetas gêmeos e rivais: Nova Gênese e Apokolips. São personagens extremamente poderosos e sábios, que travam uma contínua guerra entre si.

Esperamos com todas as forças podermos vê-los em peso nos cinemas - principalmente seus maiores expoentes, como Senhor Milagre, Grande Barda e Metron, entre outros. Mesmo que eles não ganhem um filme solo, seria fantástico vê-los aparecendo nas continuações de Liga da Justiça e em outros filmes do Universo Estendido da DC Comics.

Imagem de capa do item

Darkseid

E se falamos dos Novos Deuses de Nova Gênese, também não podemos esquecer do maior inimigo deles, o soberano de Apokolips. Sim, estamos falando do temível Darkseid. Sabemos que, com o Lobo da Estepe em Liga da Justiça, a DC Comics já planeja algo no futuro para o vilão nos cinemas.

O vilão é indiscutivelmente o maior inimigo da Liga da Justiça e talvez até mesmo do Superman nos quadrinhos, tendo participado de inúmeras histórias desses personagens. Queremos vê-lo no cinema, pondo em prática seus planos mais sombrios. Além disso, seria excelente para contrapô-lo a outro vilão cósmico que já está prestes a fazer sua estreia grandiosa nos cinemas, contra outra equipe de heróis...