10 curiosidades que você precisa saber sobre o Gavião Arqueiro!

Capa da Publicação

10 curiosidades que você precisa saber sobre o Gavião Arqueiro!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Circo

O Gavião Arqueiro começou sua jornada em uma origem trágica. Seu pai era abusivo, e sempre ataca Clint, seu irmão mais velho e sua mãe quando bebia. Um dia, ele saiu com a mãe do herói e sofreu um acidente de carro. Clint e seu irmão, Barney, começaram a viver em famílias adotivas, mas nunca duravam muito tempo com uma só família.

Foi aí que os dois fugiram e se juntaram a uma trupe circense itinerante. Lá, Clint se tornou expert no uso de arco-e-flecha, sendo treinado pelo Espadachim, que viria a se tornar um inimigo do herói no futuro.

Imagem de capa do item

Vilão acidental

Clint se tornou uma das principais atrações do circo onde vivia, porém, seu ego era muito inflado, e uma vez, ao ter uma apresentação "interrompida" pelo Homem de Ferro, o arqueiro ficou com inveja e decidiu que era melhor ser um super-herói, para conseguir a atenção que achava que merecia.

Em seu primeiro ato heroico, a polícia o confundiu com um vilão. Isso despertou a ira de Clint, que decidiu agir brevemente como um criminoso - em parte, graças à más influências -, chegando a enfrentar o Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

O Gavião e a Viúva

Uma das mulheres mais importantes da vida de Clint Barton foi Natalia Romanova, a Viúva Negra. Assim que viu o Gavião Arqueiro sendo tratado como um vilão, a espiã russa usou seu charme para torná-lo seu aliado, de modo que ele pudesse trabalhar como um capacho pessoal.

Depois de algum tempo, o Gavião sentia-se culpado por trabalhar como vilão. Isso o fez procurar o Capitão América, e ele logo se tornou parte da segunda formação de Vingadores.

Imagem de capa do item

Golias

Apesar de sua expertise com arco-e-flecha, o Gavião Arqueiro já abandonou suas armas mais de uma vez. Na primeira delas, o herói começou a tomar os soros de crescimento inventados por Hank Pym, tornando-se o alter-ego do Golias.

Quando retornou à sua especialidade, ele passou um breve tempo sendo chamado de Arqueiro Dourado, antes de voltar de vez ao posto de Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

Surdo

Durante uma missão especial, o herói teve de enfrentar um vilão que pretendia usar frequências ultrassônicas e hipnóticas para fazer com que vários super-heróis se matassem.

Ao lado da Harpia, o herói conseguiu derrotar o vilão, mas a um custo terrível: as frequências ultrassônicas o teriam deixado permanentemente surdo. Até hoje, o herói ainda utiliza alguns aparelhos auditivos.

Imagem de capa do item

Líder

Quando os Vingadores se dividiram em equipes diferentes, o Gavião Arqueiro chegou a comandar os Vingadores da Costa Oeste, se tornando um líder bem interessante, ao lado de sua noiva, a Harpia.

A equipe consistia, inicialmente, do Gavião, Homem de Ferro, Harpia, Magnum e Tigresa. Outras adições incluíram a Vespa, Hank Pym e o Cavaleiro da Lua.

Imagem de capa do item

Garanhão

O Gavião Arqueiro é um dos personagens que mais arrasou corações (e teve seu coração arrasado) ao longo de anos de histórias nos Vingadores. O personagem teve um envolvimento amoroso com a Viúva Negra e já chegou a se apaixonar pela Feiticeira Escarlate.

Além disso, ele já teve um breve caso sexual com a Vespa e um romance com a Mulher-Aranha. Contudo, a mulher que realmente tomou conta de sua vida foi a Harpia, com quem já foi inclusive casado.

Imagem de capa do item

Morte

Durante a terrível Queda dos Vingadores, a Feiticeira Escarlate engendrou um ataque à equipe. Uma das "ilusões" criadas por Wanda foi uma emboscada completa por parte de uma frota Kree, e durante o ataque, Clint teve de se sacrificar para salvar a equipe.

Porém, quando a heroína reconstruiu a realidade, em Dinastia M, Clint foi trazido de volta à vida - apenas para ser morto novamente ao final da saga e ressuscitar MAIS UMA VEZ depois que a realidade foi restaurada ao normal.

Imagem de capa do item

Capitão América

Quando retornou definitivamente dos mortos, Clint Barton descobriu que Steve Rogers, o Capitão América, havia morrido em um ataque planejado por vilões, logo após o final da Guerra Civil.

Sabendo que o mundo precisa de um Capitão América, Tony Stark oferece o manto do herói para Clint, que acabara de ressuscitar. Ele aceita durante um curto período de tempo, mas logo desiste devido a todo o contexto da morte do Capitão América e da Guerra Civil.

Imagem de capa do item

Parceira

Após a Queda, os Vingadores debandaram. Isso abriu espaço para uma nova equipe, que fez questão de assumir o lugar de seus antecessores: os Jovens Vingadores. Uma das integrantes da equipe era Kate Bishop. Treinada, ela era uma mistura perfeita entre Harpia e Gavião Arqueiro. Logo, ela recebeu a permissão do próprio Clint para assumir o manto.

Mais recentemente, ela e o Gavião original se tornaram excelentes amigos e passaram a combater o crime juntos, em uma série aclamada que foi premiada com o Eisner.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux