10 continuações que são melhores que o filme original!

Capa da Publicação

10 continuações que são melhores que o filme original!

Por Gus Fiaux

Ultimamente, vivemos uma era dominada por continuações e sequências de filmes de sucesso. Literalmente tudo virou uma franquia, seja através de novos filmes de uma série principal, spin-offs ou até mesmo universos compartilhados. Entretanto, há um ou outro filme que consegue superar seu antecessor sem cair vítima de uma necessidade mercadológica.

Nessa lista, selecionamos dez continuações melhores do que os filmes que as antecederam. Para título de classificação, contamos apenas sequências diretas – ou seja, o “segundo” filme de cada franquia, sem mencionar filmes posteriores, ou spin-offs.

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan

Star Trek pode ser um sucesso inegável na televisão desde sua estreia em 1966. Entretanto, nos cinemas, a franquia começou fadada ao fracasso com Jornada nas Estrelas: O Filme. O longa-metragem foi condenado por sua estrutura episódica, seu ritmo lento e sua história nada interessante. Com sorte, A Ira de Khan veio para salvar a franquia.

O segundo filme reaproveitou a história de um dos episódios da série clássica para montar sua própria trama, que foi verdadeiramente excelente. O longa conta com momentos belíssimos, como a batalha final de naves ou o sacrifício de Spock, que são elementos carinhosamente relembrados pelos fãs da saga.

Imagem de capa do item

Capitão América: O Soldado Invernal

Infelizmente, o Universo Cinematográfico da Marvel tem a mão um pouco pesada quando o assunto são continuações. Franquias como Homem de Ferro e Vingadores começaram espetaculares, mas suas sequências não conseguiram manter o nível, o que foi bem decepcionante para os fãs. Felizmente, esse não é o caso do Sentinela da Liberdade.

Capitão América: O Soldado Invernal é até hoje considerado por muitos o melhor filme do personagem e até mesmo o melhor filme da macro-franquia. A entrada dos Irmãos Russo na direção criou um filme mais sério, mais ameaçador e com sequências de ação de tirar o fôlego, além de adaptar uma das histórias mais empolgantes do personagem.

Imagem de capa do item

Mad Max 2: A Caçada Continua

Em Mad Max, o criador George Miller tinha feito uma história de ação com algumas pinceladas pequenas de geopolítica. Porém, o foco principal era na aventura de Max Rockatansky enquanto viajava por cidades da Austrália, perseguindo uma gangue de motoqueiros.

Lançado três anos depois, Mad Max 2: A Caçada Continua amplia os conceitos do primeiro filme de uma forma fenomenal, abrindo espaço para um futuro distópico onde a Terra não passa de um grande deserto, e água e gasolina se tornam mais valiosas que ouro. O segundo filme sedimentou o caminho real da franquia e foi o que proporcionou elementos incríveis que seriam revisitados no também espetacular Mad Max: Estrada da Fúria.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha 2

Lançado por Sam Raimi em 2002, Homem-Aranha ajudou a redefinir o gênero de super-heróis, apresentando histórias mais "realistas" e que conquistavam um grande público. Após derrotar o Duende Verde, o Aranha retornou dois anos depois para enfrentar um novo e perigoso inimigo: o Doutor Octopus.

Homem-Aranha 2 é o melhor filme já feito do Homem-Aranha, uma vez que toca perfeitamente na essência do herói e o torna um personagem inspirador. Além disso, o filme consegue transformar Octopus em um vilão extremamente carismático, diferente de sua contraparte dos quadrinhos. E nem vamos tocas nas cenas de ação, que são algumas das melhores já vistas no cinema.

Imagem de capa do item

X-Men 2

Em 2000, Bryan Singer foi responsável pelo filme que mudou a história das adaptações de quadrinhos de super-heróis para cinema. X-Men é um grande marco, mostrando que há potencial em personagens fantasiosos usando poderes para combater em prol da liberdade e da moral. Três anos depois, X-Men 2 reforçaria isso em um longa ainda melhor.

O filme adapta levemente o arco Deus Ama, o Homem Mata, tocando em questões fantásticas como preconceito e intolerância. Além disso, o filme também pincela algumas importantes sagas da história dos mutantes, como Arma X e Fênix Negra. É o melhor filme da trilogia original dos mutantes, e um dos melhores filmes dos Filhos do Átomo no cinema.

Imagem de capa do item

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final

O Exterminador do Futuro pode estar fadado às diversas continuações puramente comerciais atualmente, mas na época em que o primeiro filme foi lançado, em 1984, tínhamos em mãos o potencial para uma excelente franquia de ficção científica e ação estrelada pelo carismático Arnold Schwarzenegger.

Em 1991, James Cameron resolveu lançar uma continuação, intitulada Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final. O longa trouxe o T-800 de Schwarzenegger como aliado de Sarah Connor, em vez de vilão, e acabou transformando-o em um ícone do cinema de forma ainda mais avassaladora que o primeiro filme fizera. Hasta la vista, baby.

Imagem de capa do item

Aliens: O Resgate

Outro filme de James Cameron na lista, Aliens: O Resgate serviu para criar algo extremamente novo em uma franquia iniciada pelo já fantástico Alien: O Oitavo Passageiro. A trama conta a história de Ripley após ter sofrido o ataque do Xenomorfo, que dizimou toda a população de sua nave.

Aqui, ela deve resgatar uma menina em um planeta desolado, enquanto foge de uma colônia de Aliens e da própria Rainha. O filme deixou um pouco de lado o horror do primeiro para se focar mais em uma trama de ação e isso rendeu uma continuação espetacular, que é um verdadeiro exemplo do que se fazer em um mercado de sequências.

Imagem de capa do item

Batman: O Cavaleiro das Trevas

Após anos sem filmes do Cruzado Encapuzado por conta de desastres como Batman Eternamente e Batman & Robin, o aclamado diretor Christopher Nolan veio para mudar a história do personagem com Batman Begins. Com uma proposta muito mais realista e centrada, o filme buscava apresentar uma nova roupagem para o personagem.

E após a história de origem ter dado muito certo, a Warner investiu em um segundo filme, chamado Batman: O Cavaleiro das Trevas. O longa é considerado um dos melhores filmes já feitos, principalmente graças à brilhante interpretação de Heath Ledger no papel do Coringa, que é tido como o vilão definitivo de filmes de super-heróis.

Imagem de capa do item

Star Wars: O Império Contra-Ataca

Posteriormente rebatizado de Episódio IV: Uma Nova Esperança, o primeiro filme de Star Wars foi um verdadeiro marco para a história do cinema, apresentando personagens de uma franquia que viria a se tornar uma referência mundial de ficção científica e até mesmo fantasia. Porém, o filme seguinte veio apenas para melhorar sua reputação.

O Império Contra-Ataca é até hoje visto como o melhor da saga por diversos fãs. É um filme mais maduro, mais sério e feito com um orçamento e uma perícia maiores, o que lhe rendeu prêmios e elogios. Além disso, o longa possui uma das cenas mais memoráveis da história do cinema: a revelação final sobre o parentesco entre Luke Skywalker e Darth Vader.

Imagem de capa do item

Blade Runner 2049

Tudo bem que o novo filme de Blade Runner não tem uma cena tão memorável e histórica para o cinema quanto o diálogo sobre lágrimas na chuva. Ainda assim, como filme, Blade Runner 2049 se provou uma continuação à altura - e até mesmo um pouco melhor - que o original Blade Runner: O Caçador de Androides de 1982.

Com as mãos do elogiadíssimo Denis Villeneuve, o novo filme expande conceitos do longa original e traz um trabalho artístico impecável. E se você ainda duvida sobre como a sequência pode ser melhor que o original, basta dizer que esse filme não tem diversos cortes alternativos que pioram ou prejudicam o entendimento da trama.