Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre os Novos Vingadores!

Por Gus Fiaux

Tendo aparecido pela primeira vez em janeiro de 2005, em sua própria revista – e só utilizando o nome Novos Vingadores dois meses depois – a equipe era formada, inicialmente pelo Capitão América, Homem de Ferro, Mulher-Aranha, Luke Cage e Homem-Aranha.

Futuramente, vários personagens fariam parte da equipe, como o Wolverine, Ronin (um dos alter-egos do Gavião Arqueiro), Sentinela e Demolidor. Recebidos com uma certa desconfiança por parte dos leitores, que ainda sentiam falta da equipe central, não demorou para que o novo time caísse na boca do povo e se tornasse um dos principais carros-chefe de vendas da Marvel. E eis algumas curiosidades sobre eles:

 

Imagem de capa do item

Renascidos das Cinzas

Os Vingadores, na época, passavam por sua era mais sombria até então. Depois de perder o controle, a Feiticeira Escarlate tinha se voltado contra seus colegas de equipe, matando vários colegas de equipe, dentre os quais o Gavião Arqueiro e o Visão.

Depois de diversos problemas, a equipe teve de se separar. Isso tudo acontecendo em dezembro de 2004. Um mês depois, a Marvel trazia a primeira edição dos Novos Vingadores.

Logo após uma rebelião na prisão A Balsa, arquitetada pelo Electro, super-humanos que estavam convenientemente no local - como a Mulher-Aranha e o Luke Cage - tiveram de lutar para segurar os criminosos do local. Assim que resolveram o problema na Balsa, eles tiveram de se reunir para prender aqueles que haviam fugido. E dessa vez, sem os fundos do Homem de Ferro ou uma folha de pagamento. Heróis que fazem o bem apenas porque é certo.

Imagem de capa do item

Conectados

Logo no início da equipe, Tony Stark pediu que cada membro fizesse um e-mail com seu próprio nome de domínio (@newavengers.stak.net).

O e-mail do grupo inteiro é [email protected]

Imagem de capa do item

Os Illuminati

Após a última separação dos Novos Vingadores (que se deu após os eventos representados em Vingadores vs X-Men), os Illuminati passaram a ser as caras da revista Novos Vingadores, sendo escritos por Jonathan Hickman e desenhados por Mike Deodato Jr.

Apesar disso, são raras as vezes em que a equipe se nomeia "Novos Vingadores". Basicamente, eles continuam sendo os Illuminati, mas em uma revista com outro nome...

Imagem de capa do item

Traidora na Fundação

Como já situado nas primeiras edições, a Mulher-Aranha era uma traidora na equipe... sempre atendendo ligações de chefes (?) desconhecidos e sendo alheia à equipe num modo geral.

Entretanto, o que muitos não sabiam é que a Mulher-Aranha, na verdade, era a Rainha Veranke, uma Skrull disfarçada, que se revelou durante os eventos da Invasão Secreta. E ela não era a única infiltrada no mundo heroico. O Jaqueta Amarela era um Skrull na equipe dos Vingadores de Tony Stark, e a assassina Elektra também.

Imagem de capa do item

Os Maiores Heróis da Terra

Apesar de ser uma equipe relativamente nova (sem trocadilhos), os Novos Vingadores já foram adaptados na TV, em um dos episódios da aclamada série Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra. No vigésimo terceiro episódio da segunda temporada, Wolverne, Homem-Aranha, Luke Cage, Punho de Ferro, Coisa e Máquina de Combate se reúnem para descobrir o paradeiro da equipe central.

Além disso, as séries do Netflix (Punho de Ferro, Luke Cage, Demolidor e Jessica Jones) irão culminar na série evento Defensores, que muitos (eu incluso) acreditam que seja uma versão dos Novos Vingadores, afinal de contas, os integrantes da equipe são os mesmos da última formação da equipe pré-Marvel Now, com exceção de alguns heróis que estão com outros estúdios ou já terão seus filmes solo no cinema.

Imagem de capa do item

Novos Vingadores: A Queda

Assim como os Vingadores principais, não faltaram momentos em que os Novos Vingadores se viram no limite de ter que romper a equipe. E o principal deles? Guerra Civil.

Quando a Lei de Registro de Super-Humanos foi aprovada, muitos se viram compelidos, ideologicamente, a abraçarem um lado. Heróis como o Homem-Aranha e a Miss Marvel ficaram do lado da lei do Registro, e outros como Luke Cage e Capitão América se tornaram clandestinos. Aqui aconteceu a primeira cisão dos Novos Vingadores, que viriam a ser reunidos após a morte do Capitão América, e compostos exclusivamente por heróis não-registrados.

Mais recentemente, a equipe se separou novamente. Após Vingadores vs X-Men, todos passaram a se dedicar a si próprios e seus afazeres, encerrando de vez a equipe... por enquanto.

Imagem de capa do item

Pechincha

Após os eventos de O Cerco, e com o início da chamada "Era Heroica", Steve Rogers retornou dos mortos e a Lei do Registro foi abolida, permitindo com que os Novos Vingadores atuassem legalmente pelo mundo. E pudessem encontrar um novo lar!

Tony Stark foi o responsável por providenciar esse Quartel General. Depois de reformar a Mansão dos Vingadores (destruída lá em Vingadores: A Queda), ele e Steve Rogers tentaram convencer a equipe a usar o local. Com uma certa relutância por parte da equipe, Stark perguntou se alguém teria um dólar.

Confusos, os heróis procuraram em seus bolsos, e o Punho de Ferro então acaba dando a nota para o Homem de Ferro, que o congratula, dizendo "Vocês acabaram de comprar a recém-reformada Mansão dos Vingadores. Agora sejam Vingadores. Salvem o mundo."

Esse talvez seja o melhor preço por um local ficcional na história dos quadrinhos...

Imagem de capa do item

Versão Sombria

Assim como os Vingadores tiveram sua versão sombria em Reinado Sombrio, Norman Osborn também fez questão de, ao conseguir fugir da prisão, reunir uma equipe de criminosos que pudessem substituir os Novos Vingadores.

Eram eles o Wolverine (Gorgon), a Miss Marvel (Superia), o Hulk (Skaar), o Homem-Aranha (Ai Apaec), a Feiticeira Escarlate (Dama Tóxica) e Flecha Certeira (Barney Barton). Após poucas edições, Skaar (que é filho de Bruce Banner, o Hulk), se revela como herói e trai a equipe.

Imagem de capa do item

Uma tarefa questionável

Os Novos Vingadores são heróis dispostos a fazer o bem e salvar a maior quantidade de pessoas o possível, não? Não exatamente...

No atual volume da equipe, na qual "Os Novos Vingadores" são ninguém menos que os Illuminati, fenômenos estranhos chamados Incursões começaram a acontecer ao redor do mundo. Basicamente, uma incursão é quando uma terra alternativa entra em rota de colisão com a nossa realidade, ameaçando a viva em ambas dimensões. Restou então, a tarefa de impedir essas Incursões aos Illuminati... e sua solução não é nem um pouco heroica...

A equipe, composta apenas pelos maiores gênios da Marvel, acaba criando dispositivos de destruição em massa, assassinando bilhões de vidas por vez para que seu próprio universo sobreviva. Claro que isso mexe com o lado psicológico dos personagens, que sempre estão se questionando sobre a parte ética dessa decisão...

As Incursões devem ser ainda mais exploradas na maxissaga Guerras Secretas, que se inicia em maio desse ano e trará uma infinidade de universos alternativos colidindo entre si.

Imagem de capa do item

Chamem o Demolidor... de novo!

O Demolidor é, possivelmente, o herói que mais recebeu convites de entrar para os Novos Vingadores... e recusou a maioria!

Tendo sido convocado pelo Capitão América logo nos primórdios da equipe, Matt Murdock recusou o convite, dizendo que preferia atuar sozinho.

Após isso, durante uma viagem ao Japão para recuperar o Samurai de Prata, foragido da Balsa, o Capitão América voltou a chamar o Demolidor, que recusou novamente, mas enviou o misterioso Ronin (que ainda não era o Gavião Arqueiro, e sim Maya Lopez, a Eco).

Entretanto, durante o arco A Essência do Medo, o Demolidor foi uma peça chave para salvar a filha de Luke Cage e Jessica Jones, e logo foi convidado para a equipe. Para alívio geral, dessa vez ao menos ele aceitou...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux