Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Gambit!

Por Gus Fiaux

Gambit foi criado em julho de 1990, nas páginas de Uncanny X-Men Annual #14, por Chris Claremont, Jim Lee e Mike Collins. Desde então, tem se tornado um dos mais amados (anti-)heróis das histórias em quadrinhos. Aqui vão alguns fatos sobre o Cajun furioso:

Imagem de capa do item

Ele já foi cego

Uma vez, ao enfrentar alguns criminosos e vilões, Gambit usou seu poder mutante para carregar algumas cartas. Uma bala perdida atingiu uma das cartas, e um pedaço dela acabou rebatendo em seus olhos, deixando-o cego por um longo período. Futuramente ele seria curado por um dos alunos de Charles Xavier.

Imagem de capa do item

Paradoxo temporal?

Gambit já parou nas mãos do vilão Sr. Sinistro. Ele removeu um pedaço de seu cérebro, dando-lhe maior controle dos seus poderes, mas tirando parte de seu potencial de ataque. O herói "viajou" para a era vitoriana, e lá o pedaço do seu cérebro foi re-implantado por um Senhor Sinistro mais jovem, criando um paradoxo temporal por ter o pedaço de volta antes mesmo de tê-lo perdido.

Imagem de capa do item

O doce toque da Morte

Uma vez, ao tentar se infiltrar na turma do vilão Apocalipse, o mutante foi transformado no Cavaleiro da Morte, adotando um visual completamente diferente: pele negra e cabelos brancos. Seus novos poderes incluíam transformar coisas em substâncias mortais e criar um "exército de zumbis" ao seu controle.

Imagem de capa do item

O poder da sedução...

O poder de Gambit consiste no seguinte: ao tocar em um objeto, ele acelera suas partículas, carregando-o com energia cinética, o que faz com que o mesmo exploda. Isso faz com que ele crie um campo estático em si mesmo, podendo inclusive se esconder de telepatas. Um de seus poderes consiste em carregar a energia cinética no cérebro de outra pessoa, seduzindo-a e hipnotizando-a levemente. Entretanto, telepatas e pessoas com mente treinada já se provaram imunes ao dom do mutante. Seria algo bem interessante de se ver no cinema...

Imagem de capa do item

Gêmeo do Mal

Como todo bom herói que se preze, Gambit tem sua contraparte maligna, nesse caso, o mutante New Sun. Ele vem de uma realidade alternativa, onde fez parte dos X-Men até matar a Fênix. Seus poderes incluem manipulação completa de energia cinética, fazendo objetos explodirem sem nem ao menos precisar tocar neles. Além disso, ele pode criar ou diminuir calor, paralisar pessoas e até mesmo se transformar em uma onda de energia capaz de viajar através do espaço e outras dimensões.

Imagem de capa do item

Souvenir

Durante uma edição da revista que trazia crossovers entre Vingadores e X-Men (A+X), Gambit conseguiu surrupiar o cartão de identificação dos Vingadores do Gavião Arqueiro, e o guarda como um souvenir.

Imagem de capa do item

Passado Sinistro

Tendo o conhecido antes (a história do reimplante cerebral na era vitoriana), o Sr. Sinistro acabou contratando o herói, ainda adolescente, para que ele pudesse roubar os arquivos do programa Arma X, algo que ele até faz, mas por desconfiar dos planos de Sinistro, queima os arquivos. Entretanto, no caminho da resolução de seu plano, ele se depara com um futuro amigo e companheiro: Wolverine, fugindo logo após a cirurgia que recobriu seus ossos com o metal Adamantium.

Imagem de capa do item

Rixa de Clãs

Gambit tem uma longa história com a Guilda dos Ladrões. Apesar de ter sido raptado e vendido por eles ainda bebê, aos 10 anos de idade ele seria adotado pelo chefe do clã, Jean-Luc LeBeau. A Guilda sempre esteve em pé de guerra com uma guilda rival, a dos Assassinos. Para que as coisas fossem acertadas, um casamento foi arranjado entre Remy e a neta do chefe da Guilda dos Assassinos, chamada Bella Donna. Entretanto, o irmão da moça não gostou nem um pouco da ideia e desafiou Gambit para um duelo, o que resultou em sua própria morte. Para que uma guerra não começasse entre os clãs, Gambit teve de ser expulso da Guilda e exilado de Nova Orleans.

Imagem de capa do item

A Testemunha

Aposto que todos se lembram da adaptação do arco de Dias de um Futuro Esquecido na série animada dos anos 90. Pois bem, lembram-se de como Bishop voltava ao passado e queria matar o Gambit pelo futuro que ele (ou melhor, Mística) levaria a causar? Pois bem, isso vem, em parte, dos quadrinhos. Na realidade alternativa de onde vem Bishop, Gambit ainda está vivo e se chama "A Testemunha", por ter presenciado a derrocada dos X-Men. Bishop crê veementemente que ele é o culpado por tudo isso, mas, como revelado futuramente, o traidor é a entidade Massacre.

Imagem de capa do item

Líder dos Malvados

Sendo um anti-herói, Gambit nem sempre esteve do lado dos mocinhos. Duas vezes valem ser lembradas: durante a saga O Massacre dos Mutantes, no qual ele se juntou (e liderou) os Carrascos. Aterrorizado e arrependido de seus atos, ele acabou fugindo com Medula, uma morlock. Futuramente, logo após ter sido resgatado por Sr. Sinistro, o vilão o colocou como líder dos Carrascos novamente.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux