Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa notar do primeiro trailer de Star Trek: Sem Fronteiras!

Por Felipe de Lima

O trailer

A tripulação da USS Enterprise, liderada pelo capitão James T. Kirk (Chris Pine), foi atacada por um poderoso grupo de alienígenas desconhecidos que destroem a nave, deixando-os presos em um novo planeta onde se encontram em conflito com um inimigo implacável.

Sabotage

A primeira coisa que ouvimos no trailer é Sabotage dos Beastie Boys, a mesma música que o jovem Kirk ouvia enquanto dirigia o carro de seu tio no primeiro filme.

O Capitão Kirk da nova franquia parece ser um grande fã dos Beastie Boys, inclusive, no segundo filme, ele aparece ouvindo em Body Movin’ enquanto está com duas garotas.

Imagem de capa do item

Novos Uniformes

Enquanto Kirk coloca Sabotage para tocar, também temos o vislumbre de como serão os uniformes da tripulação da Enterprise no novo filme.

É interessante notar que a Frota Estelar sempre passou por mudanças em seus uniformes, mas o que será apresentado em Star Trek: Sem Fronteiras é algo novo para a franquia.

Imagem de capa do item

Nem nave; Nem Tripulação

Seguindo a premissa do filme, Kirk diz que não possui mais sua nave e nem sua tripulação. É notável que se trata do momento em que a Enterprise é destruída e os integrantes da nave espacial são deixados à deriva em um planeta desconhecido.

Os três primeiros filmes mantiveram a essência da série clássica ao serem divididos em várias aventuras dentro de uma trama maior. Sem Fronteiras parece destoar de seus antecessores ao apostar em uma grande aventura, como se fosse um único episódio em três atos.

Imagem de capa do item

Magro sozinho

Magro e Spock aparecem cercados por pequenas naves, mas apenas o Vulcano é teleportado, deixando o médico sozinho para enfrentar a ameaça. Como já é de praxe, o Doutor não poderia deixar de fazer seus trocadilhos, algo que a nova franquia tem feito muito bem.

Imagem de capa do item

X-Games

Essa cena pode chocar os Trekkies das antigas, mas esta nova versão do Capitão Kirk é apaixonada por motocicletas e alta velocidade. O quão bom isso pode ser para o filme eu não sei, mas a quantidade de cenas de ação neste trailer beira o absurdo.

Imagem de capa do item

Sofia Boutella

Finalmente temos a primeira imagem de Sofia Boutella como uma personagem que ainda não sabemos o nome, mas, de acordo com os rumores, ela será uma peça fundamental para a trama.

Imagem de capa do item

Esse é o Idris Elba?

Depois de Eric Bana como Nero e de Benedict Cumberbatch como Khan, será que o vilão interpretado com Idris Elba será assim?

A pergunta ainda não tem resposta, mas visto que essa espécie alienígena possui alguns traços de répteis, e obviamente estão muito incomodados com a expansão das fronteiras da Federação, é possível que o filme esteja explorando um pouco da premissa central do episódio Arena da série original. Assim, Idris Elba poderia estar interpretando algum tipo e Comandante Gorn.

Imagem de capa do item

Zoe Saldana

Zoe Saldana teve uma grande cena em Além da Escuridão, mas nós esperamos que sua Uhura seja levada ao limite em Sem Fronteiras, explorando cenas tão boas quanto o diálogo com os Klingons no segundo filme.

Imagem de capa do item

Teleporte

Agora sabemos por que Kirk deu o salto de moto. Com o transportador bloqueado nele, ele consegue trazer a personagem de Boutella para dentro da nave.

Vale notar que os efeitos do teleporte mudaram.

Imagem de capa do item

Considerações finais

Nós não podemos nos esquecer de que os filmes de Star Trek precisam apelar para o público em geral por causa do orçamento. A Paramount tem investido pesado, e Além da Escuridão ficou bem aquém das expectativas.

A realidade é que Star Trek só consegue tratar de ficção cientifica com seriedade na TV por ser um público mais restrito. São alvos relativamente diferentes.

A ficção cientifica da franquia é direcionada a um nicho mais elevado, o que o J.J. Abrams trouxe definiu o tom que os filmes precisam ter, já que seu soft reboot agradou aos antigos fãs ao mesmo tempo em que trouxe novos.

Infelizmente, Abrams continua apenas na produção, tendo uma participação pequena no desenvolvimento do longa. Justin Lin, que assumiu a franquia neste terceiro filme, tem um currículo muito limitado, e grandes cenas de ação não são fundamentais para uma franquia que se consolidou com ficção cientifica de alta qualidade, criatividade e roteiros inteligentes.

De qualquer forma, eu gostei do que o trailer apesentou, e acredito que o filme tem potencial.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown