10 coisas que talvez você não saiba sobre o Ryu de Street Fighter!

Capa da Publicação

10 coisas que talvez você não saiba sobre o Ryu de Street Fighter!

Por Raphael Martins

Ryu está na franquia Street Fighter desde o começo, e dá para dizer tranquilamente que ele é o personagem principal da série. Tão estoico quanto honrado, ele vive como um andarilho, lutando contra pessoas fortes para compreender o real significado do que é ser forte.

Ryu é caladão e a gente não vê ele fazendo outra coisa que não seja lutar, então há muito sobre ele que a maioria das pessoas não sabe. Por isso, fizemos essa lista!

Imagem de capa do item

Idade

Ryu apareceu pela primeira vez no Street Fighter original de 1987, e apesar de não parecer nem um pouco, o campeão já está na terceira idade.

De acordo com a tela de abertura de Street Fighter II, Ryu nasceu em 21 de julho de 1964. Fazendo as contas rapidamente, chegamos à verdadeira idade dele: 55 anos.

Tirando por seu físico e suas técnicas, dá para ver que o tempo foi bem generoso com ele.

Estilo de luta

No manual de instruções das versões caseiras de Street Fighter II, era dito que o estilo de luta de Ryu era o Karatê Shotokan, mas conforme a mitologia do game foi se desenvolvendo, descobrimos seu verdadeiro estilo: o Ansatsuken, ou "punho assassino".

Esta é uma arte marcial antiga e mortal, mas o mestre de Ryu, Gouken, desenvolveu uma vertente dela onde se mantém seu poder original, mas sem a necessidade de matar ninguém.

Contudo, Ryu é assombrado pelo Satsui no Hado, a "intenção assassina" inerente de sua arte marcial, algo que ele treina arduamente para superar.

Já foi chefe final

Em 1995, a Capcom lançou, para o Playstation e o Saturn, Street Fighter II MOVIE, game baseado no longa animado do jogo. Seguindo o estilo dos games de aventura em FMV, o jogador vivia um ciborgue da Shadaloo, que deveria se preparar para derrotar Ryu.

O guerreiro é o último chefe do jogo, que só tem essa única luta. Mas mesmo que o ciborgue vença, Ryu ainda dá um jeito de levar a melhor no final. Ele nunca se entrega.

Ryu e Mega Man

Aí estão dois personagens com muita coisa em comum além de terem sido criados pela Capcom. Os dois games estão constantemente fazendo homenagens um ao outro, de um jeito que dá até para imaginar que poderiam se passar no mesmo universo.

Em Mega Man X, o robô azul pode usar o Hadouken, aprendendo o Shoryuken no game seguinte. Já em Mega Man X4, é o Maverick Magma Dragoon que usa técnicas de Ryu para lutar.

A Capcom até lançou um jogo crossover das duas franquias, Street Fighter X Mega Man, que pode ser baixado de graça.

Ryu, o Punho de Ferro

Marvel vs Capcom é uma série de games de luta que, como o nome diz, coloca estes dois universos para se chocarem, com resultados muito interessantes.

No final de Ryu em Ultimate Marvel vs Capcom 3, ele se torna nada menos que o novo Punho de Ferro, a arma viva, e usa um "Shoryuken de ferro" para derrotar Akuma.

Em carne e osso

Ryu já apareceu em algumas produções em live action, tendo sido interpretado por vários atores diferentes. O primeiro ator a viver o personagem em carne e osso foi Byron Mann, em Street Fighter: A Batalha Final, estrelado por Jean-Claude Van Damme.

Jon Foo (Tekken) interpretou Ryu no curta-metragem Street Fighter: Legacy, enquanto Mike Moh (Era uma Vez em... Hollywood) foi o personagem no filme Street Fighter: Punho Assassino.

Imagem de capa do item

Todo mundo tem um medo

Apesar de toda sua força, técnica e coragem em batalha, até mesmo alguém como Ryu tem um medo.

No caso dele, são aranhas, fruto de uma brincadeira de criança de Ken, que colocou o inseto na boca de Ryu quando eles eram menores. Ryu tem medo delas desde então.

Isso é referenciado nos jogos da série Marvel vs Capcom, onde Ryu é mostrado claramente desconfortável toda vez que precisa interagir com o Homem-Aranha.

É um Power Ranger

Sim, você não leu errado! Ryu faz parte dos Power Rangers e tem até seu próprio traje e forma super-poderosa, chamada... Ryu Ranger. Simples e direto.

Isso aconteceu no game Power Rangers: Legacy Wars, que realizou um crossover com Street Fighter, oferecendo alguns personagens da série de luta para serem usados.

Foi feito inclusive um curta-metragem oficial para promover o encontro, mostrando Ryu ganhando de Tommy Oliver sua própria moeda do poder para lutar contra Bison e seus Rangers do mal.

Quase teve um filme solo

Em 2009, a Capcom tentou a sorte novamente nos cinemas e lançou mais um filme baseado na franquia, Street Fighter: A Lenda de Chun-Li.

No final, Chun-Li, vivida por Kristin Kreuk (Smallville), fica sabendo que um tal de Ryu, um lutador extremamente forte, anda vencendo torneios por aí, e decide recrutá-lo para lutar contra a Shadaloo.

O plano era fazer um filme inteiramente focado em Ryu caso A Lenda de Chun-Li desse certo. Não deu. Talvez tenha sido melhor assim.

A luta contra Sagat

No cânone de Street Fighter, Ryu venceu Sagat no final do primeiro Street Fighter, dando a ele a cicatriz em seu peito, fruto de um Shoryuken bem executado. Mas depois, a Capcom decidiu mudar isso.

Em jogos posteriores, foi mostrado que, na verdade, Sagat venceu a luta. Ao oferecer sua mão ao adversário derrotado, Ryu foi tomado pelo Satsui no Hado, deixando Sagat inconsciente.

Depois, isso foi mudado novamente, de modo que esse acontecimento não é mais considerado canônico.