Capa da Publicação

10 atores que mais ficaram marcados por um papel de super-herói nos cinemas ou na TV!

Por Gus Fiaux

É absurdamente difícil conseguir um papel de renome dentro de tantas franquias e produções Hollywoodianas. Ainda assim, alguns atores conseguiram fazer seu lar em meio aos filmes e séries de super-heróis. Um grupo específico ficou famoso ao se marcar infinitamente por alguns papéis muito importantes dentro desse “gênero”.

E é justamente deles que estamos falando. Nesta lista, reunimos dez atores cuja carreira foi definitivamente marcada por um papel de super-herói, na TV ou no cinema. A carreira deles pode não ter acabado aí, mas eles com certeza ficaram mais conhecidos por terem interpretado esses personagens.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Chris Evans - Capitão América

Há algo de muito curioso quando observamos um ator, já famoso por um papel, incorporando outro personagem. Foi assim com Chris Evans, que muito antes de viver o Sentinela da Liberdade no Universo Cinematográfico da Marvel, era o Tocha Humana na antiga franquia de filmes do Quarteto Fantástico.

No entanto, quando assumiu o manto do Capitão América, o ator se encontrou, dando vida e complexidade para um personagens que muitos erroneamente consideravam ser "careta". Em sete filmes, ele mostrou uma grande evolução na pele de Steve Rogers - e está prestes a fazer sua despedida do herói em Vingadores 4.

Imagem de capa do item

Michael Keaton - Batman

Hoje nós podemos conhecê-lo como o protagonista de Birdman ou até mesmo o assustador Abutre de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Mas a verdade é que a carreira de Michael Keaton passou a ser definida no momento em que ele trajou o uniforme do Cavaleiro das Trevas nos cinemas.

Tendo atuado em Batman e Batman: O Retorno, ambos dirigidos por Tim Burton, o ator acabou se consolidando no papel de Bruce Wayne - o que inclusive foi muito sentido pelos fãs quando ele foi substituído por Val Kilmer e George Clooney, nas continuações infinitamente inferiores.

Imagem de capa do item

Patrick Stewart - Professor X

Com uma das maiores carreiras dentre todos os atores desta lista, Sir Patrick Stewart acabou firmando seu nome com dois papéis muito importantes. O primeiro deles foi o Capitão Jean-Luc Picard, de Star Trek: A Nova Geração. O outro - e o que mais o definiu - foi o Professor Charles Xavier, na franquia dos X-Men.

Atualmente, é impossível imaginar alguém que tenha conseguido encarnar melhor o personagem do que Stewart. Até James McAvoy, que fez um excelente trabalho na nova franquia de filmes, não consegue se equiparar ao seu antecessor, que parece ter sido realmente retirado das páginas de uma HQ.

Imagem de capa do item

Tobey Maguire - Homem-Aranha

Nos cinemas, já tivemos três atores responsáveis por trazer o Homem-Aranha à vida. No entanto, nenhum deles teve sua carreira tão definida pelo herói quanto Tobey Maguire, que interpretou Peter Parker na trilogia original de filmes dirigida por Sam Raimi.

Embora alguns fãs não gostem do herói e sofrido de Maguire, ele foi quem mais trouxe aos filmes temas tão presentes na vida do personagem, como responsabilidade e o uso consciente de seus poderes. Além disso, o ator basicamente estagnou em sua carreira de atuação após o fim da franquia, migrando para trás das câmeras, como produtor.

Imagem de capa do item

Adam West - Batman

Saindo dos cinemas para a televisão, é importante nos lembrarmos que, na década de 60, o mundo foi invadido pela Batmania, graças à série do Cavaleiro "das Trevas", exibida entre 1966 a 1968, com três temporadas e mais de cem episódios.

À frente da produção, tínhamos Adam West incorporando o espírito do Batman - embora de uma forma bem diferente do que estamos acostumados atualmente. Com suas dancinhas icônicas e um senso de humor muito divertido, o ator acabou sendo eternamente marcado pela sombra de Bruce Wayne.

Imagem de capa do item

Lou Ferrigno - Hulk

Ainda falando em séries de TV, não podemos nos esquecer de Lou Ferrigno, o halterofilista que deu vida ao Gigante Esmeralda em O Incrível Hulk, a prestigiada série da Marvel exibida a partir de 1978, pela CBS. Enquanto não tínhamos efeitos visuais de ponta, o herói era vivido pelo fisiculturista, pintado de verde.

Ferrigno logo se tornou a essência do Hulk, e mesmo após o fim da série, ele acabou retornando em outras participações, dando voz ao golias no filme de 2003 e nos longas do Universo Cinematográfico da Marvel, como O Incrível Hulk e Os Vingadores.

Imagem de capa do item

Robert Downey Jr. - Homem de Ferro

Às vezes, alguns atores nasceram para interpretar alguns papéis. E outras vezes, são os papéis que salvam a carreira - e a vida - de alguns atores. Esse foi exatamente o caso com Robert Downey Jr., que fez sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel com Homem de Ferro, em 2008.

Desde então, o ator incorporou todos os traços de Tony Stark - e sua carreira profissional, destruída pelo álcool e pelas drogas, se reergueu como uma fênix saída das cinzas. Atualmente, ele é um dos maiores nomes dentro dos Vingadores, e já participou de nove dos vinte filmes da franquia - com mais um por vir, graças a Vingadores 4.

Imagem de capa do item

Hugh Jackman - Wolverine

De todos desta lista, nenhum ator conseguiu estar tanto tempo e em tantos filmes de uma mesma franquia quanto Hugh Jackman. O astro australiano interpretou o Wolverine desde o primeiro filme dos X-Men, lançado em 2000 - onde, apesar das críticas em relação à sua altura, se provou a escolha perfeita para o papel.

De lá para cá, o ator esteve em oito filmes, desde pequenas cameos como em X-Men: Primeira Classe às aventuras solo do personagem, como X-Men Origens: Wolverine. Sua despedida se deu em Logan, um filme que fez muitos fãs se emocionarem com o fim da jornada do mutante canadense.

Imagem de capa do item

Lynda Carter - Mulher-Maravilha

As super-heroínas também estão aí para salvar o mundo - e muito antes de Gal Gadot assumir o papel da princesa de Temíscira, tínhamos Lynda Carter encarnando a Mulher-Maravilha no popular seriado da personagem, que foi ao ar de 1975 a 1979.

Lynda soube incorporar todos os trejeitos da heroína, desde sua compaixão pelos seres humanos ao seu incrível poder. Ela recentemente foi homenageada em Supergirl, embora não tenha interpretado Diana Prince novamente - mas certamente esse é o papel pelo qual ela é mais lembrada.

Imagem de capa do item

Christopher Reeve - Superman

Definitivamente, nenhum ator ou atriz teve sua carreira mais marcada por um papel do que Christopher Reeve, que realmente incorporou todas as complexidades do papel do Superman na série original de filmes que adaptou o Homem de Aço para os cinemas.

Perfeito tanto como o Último Filho de Krypton como o jornalista Clark Kent, Reeve até hoje, mesmo após a sua morte, é associado ao icônico personagem da DC Comics, e é cultuado por muitos fãs como o melhor Superman já visto fora dos quadrinhos - representando todos os ideais e qualidades do herói.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux