Capa da Publicação

10 atores ganhadores de Oscar que participaram de filmes da Marvel e da DC!

Por Gus Fiaux

Para essa lista, selecionamos atores reconhecidos que já tinham ganhado o Oscar de Melhor Ator (ou Atriz, com exceção dos coadjuvantes) quando interpretaram heróis, vilões ou personagens secundários em filmes da Marvel e da DC!

Estamos excluindo, contudo, atores que vieram a ganhar seus prêmios por personagens interpretados dentro dos filmes mencionados. Ou seja, até a próxima, Heath Ledger.

Imagem de capa do item

Anthony Hopkins

Ganhador de um merecidíssimo Prêmio da Academia por sua brilhante interpretação como Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes, Anthony Hopkins figura entre alguns dos atores imortais que já interpretou algum personagem de quadrinhos.

E ninguém seria mais digno para um ator de tal porte como Odin, o Pai-de-Todos, parte fundamental dos dois filmes estrelados pelo Thor.

Imagem de capa do item

Halle Berry

Ainda que Halle Berry tenha sido um pouco ofuscada nos filmes da franquia X-Men, e sua participação no filme da Mulher-Gato dispense qualquer comentário, a atriz já foi uma sortuda ganhadora do Oscar de 2001.

Sua performance no filme A Última Ceia lhe rendeu um digno Oscar de melhor atriz. Esperamos que, num futuro, ela possa voltar para os filmes de HQs, seja em X-Men ou não, com o peso que merece.

Imagem de capa do item

Marlon Brando

Um gênio imortal do cinema, Marlon Brando foi consagrado por suas diversas interpretações em filmes lendários. Sobretudo, vale destacar Sindicato dos Ladrões, de 1954 e o mítico O Poderoso Chefão, de 1972, que lhe renderam dois prêmios da academia.

E seis anos depois de seu segundo Oscar, Brando faria uma pequena e icônica participação como Jor-El, o pai do Superman, no primeiro filme do herói estrelado por Christopher Reeve.

Imagem de capa do item

Jeff Bridges

Jeff Bridges definitivamente marcou o Universo Cinematográfico da Marvel por ser o primeiro vilão a figurar nessa leva de filmes, em 2008, como Monge de Ferro no filme do Vingador Dourado.

No mesmo ano, Bridges ganhou um Oscar por melhor atuação no filme Coração Louco, onde ele interpreta um alcoólatra que já havia sido cantor de country.

Imagem de capa do item

Nicolas Cage

Despedida em Las Vegas foi um marco na carreira de Nicolas Cage. O filme lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator no ano de 1995, e por causa de seu papel no longa, foi consagrado um dos atores mais promissores da década.

Contudo, o milênio virou e Cage começou a se enveredar em papéis terríveis. Destaque para os dois filmes do Motoqueiro Fantasma. Fugindo dessa leva de papeis ruins, temos sua aparição em Kick-Ass (ainda que ela não conte como sendo Marvel ou DC).

Imagem de capa do item

Sally Field

Uma das melhores coisas da franquia Espetacular Homem-Aranha foi poder ver a linda e poderosa Sally Field no papel de Tia May nos dois filmes lançados em 2012 e 2014.

Contudo, Sally é reconhecida por papeis ainda mais profundos, como Norma Rae no filme homônimo de 1979 e a Edna Spalding de Um Lugar no Coração (1984).

Imagem de capa do item

Jack Nicholson

Um ator esplêndido, Jack Nicholson tinha conquistado o mundo em sua performance em Um Estranho no Ninho, de 1975, que lhe garantiu a estatueta de Melhor Ator no ano seguinte.

E eis que ele foi responsável por viver o Coringa no filme de 1989 de Tim Burton sobre o Homem-Morcego.

Imagem de capa do item

Kevin Spacey

Muitos podem criticar o que quiserem de Superman: O Retorno, mas ver o grandioso Kevin Spacey no papel de Lex Luthor é algo que não tem preço.

Antes disso, em 1999, o ator foi consagrado por seu papel em Beleza Americana, e inclusive ganhou um Oscar por ele.

Imagem de capa do item

Michael Douglas

Michael Douglas é outro talentosíssimo ator que conseguiu facilmente entrar na Marvel em um papel especial dentro da franquia estabelecida do MCU. Ganhador do Oscar em 1987 pelo filme Wall Street, ele também foi o produtor de Um Estranho no Ninho, Melhor Filme de 75.

Agora, ele retornou esse ano como Hank Pym, o Homem-Formiga original, no filme solo do diminuto e homônimo personagem.

Imagem de capa do item

Ben Kingsley

Apenas Ben Kingsley conseguiria interpretar um ator que por sua vez, interpreta um vilão, em Homem de Ferro 3. Brincadeiras à parte, ainda que o personagem tenha causado revolta nos fãs, o Mandarim - ou melhor, Trevor Slattery foi uma peça fundamental no filme e em seu subsequente curta-metragem, All Hail the King.

Em 1982, o ator ganhou o Oscar de Melhor Ator por interpretar ninguém menos que Gandhi, na cinebiografia do pacificador indiano.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux