10 Astros de Star Wars que já se foram e que sentimos falta!
10 Astros de Star Wars que já se foram e que sentimos falta!
Que a Força esteja com eles.
O Star Wars Day é comemorado, todo ano, em todos os lugares do mundo, em 4 de maio, de maneira tradicional. É uma data que representa muito para os fãs da popular saga, criada por George Lucas, mesmo que os grandes filmes da marca agora sejam lançados em dezembro.
Porém, neste Star Wars Day, resolvemos desligar os sabres de luz, retirar nossas fantasias de Darth Vader e prestar uma homenagem para aqueles que não estão mais aqui. Homens e mulheres que nos deram alegria durante anos, seja nos filmes clássicos, na nova trilogia ou na trilogia prólogo.
Afinal, a passagem de pessoas famosas, astros internacionais, que viveram em outras galáxias (mesmo que de mentirinha), sempre nos lembra de que somos todos humanos e que há um fim para o caminho que percorremos.
Selecionamos 10 astros que passaram pela saga Star Wars e que não estão mais entre nós para esta homenagem. A lista completa, porém, é muito mais extensa do que esta. Expressamos nossos sentimentos, respeito e admiração por todos eles e, com este especial, desejamos que a Força os guie, para sempre!
Peter Cushing
Ator inglês de grande renome, Peter Cushing foi trazido para a saga para ser o grande vilão, a enorme ameaça do primeiro Star Wars, no papel de Grand Moff Tarkin. Acabou que o público se interessou mais por Darth Vader, mas Tarkin deixou sua marca na saga, sendo representado em livros, séries animadas e até em videogames.
Cushing nos deixou em 1994, muitos anos após participar do primeiro filme da saga, Star Wars: Uma Nova Esperança.
Christopher Lee
Christopher Lee praticamente dispensa apresentações. Em Star Wars, ele viveu Conde Dookan, um Lorde Sith extremamente poderoso e que deu bastante trabalho aos Jedi. Porém, antes disso, ele já era extremamente famoso. Sua lista de grandes filmes é extensa, com trabalhos em O Senhor dos Anéis, 007, Drácula, A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Noiva Cadáver, além de diversos clássicos do horror nas décadas de 60 e 70.
Lee partiu em 2015, pouco tempo depois de ter vivido Dookan em Star Wars Episódio 2: O Ataque dos Clones, Star Wars Episódio 3: A Vingança dos Sith, além do seriado Star Wars: The Clone Wars.
Alec Guiness
Se todos hoje reconhecem Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi, muito antes dele veio Alec Guiness, quando o personagem ainda era mais famoso pelo nome de “Ben Kenobi”. Guinness foi mais um ator britânico que fez sucesso na saga, ainda que tenha participado de apenas um papel, no primeiro Star Wars de todos - com uma pequena reprise em O Retorno de Jedi.
Alec Guinness se foi no ano 2000, muito depois de ter vivido Ben em Star Wars: Uma Nova Esperança e Star Wars: O Retorno de Jedi.
Alex McCrindle
O escocês Alex McCrindle pode ter participado da saga com um papel menos importante, mas é lembrado pelos fãs com grande carinho. O General Dodonna era uma das forças que movia a Aliança Rebelda em Uma Nova Esperança e chegou a aparecer em outras narrativas da saga, mas sem McCrindle.
O ator se foi já há algum tempo, em 1990, depois de ter vivido Dodonna em Star Wars: Uma Nova Esperança.
Jason Wingreen
Jason Wingreen jamais teve seu rosto visto em um filme de Star Wars. Na verdade, seu trabalho talvez nem seja conhecido pelas gerações mais novas. Foi dele a primeira voz do caçador de recompensas Boba Fett, em O Império Contra-Ataca. Atualmente, o personagem é dublado por outras pessoas, principalmente após a sua história de origem como clone de Jango Fett, onde padronizaram com a voz de outros clones. Contudo, Wingreen sempre será lembrado com muito carinho pelos mais antigos.
Jason Wingreen faleceu em 2016, muito tempo depois da estreia de Boba Fett em Star Wars: O Império Contra-Ataca.
Sebastian Shaw
O nome de Sebastian Shaw pode não te soar muito familiar, mas e o nome de Anakin Skywalker? O ator britânico foi um dos muitos que interpretou o grande vilão da trilogia clássica, ainda que de forma bem marcante. Muito antes de termos a trilogia prólogo, mostrando a juventude de Anakin, já sabíamos como era sua aparência mais idosa, após Shaw representá-lo como um Espírito da Força, depois de ter se arrependido de ter se tornado um servo do Lado Sombrio. O astro também viveu, por um breve momento, Darth Vader, quando remove seu capacete, perante seu filho Luke.
Sebastian Shaw nos deixou em 1994, anos após a aparição de Anakin em Star Wars: O Retorno de Jedi.
Erik Bauersfeld
É uma armadilha! Ou melhor, em inglês: “It’s a trap!”. Erik Bauersfeld foi o autor e a voz original de uma das frases mais conhecidas de toda a saga de Star Wars. O astro deu a voz para o General Ackbar, da raça Mon Calamari, que foi um dos grandes generais da Aliança Rebelde e chegou a integrar a Resistência, nos filmes mais recentes da saga. O mais interessante é que Bauersfield também viveu um vilão: Bib Fortuna, servo de Jabba, o Hutt.
Erik Bauersfeld participou de Star Wars: O Retorno de Jedi e retornou em Star Wars: O Despertar da Força. Ele também deu a voz a Ackbar no game Star Wars: X-Wing. O ator partiu em 2016.
Phil Brown
O norte-americano Phil Brown é outro que vive um personagem menos popular, mas ainda assim importante. Ele foi o tio de Luke Skywalker, Owen Lars, que criou o jovem em uma fazenda em Tatooine. Ele recebe Luke Skywalker dos braços de Obi-Wan Kenobi, depois que a Ordem 66 é colocada em prática – ainda que este fato seja visto apenas em Star Wars Episódio 3: A Vingança dos Sith, com outro ator no papel.
Phil Brown se foi em 2006, após viver o tio Owen em Star Wars: Uma Nova Esperança.
Kenny Baker
Poucos astros de Star Wars nos divertiram como Kenny Baker. O ator britânico viveu o droide R2-D2 em diversos filmes e produtos da saga. Seu rosto nunca era visto, pois Baker trabalhava de dentro do robô, controlando seus movimentos e pequenas expressões corporais.
Kenny Baker viveu R2-D2 em Star Wars: Uma Nova Esperança, Star Wars: O Império Contra-Ataca, Star Wars: O Retorno de Jedi, Star Wars Episódio 1: A Ameaça Fantasma, Star Wars Episódio 2: O Ataque dos Clones e Star Wars Episódio 3: O Retorno de Jedi. Baker nos deixou em 2016.
Carrie Fisher
Talvez a parte mais triste da lista, não por ser mais importante do que qualquer outro, mas sim por ter sido uma passagem recente e ainda na memória de muitos fãs, sejam mais jovens ou mais antigos na saga. Carrie Fisher foi e sempre será a eterna Princesa Leia, que atuou de maneira fiel na frente da Aliança Rebelde e também como General na Resistência, muitos anos depois.
No papel de Leia, Fisher provou que uma mulher pode ser muito mais em um cenário de guerra, liderando equipes e não se deixando cair perante limites impostos por outras pessoas. Com o tempo, a personagem conquistou o coração de Han Solo, com quem se casou e teve um filho, além de ter conquistado também fãs do mundo todo.
Carrie Fisher se foi também em 2016, bem próximo do final do ano, depois de ter vivido Leia em Star Wars: Uma Nova Esperança, Star Wars: O Império Contra-Ataca, Star Wars: O Retorno de Jedi, Star Wars Episódio 7: O Despertar da Força e Star Wars Episódio 8: Os Últimos Jedi - além de um ou outro videogame e especial da saga.