10 diferenças entre a série e os quadrinhos de Lúcifer

Capa da Publicação

10 diferenças entre a série e os quadrinhos de Lúcifer

Por Gus Fiaux

Tendo estreado em 2015, Lucifer se tornou uma série muito querida pelo público, graças a seu protagonista carismático e sua narrativa ágil. Porém, muitos sequer sabem que a história é baseada nos quadrinhos da Vertigo Comics. 

Afinal de contas, por mais que muitos personagens da HQ estejam presentes, a série tem uma abordagem completamente diferente, com uma trama procedural e um teor cômico mais explícito. Por isso, aqui listamos as 10 maiores diferenças entre a série e os quadrinhos de Lucifer!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

História procedural

Lucifer teve sua primeira série solo nas HQs em 2000, após ter surgido nas páginas de Sandman. O Estrela da Manhã havia abandonado de vez o inferno e partido em busca de livre-arbítrio, longe dos domínios de Deus e da autoridade divina.

A série começa do mesmo ponto de partida, quando o diabo sai de seu reino de enxofre. Contudo, a história tem uma abordagem bem mais contida, e segue a estrutura de um procedural policial - isto é, séries em que investigadores precisam lidar com o "caso da semana".

Imagem de capa do item

A comédia

Nos quadrinhos, Lúcifer é um personagem sério e que divaga com frequência, embora sempre tenha momentos mais descontraídos onde usa piadas e humor para disfarçar suas mentiras deslavadas. Isso faz com que suas histórias tenham um teor um pouco mais sério.

Na série de TV, no entanto, a personalidade do personagem é completamente diferente (e falaremos mais disso depois). O Lúcifer interpretado por Tom Ellis é muito mais piadista e cômico - e toda a série tem uma pegada mais humorada, o que afastou alguns fãs do quadrinho original.

Imagem de capa do item

Nada de super-heróis

Os quadrinhos da Vertigo faziam parte de um universo mais amplo, e portanto traziam a participação direta e indireta de vários personagens famosos dos quadrinhos - como Sandman e John Constantine. Recentemente, Lúcifer chegou a conhecer alguns super-heróis.

A série, por sua vez, é contida em seu universo, e possui pouquíssimas ligações com outros personagens da DC Comics ou da Vertigo. No máximo, o que temos são alguns easter-eggs aqui e ali, mas todos os personagens giram em torno do núcleo de Lúcifer.

Imagem de capa do item

A participação divina

Quando Lúcifer abandona o inferno, nos quadrinhos, ele vaga pela Terra até ser convocado em uma missão por seu próprio pai - no caso, Deus. A partir daí, ele embarca em sua jornada de auto-descobrimento e tenta procurar por livre-arbítrio, longe do domínio divino.

Na série, a participação de Deus é ampla, mas bem mais contida. Sabemos que o Pai Celestial está por trás de vários eventos e controla hordas de anjos, mas a sua presença é bem menos "explícita", por assim dizer. Ainda assim, Deus será vivido por Dennis Haysbert na quinta temporada.

Imagem de capa do item

Aparência

O Estrela da Manhã também tem uma pequena diferença visual na série, em comparação aos quadrinhos da Vertigo e da DC Comics. Nos quadrinhos, Lúcifer é tido como o mais belo entre os anjos, e ostenta seus cabelos loiros como uma prova de sua origem celestial.

Já na série, o ator Tom Ellis não pintou seus cabelos - portanto, Lúcifer tem cabelo preto. Além disso, o ator é um pouco mais musculoso que o Estrela da Manhã das HQs. Fora isso, o visual se mantém, com as duas versões do personagem usando sempre ternos formais.

Imagem de capa do item

Maze

Agora, falando um pouco dos personagens, precisamos nos debruçar sobre os heróis e vilões centrais da série, a começar por Maziken/Maze, que é uma grande aliada de Lúcifer e ostenta um rosto deformado, meio "vivo" e meio "morto".

Nos quadrinhos, além de ser uma grande aliada do demônio, ela também se torna seu interesse amoroso, desde sua primeira aparição em Sandman. Na série, ela é apenas uma amiga de Lúcifer, mas está sempre planejando golpes para desestabilizá-lo, já que é muito traiçoeira.

Imagem de capa do item

Amenadiel

Quem conhece os quadrinhos de Lucifer pela Vertigo até fica surpreso com o papel do anjo Amenadiel na série televisiva. De muitas formas, esse servo do Paraíso é um personagem muito mais complexo e desenvolvido na série, tomando atitudes que sua versão das HQs jamais tomaria.

Nos quadrinhos, ele é um servo completo de Deus e do Paraíso, que não questiona a autoridade divina e está sempre sendo derrotado pelo Estrela da Manhã. Na série, Amenadiel continua sendo um anjo, mas questiona as ordens de Deus e chega a se aliar a Lúcifer algumas vezes.

Imagem de capa do item

A mãe de Lúcifer

Para a surpresa de muitos, a segunda temporada de Lucifer apresentou uma figura bem inesperada. Interpretada por Tricia Helfer (de Battlestar Galactica), a "Mãe" era ninguém menos que a mãe de Lúcifer - e, por consequência, a esposa de Deus.

A personagem não existe nos quadrinhos, embora seja inspirada por várias figuras diferentes apresentadas pela Vertigo e pela DC Comics. Na série, no entanto, ela é uma figura muito querida pelos fãs - que teve um grande arco de personagens e agora está tendo seu próprio Paraíso pessoal.

Imagem de capa do item

Lúcifer

O Lúcifer da série da FOX/Netflix é um personagem muito diferente do Lúcifer das HQs. Nos quadrinhos, o personagem é um ser arrogante e que beirava os limites da psicopatia, que vai se humanizando aos poucos e descobrindo duas próprias limitações e falhas.

Na série, Lúcifer já é introduzido como uma figura bem mais humanizada e imperfeita, que usa de artifícios como o humor e a sedução para esconder esses "defeitos". Ele é mais sarcástico, irônico e divertido, embora seu lado sádico às vezes apareça.

Imagem de capa do item

Chloe Decker

Talvez, no entanto, a maior diferença entre a série e as história em quadrinhos de Lucifer esteja na personagem Chloe Decker, que é uma detetive da divisão de homicídios do Departamento de Polícia de Los Angeles - e principal interesse amoroso do Estrela da Manhã.

Ela representa uma grande cisão da adaptação com a fonte original, já que não existe nos quadrinhos. A personagem é interpretada por Lauren German e começa como a detetive que pede auxílio de Lúcifer em seus casos - e depois, seu relacionamento se desenrola em algo mais...