Attack on Titan: Criador responde às críticas em relação ao final do mangá

Capa da Publicação

Attack on Titan: Criador responde às críticas em relação ao final do mangá

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Está sendo uma época bem difícil para os fãs de Attack on Titan. Por um lado, temos o anime chegando à sua derradeira conclusão. Do outro, o mangá também encerrou sua história — e nesse caso, parece que nem todos os fãs saíram muito felizes com o fim proposto por Hajime Isayama. Depois de ouvir várias críticas, o criador da franquia finalmente decidiu respondê-las.

No último capítulo de Shingeki no Kyojin, temos uma série de reviravoltas e decisões que surpreendeu bastante os fãs. Embora a maior parte dos personagens principais tenham saído da guerra vivos, tivemos fins bem trágicos e desoladores para Eren Yeager — que morre de uma forma bem dramática — e Mikasa Ackerman — que acaba indo viver isolada após ter matado o homem que tanto amava.

Hajime Isayama conversou com a Kodansha, a empresa que publicava os volumes de Attack on Titan no Japão. A entrevista foi parcialmente traduzida pelo perfil Attack on Fans do Twitter, e nela podemos ter uma ideia da reação de Hajime às críticas em relação ao final. Ele entende muitas das reações e inclusive se desculpa com os fãs:

“Isayama percebeu que o clímax foi um tema muito difícil para ele produzir. Então ele se arrepende de não ter se expressado mais claramente no mangá. Ele achou que iria agradar a todos com o final, então ele pede desculpas para os que se desapontaram, mas agradece também pelo apoio.”

A maior parte das críticas tem a ver com esse “final triste e trágico” para Eren e Mikasa, mas muitos também criticam a forma como Armin parece “agradecer” a Eren por todo o massacre que ele provocou. De acordo com Hajime, a intenção não era essa, e sim mostrar que ele acabou se beneficiando de todas as ações de Eren, de um jeito ou de outro.

Final de Attack on Titan deixou a desejar para muitos fãs.

Por outro lado, ainda há uma boa notícia para os fãs que não gostaram do final: o Volume 34, que compila o último arco de histórias de Attack on Titan, será lançado no dia 9 de junho no Japão. Hajime já disse que o volume trará oito páginas extras que devem expandir um pouco mais a resolução e dar um final mais digno para alguns dos personagens do mangá.

O volume 34 de Attack on Titan já está disponível no Japão, mas ainda não há previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, confira as mortes mais tristes de Attack on Titan até agora: