Stranger Things 5: saiba por que a temporada final vai estrear nos grandes feriados do fim do ano

Capa da Publicação

Stranger Things 5: saiba por que a temporada final vai estrear nos grandes feriados do fim do ano

Por Evandro Lira

A quinta e última temporada de Stranger Things já tem data marcada — ou melhor, datas. A Netflix anunciou que o desfecho da série será lançado em três partes.

A decisão surpreendeu parte do público acostumado ao famoso “modo maratona” da plataforma, mas segue uma tendência que já vem sendo adotada em outros sucessos da casa, como Cobra Kai e Outer Banks.

Porém, o que mais deixou o público intrigado foram as escolhas das datas. A série lança seus últimos episódios em três dos feriados mais importantes do fim de ano: 26 de novembro (Ação de Graças), 25 de dezembro (Natal) e 31 de dezembro (Véspera de Ano Novo).

O que já sabemos sobre a trama da temporada final

A história se passa no outono de 1987. A cidade de Hawkins está em ruínas após a abertura das fendas para o Mundo Invertido, e os personagens principais se unem com um único objetivo: encontrar e eliminar Vecna.

Mas ele desapareceu. Enquanto o governo impõe uma quarentena militar e volta a caçar Eleven, a ameaça parece maior do que nunca. A batalha final está chegando e todos vão precisar se reunir uma última vez.

Vecna é o grande vilão da finale de Stranger Things

Por que a Netflix tomou a decisão de dividir a série desse jeito?

Para tentar responder, reunimos algumas das principais teorias que os analistas de cultura pop tem falado sobre a estratégia da Netflix e, claro, trazemos um pouco da nossa expertise sobre o assunto.

Primeiro, o mais óbvio. Espalhando os episódios entre novembro e dezembro, a Netflix garante que Stranger Things continue nas conversas por várias semanas, dominando as redes sociais e a mídia. Isso prolonga o impacto da série e ajuda a atrair mais assinantes durante a temporada de festas.

Como já fez na temporada anterior, a série vai usar o final de cada volume para deixar um “gancho” que aumente a expectativa para o próximo. A revelação da origem de Vecna no fim do volume 1 da quarta temporada é um bom exemplo de como esse formato gera conversa e ansiedade entre o público.

A plataforma escolheu datas em que boa parte do público está de folga ou de férias e está mais propenso a assistir TV: Ação de Graças (que é um feriado enorme nos Estados Unidos, principal mercado da Netflix), Natal e Ano Novo. Isso aumenta a chance de engajamento e cria um clima de evento em torno do lançamento.

No jantar de ação de graças, na mesa da ceia, na festa de ano novo, todo mundo só vai falar sobre o final de Stranger Things. A Netflix sabe que o único produto do seu catálogo que tem o potencial de fazer isso é a sua série de maior sucesso.

Os episódios serão lançados sempre às 17h (horário do Pacífico), o que representa 22h no horário de Brasília. Isso facilita o acesso do público logo no fim do dia, especialmente nos Estados Unidos. Para o mercado internacional não é exatamente o melhor horário.

Aqui no Brasil, por exemplo, é bem provável que as duas últimas partes acabem sendo vistas pela maioria apenas no dia seguinte, mas certamente a Netflix pensou nisso e não enxerga isso como um problema.

Afinal de contas, é o final de Stranger Things, um dos maiores fenômenos culturais da última década. Alguém duvida que vai ser sucesso?

Fique com: