Jim Shooter, autor de Guerras Secretas, morre aos 73 anos

Capa da Publicação

Jim Shooter, autor de Guerras Secretas, morre aos 73 anos

Por Fernando Maidana

A morte foi comunicada pelo também roteirista e grande amigo de Shooter, Mark Waid, que disse que o ex-editor chefe da Marvel foi a pessoa que mais influenciou sua carreira como quadrinista.

Em uma postagem no Facebook, ele revelou que Jim faleceu devido a um câncer de esôfago.

Nascido em 1951, Shooter começou a escrever para a DC Comics quando tinha apenas 14 anos de idade e logo assumiu os títulos Superboy e Legião dos Super-Heróis. Ele chegou a escrever Supergirl e Superman, sendo o responsável pela criação do vilão Parasita, mas aos 17 anos trocou a DC pela concorrente.

Em 1978 tornou-se editor chefe da Casa das Ideias e, sob sua supervisão, a editora esteve nas fases de Chris Claremont nos X-Men, John Byrne no Quarteto Fantástico, Frank Miller no Demolidor e Roger Stern no comando do Homem-Aranha.

Stan Lee e Jim Shooter

Foi ele quem implementou o sistema de Royalties dentro da Marvel, onde autores passaram a receber bonificações quando seus personagens originais fossem publicados. No entanto, ele também foi um dos defensores mais fervorosos do famigerado Código dos Quadrinhos, que proibia retratações mais violentas, conteúdo relacionado a drogas e discussões sobre sexo e sexualidade.

Assim, Shooter também promoveu um verdadeiro êxodo dentro da Marvel, já que muitos quadrinistas abandonaram a editora por não concordarem com suas ideias conservadoras.

Apesar de toda controvérsia, Jim Shooter certamente imortalizou seu nome na história dos quadrinhos.