Alan Arkin, de Pequena Miss Sunshine, falece aos 89 anos

Capa da Publicação

Alan Arkin, de Pequena Miss Sunshine, falece aos 89 anos

Por Melissa de Viveiros

Alan Arkin, vencedor do Oscar por sua atuação em Pequena Miss Sunshine, faleceu ontem (29), aos 89 anos de idade. A confirmação de sua morte foi feita pela família do ator em pronunciamento à revista People.

Na mensagem, os filhos do ator, Adam, Matthew e Anthony, escreveram:

“Nosso pai era uma força da natureza com talento único, tanto como artista quanto como homem. Um marido, pai, avô e bisavô amoroso, ele era amado e sua ausência será fortemente sentida.”

Pequena Miss Sunshine foi um dos grandes destaques da carreira de Arkin.

Além de sua atuação em Pequena Miss Sunshine, o ator contava com uma longa carreira de papéis marcantes. Entre eles, outro projeto de grande destaque foi Argo, de Ben Affleck, pelo qual Arkin também foi indicado ao Oscar. Ele atuou também em  O Sucesso a Qualquer Preço e Edward Mãos de Tesoura. Um de seus últimos papéis foi na série O Método Kominsky, da Netflix, pela qual foi indicado ao Emmy.

Para além das telas do cinema e da televisão, a carreira de Arkin também se destacou nos palcos. O ator estreou na Broadway em 1961, além de ter recebido um prêmio Tony pela comédia Enter Laughing.

Com mais de 60 anos de carreira, Arkin também trabalhou em outras funções artísticas. Ele fez sua estreia como diretor cinematográfico em 1971, com Pequenos Assassinatos. Além disso, ele dirigiu episódios de produções para a TV, bem como peças de teatro, como a obra de mesmo nome que inspirou seu primeiro filme.

Além de seus três filhos, Alan Arkin deixa sua terceira esposa Suzanne Newlander Arkin, com quem se casou em 1999.