Supernatural: Teoria relaciona série ao filme A Mão do Diabo

Capa da Publicação

Supernatural: Teoria relaciona série ao filme A Mão do Diabo

Por Flávia Pedro

O Reddit é um dos sites onde mais surgem teorias de fãs de diversos segmentos (séries, filmes, livros, animes, mangás…) e algumas teorias de lá acabam ganhando grande destaque entre os fãs mais assíduos. Dessa vez uma teoria (via CBR) que chamou atenção no site relaciona Supernatural e Frailty (“A Mão do Diabo” no Brasil), um filme de terror onde acompanhamos um assassino em série que faz suas vítimas por acreditar que na verdade está matando demônios!

A teoria em questão fala sobre a possibilidade de série e filme se tratarem da mesma história, mas a partir de perspectivas diferentes. Quem gosta de terror com certeza já ouviu falar de Supernatural, uma série onde dois irmãos –  Sam e Dean Winchester – exorcizam demônios após ter sua mãe assassinada por um demônio chamado Azazel. Já o filme A Mão do Diabo conta a história de um homem que mata pessoas por acreditar que elas são demônios e acaba sendo entregue a polícia pelo seu próprio filho.

A família Winchester em Supernatural.

Em Supernatural nós temos a comprovação de que os demônios enfrentados pelos irmãos Winchester são de fato reais, enquanto em  A Mão do Diabo o que temos é um pai com problemas psicológicos que mata pessoas inocentes. De fato, o enredo de enfrentar demônios de ambos é bem parecido, mas a teoria ganhou destaque pela análise psicológica que ela faz do pai dos personagens em Supernatural a partir da perspectiva do pai de A Mão do Diabo.

Essa é com certeza uma teoria interessante à primeira vista, mas quando analisada mais a fundo, alguns problemas começam a surgir. O grande furo é justamente a diferença entre elas quando o assunto é estilo de terror. Enquanto Supernatural é um terror de fantasia, A Mão do Diabo trata de um terror psicológico.

Família em A Mão do Diabo

Além disso, como a teoria relaciona não os irmãos, mas sim os pais de cada obra, por mais que tenham semelhanças em estrutura, não há semelhança na relação dos primogênitos para com seus pais. Enquanto em A Mão do Diabo vemos que o filho mais velho vê seu pai como um homem perigoso e por isso o entrega à polícia, em Supernatural Dean tem sim uma relação mais conturbada com seu pai (John) mas não é uma relação que envolva medo abertamente.

A relação com os filhos mais novos é outro ponto de discordância entre as duas obras. Enquanto em A Mão do Diabo o caçula idolatra seu pai, em Supernatural o que vemos é Sam constantemente ressentido com John e batendo de frente com ele, em uma relação bem complicada.

Resumindo: ambas as obras são sim bem parecidas em suas propostas demoníacas, principalmente dentro do gênero de terror, mas o fato dos gêneros focados na fantasia e no psicológico serem tão destoantes faz com que seja difícil conectá-las. Ainda assim, é uma teoria interessante para analisar Supernatural com uma ótica mais sombria e pautada no real, por mais que não seja algo plausível. De qualquer modo, A Mão do Diabo é um ótimo filme para ser assistido por fãs de Supernatural!

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro