Como Ms. Marvel consegue seus poderes nos quadrinhos? Veja comparação com a série

Capa da Publicação

Como Ms. Marvel consegue seus poderes nos quadrinhos? Veja comparação com a série

Por Gus Fiaux

A nova heroína da Casa das Ideias já chegou com tudo. Ms. Marvel estreou recentemente no Disney+, nos fazendo conhecer a jovem Kamala Khan e todos os seus sonhos em um mundo onde os super-heróis já são celebridades e são amados por tudo o que fizeram, especialmente após Vingadores: Guerra Infinita Ultimato.

Apesar de ser bem fiel à essência das histórias de Kamala, a série faz algumas mudanças bem curiosas no que tange às origens de Kamala e como ela conseguiu seus superpoderes. Neste artigo, explicaremos como Kamala Khan ganhou seus poderes nos quadrinhos da Marvel e como isso se compara ao que foi adaptado na nova série do MCU!

Como a Ms. Marvel consegue seus poderes nos quadrinhos?

Em 2013, a Marvel estava imersa em uma nova fase narrativa, a Nova Marvel. E foi aí que surgiu a primeira saga “grande” dessa fase, Infinito. Na trama, Thanos está em busca das Joias do Infinito novamente – e enquanto isso, ele viaja pelo universo assassinando todos os seus herdeiros que deixou para trás. É assim que ele invade Attilan, a cidade dos Inumanos na lua.

Raio Negro, o rei da raça Inumana, usa seus poderes para ativar uma Bomba Terrígena, que não apenas explode a cidade e incapacita momentaneamente o Titã Louco, como também dispersa uma nuvem de terrígeno na Terra, na chance de dar continuidade à espécie Inumana. Essa nuvem contém as mesmas névoas que são usadas pelo povo de Attilan, quando estavam prestes a revelar seus poderes.

Assim, seguimos a história da jovem Kamala Khan, uma fã de super-heróis que sonha em um dia fazer a diferença como seus ídolos, os Vingadores. Enquanto está indo para uma festa, Kamala é atingida pela nuvem terrígena e é presa em um casulo, até que se liberta horas depois e descobre que ganhou superpoderes.

Nos quadrinhos, os dons de Kamala derivam de sua elasticidade – ela pode diminuir ou aumentar de tamanho, dar uma “esticada” em seus braços e pernas e até mesmo emitir uma fraca luz amarela, além de possuir um fator de cura. Ela também pertencia aos NeoInumanos, a raça que se criou na Terra após a dispersão da Nuvem Terrígena.

Como a Ms. Marvel consegue seus poderes no MCU?

Recentemente, a heroína fez sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel através de Ms. Marvel, sua série solo que estreou no Disney+ na última quarta-feira (08). E em sua versão live-actionKamala Khan passou por algumas mudanças. A começar, seus poderes não são mais “elásticos”. Ela na verdade consegue projetar construtos de energia roxa, algo que fez com que muitos fãs começassem a compará-la com o Lanterna Verde da DC Comics.

Porém, a própria origem desses dons é diferente. Na série, a mãe de Kamala recebe uma caixa de relíquias enviada por sua mãe, a nani (ou avó) da jovem heroína. Dentro da caixa, Kamala encontra um antigo bracelete que pertencia à avó, e logo o surrupia para usar em seu cosplay de Capitã Marvel, para poder usar um elemento cultural que seja único para ela e a diferencie dos demais cosplayers.

Assim que coloca o bracelete, na VingaCon, Kamala sente uma aura roxa atravessando seu corpo – e inclusive tem visões estranhas, que devem ser explicadas posteriormente. Aos poucos, ela descobre o poder de criar construtos de energia – e utiliza isso para salvar sua rival do colégio, Zoe, que quase é morta por uma versão gigante do Mjölnir.

Os próximos episódios devem explicar melhor o que é esse bracelete e como ele pertencia à avó de Kamala. Por ora, a série está se concentrando em desenvolver mais do universo particular da heroína, mas não há resquícios das HQs na origem contada na série – não temos os Inumanos, a Névoa Terrígena e nem os poderes elásticos de Kamala.

Ms. Marvel será exibida semanalmente às quartas-feiras, no Disney+.

Veja nosso vídeo sobre o assunto no TikTok:

Abaixo, confira também: