Cowboy Bebop: Por que o mangá é considerado shoujo?

Capa da Publicação

Cowboy Bebop: Por que o mangá é considerado shoujo?

Por Flávia Pedro

Cowboy Bebop é um anime clássico que muitos fãs consideram uma obra prima, seja por sua trilha sonora impecável ou seu enredo que apresenta e desenvolve os personagens em meio a aventuras galácticas. Mas em plataformas como Wikipédia, seu mangá está classificado como Shoujo. Isso é um erro de informação? Como Cowboy Bebop recebeu essa classificação? Calma que a gente explica!

Antes de mais nada, é importante entender que Shoujos não são apenas aqueles animes e mangás que focam em estudantes fofinhas vivendo um romance escolar. Shoujo é uma categoria criada para obras que são destinadas ao público feminino, mas seu gênero pode variar de romances a aventuras, não necessariamente seguindo o que se popularizou.

Mas claro que, se você assistiu ao anime, percebe nitidamente que a trama é mais direcionada ao Seinen (voltado para o público adulto). Uma trama densa, alguns conteúdos mais maduros e piadas adultas fazem parte da obra e, mesmo que muitos jovens gostem dela, é nítido pela sua construção que se trata de algo para um público mais velho.

Capa da primeira edição brasileira de Cowboy Bebop, pela editora JBC

Mas então, por que o mangá de Cowboy Bebop é classificado como Shoujo no Wikipédia e em outros sites? É um erro de informação como muitos fãs afirmam? Na verdade, não… Tecnicamente, esse é sim um mangá Shoujo.

Apesar do público alvo, o que decide que gênero uma obra segue é a revista em que ela é publicada. Existe uma variedade de revistas, cada uma pra um público específico e Cowboy Bebop foi publicado na Monthly Asuka Fantasy DXque é amplamente conhecida por esse tipo de obra. Apesar da revista publicar inúmeras histórias distintas, os Shoujos são seu “carro chefe”. (via CBR)

Não é a primeira vez que um anime considerado Seinen por muitos é comercializado em revistas Shoujo, mas como esse é mundialmente conhecido, o debate sobre a obra acaba sendo mais comentado. E só porque uma história publicada em uma determinada revista, não significa que ela não possa atingir um público mais amplo.

O que você acha desse debate? Pra você, Cowboy Bebop se enquadra mais como Seinen ou Shoujo? Acredita que a revista onde uma obra é publicada está diretamente ligada com a história que será apresentada por uma obra? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também: