China censura diálogos sobre relacionamento gay em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Capa da Publicação

China censura diálogos sobre relacionamento gay em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Por Gus Fiaux

Nesta quinta-feira (14), chega aos cinemas o terceiro capítulo da franquia Animais Fantásticos. Com o subtítulo Os Segredos de Dumbledore, o filme já é alvo de polêmicas há muitos meses, seja pelas declarações abertamente transfóbicas de J.K. Rowling, pela demissão de Johnny Depp ou pelos boatos recentes envolvendo Ezra Miller. E agora, parece que o longa está prestes a embarcar em mais uma controvérsia.

Warner Bros. acaba de editar e remover algumas sequências e diálogos do filme para sua exibição na China. Dos 142 minutos do longa, 6 segundos foram completamente removidos por conterem falas que aludem à sexualidade de Alvo Dumbledore e seu antigo romance com Gerardo Grindelwald, conforme divulgado pela Variety. O resto do filme permanece intacto, incluindo cenas onde descobrimos que Dumbledore e Grindelwald eram muito amigos.

Os diálogos em questão são: “porque eu estava apaixonado por você”, de Dumbledore para Grindelwald; além de um diálogo de Dumbledore com outro personagem do longa, onde fala sobre “o verão em que eu e Gerardo nos apaixonamos”. Vale lembrar que, apesar de ter sido revelado como gay pela escritora da saga, Dumbledore só está sendo retratado dessa forma oficialmente agora, com Os Segredos de Dumbledore.

Filme explora mais do passado de Alvo Dumbledore e Gerardo Grindelwald.

Warner Bros. também soltou um comunicado oficial para falar sobre as mudanças feitas no corte chinês do filme. De acordo com o estúdio, apesar dos cortes, “o espírito do filme se mantém”:

“Como estúdio, estamos comprometidos em resguardar a integridade de todos os filmes que lançamos, e isso se estende às circunstâncias onde precisamos fazer cortes com mais nuances para responder às sensibilidades de vários mercados diferentes. Nossa esperança é lançar nossos filmes mundialmente, como eles foram concebidos por seus criadores, mas historicamente já tivemos que lidar com pequenas edições feitas em mercados locais. No caso de ‘Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore’, um corte de seis segundos foi requerido e a Warner Bros. aceitou para contribuir com os requerimentos locais, mas o espírito do filme se mantém intacto. Nós queremos que o público ao redor do mundo vejam esse filme e se divirtam, e é importante para nós que o público chinês tenham essa experiência também, mesmo com pequenas edições.”

Apesar de ser algo decepcionante para a comunidade LGBTQIA+, esse tipo de mudança já é esperada de todos os estúdios, uma vez que países com China e Rússia possuem leis que proíbem qualquer tipo de veiculação LGBT na mídia, incluindo filmes e séries estrangeiras. No ano passado, algo similar aconteceu com Eternos, da Marvel – mesmo depois da Disney dizer que o filme não seria alterado em mercados internacionais.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chega aos cinemas no dia 14 de abril.

Abaixo, confira também: