Quem é o ajudante dos heróis que o Universo Cinematográfico da Marvel nunca apresentou?

Capa da Publicação

Quem é o ajudante dos heróis que o Universo Cinematográfico da Marvel nunca apresentou?

Por Gus Fiaux

Universo Cinematográfico da Marvel foi responsável por popularizar vários personagens dos quadrinhos e dar a eles uma versão definitiva nos cinemas. Ainda assim, os fãs clamam pela introdução de várias figuras na franquia da Casa das Ideias, e um dos nomes que não sai da boca do povo é Rick Jones.

O personagem apareceu pela primeira vez em The Incredible Hulk #1, criado por Stan Lee Jack Kirby. Aliás, ele é um dos responsáveis pela transformação de Bruce Banner no Gigante Esmeralda, depois que passa de bike na área de testes onde o governo americano está fazendo experimentos com uma bomba de radiação gama.

Ao ver o jovem parado ali, Banner sai correndo para tentar salvá-lo antes que seja tarde demais, e com isso acaba se transformando no Hulk ao ser bombardeado pela radiação. Jones se torna um grande amigo de Banner após ter sua vida salva por ele, e se torna um ajudante do herói em suas revistas posteriores.

A partir daí, ele se tornou um personagem fixo no Universo Marvel das HQs. Mesmo depois de deixar as aventuras do Hulk, Jones se torna um ajudante de Mar-Vell, o Capitão Marvel original, e também do Capitão América – ele chega até a usar as roupas de Bucky Barnes em algumas aventuras de Steve Rogers.

Nos quadrinhos, Jones se transforma no Bomba-A (dir.).

Jones também foi um dos principais líderes da Brigada Juvenil, uma organização composta por adolescentes e jovens adultos que ajudavam os heróis em suas principais lutas. Embora não partissem para a ação, eles tinham uma rede de telefones conectados, e sempre que recebiam ligações sobre perigos próximos, alertavam os heróis.

Anos depois, em Hulk Vol. 2 #2, publicada em 2008, o personagem estreou com seu alter ego heroico. Anos após ter sido salvo pelo Hulk, ele também foi exposto à radiação gama e se transformou no Bomba-A, ganhando força e resistência sobre-humanas, além de uma pele encouraçada e a capacidade de se camuflar.

Um easter-egg de Rick Jones pode ser visto em O Incrível Hulk.

Jones nunca apareceu fisicamente no Universo Cinematográfico da Marvel, mas seu nome foi citado duas vezes. Em O Incrível Hulk, de 2008, enquanto vemos alguns arquivos sobre Bruce Banner, temos o nome de Jones em um documento, provando que ele também ajudou o Hulk em algumas situações.

Em 2012, em Os Vingadores, seu nome aparece novamente em uma tela de computador – e aqui, temos alguns detalhes ainda mais interessantes, já que fica provado que Banner salvou sua vida, assim como nas HQs – embora não saibamos exatamente se foi isso que acarretou na transformação de Banner no Hulk.

Desde então, não há sequer outra menção a ele. Fãs especulam que isso não aconteceu porque Jones sempre esteve muito ligado ao Hulk nos quadrinhos, ainda que tenha participado das aventuras de outros heróis. E como nós não tivemos outro filme solo do Hulk depois de 2008, devido à questão complicada dos direitos de adaptação do herói, é compreensível que a Marvel nunca tenha trabalhado mais personagens da mitologia do Golias Esmeralda.

Outra possibilidade levantada pelo CBR é que o personagem nunca apareceu por conta da escassez de sidekicks (ou heróis ajudantes) no MCU. Isso está mudando lentamente com a inclusão da Gaviã Arqueira e de outros jovens heróis, mas ainda não sabemos se Rick Jones terá um futuro na franquia – talvez, um bom lugar para começar seria a série da Mulher-Hulk, que deve estrear ainda neste ano.

Abaixo, confira também: