Capa da Publicação

Xbox Series X: Desenvolvedor fala sobre problemas envolvendo direitos digitais no console

Por Cristiano Rantin

Xbox Series X voltou a ser alvo de rumores sobre supostos problemas. Dessa vez, a comunidade de jogadores se alvoroçou após a suspeita de que o console teria sérios problemas envolvendo os direitos digitais o que resultaria em uma dificuldade desmedida para utilizar o console no modo off-line. Com isso, o console supostamente seria inútil sem acesso à internet. Um desenvolvedor do console confirmou que esse não é o caso.

Segundo as especulações, não estar conectado ao Xbox Live resultaria em tantas complicações que até mesmo os jogos em mídia física eram afetados, com jogos que utilizam o Smart Delivery não sendo executados enquanto o console ficasse off-line. O vídeo que levantou essa conversa afirma que, caso você não tenha acesso a internet, você praticamente não conseguirá jogar no seu Xbox.

Por conta disso, um desenvolvedor do Xbox se pronunciou no Reset Era, explicando a situação.

“Eu assisti ao vídeo e li a discussão, minha resposta é que nós (da Xbox) precisamos melhorar nossa mensagem de erro no console, ela é muito genérica e não fica claro qual é o erro, algo que claramente aumenta a confusão e pode fazer com que não confiem no sistema. Existe um esforço interno para mudar a mensagem de erro relacionada aos problemas de licença, e eu vou garantir que esse feedback será ouvido internamente para motivar essa mudança.” 

O desenvolvedor continua, explicando que o problema é a mensagem e nada além disso. Ele confirma, no entanto, que jogos que utilizam a reto-compatibilidade necessitam da internet, mas que os jogos nativos do Xbox Series X não possuem essa necessidade.

“Espero que essa explicação técnica ajude a iluminar o problema, e eu concordo completamente que nós precisamos melhorar a mensagem de erro. A área de licenciamento é complexa, especialmente com discos e HDs externos, e nós podemos informar o usuário de uma forma melhor. Eu vou levar isso para a equipe e garantir que internalizemos isso.”

Assista o vídeo abaixo:

Por sorte, parece que logo o problema das mensagens serão resolvidos.

Não deixe de conferir:

Imagem de perfil
sobre o autor Cristiano Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Twitter e Instagram: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"