Capa da Publicação

WandaVision: Fãs descobrem erro de continuidade na série

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

WandaVision, em seu mais recente episódio, nos trouxe um passeio pelas memórias e pelos traumas de Wanda Maximoff. Descobrimos mais da origem de seus poderes, mas também vimos alguns momentos singulares de seu passado. Um desses momentos é o flashback ambientado no quartel-general dos Vingadores, onde Wanda está de luto pela morte de seu irmão e acaba recebendo uma visita e conselhos preciosos do Visão.

De acordo com o The Direct, a cena em questão traz alguns erros de continuidade em relação a outro lançamento do Universo Cinematográfico da Marvel – mais precisamente, Capitão América: Guerra Civil. Segundo o site, o quarto de Wanda em WandaVision tem várias discordâncias em relação ao quarto mostrado em Guerra Civil, seja em relação à decoração, às janelas e até mesmo outros detalhes arquitetônicos.

Confira abaixo:

Quarto de Wanda na base dos Vingadores, conforme visto em Capitão América: Guerra Civil.

Quarto de Wanda visto em WandaVision.

Outro fator que também chamou a atenção de muitos fãs foi a forma e a disposição das janelas. Enquanto as janelas menores parecem um pouco mais “altas” em WandaVision (o que pode ser apenas uma sensação causada pela altura da cama e até mesmo o ângulo da câmera), podemos ver que as janelas maiores, que ficam na lateral do quarto, mudaram de tamanho e até mesmo de formato em relação a Guerra Civil, como você pode ver nas imagens abaixo:

Em Guerra Civil, vemos uma janela grande e sem interrupções.

Em WandaVision, a mesma janela parece ter um formato bem diferente.

Claro que existem várias justificativas para esses detalhes. Não sabemos ao certo quanto tempo se passa entre o flashback visto em WandaVision e as cenas de Capitão América: Guerra Civil, o que justificaria uma nova arrumação ou até mesmo uma reforma no quarto. Não fosse esse o caso, Wanda também poderia ter apenas mudado de quarto no meio-tempo, já que o de WandaVision parece menor, quase como se fosse um quarto de hóspedes antes de ter se mudado para seu “quarto definitivo”.

Por fim, outra hipótese levantada é que, como se trata de uma visão “revisitada” por Agatha Harkness, os eventos podem não estar sendo tratados com a maior verossimilhança do mundo, até porque a própria memória de Wanda Maximoff sobre esses eventos pode não ser perfeita. De uma forma ou de outra, não parece ser um erro que estraga toda a qualidade e zelo técnico da série.

WandaVision vai ao ar às sextas-feiras, no Disney+. Nesta sexta, dia 5 de março, será exibido o último episódio da série, trazendo a conclusão para o mistério de Westview e o embate final entre Wanda Maximoff Agatha Harkness. 

Abaixo, fique com os easter-eggs do oitavo episódio de WandaVision:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux