WandaVision: Revelados detalhes sobre a canção em sokoviano cantada por Wanda

Capa da Publicação

WandaVision: Revelados detalhes sobre a canção em sokoviano cantada por Wanda

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

O terceiro episódio de WandaVision trouxe diversas situações inesperadas, além de muitas referências ao passado de Wanda, que relembra do seu irmão, Pietro, ela também canta uma canção de ninar em sua língua materna, sokoviano. Revelando mais sobre a canção, a Marvel divulgou não apenas sua tradução, como também trouxe comentários de Jac Schaeffer, produtora executiva da série, sobre como a música foi escrita.

A Marvel divulgou, além da letra e da tradução da música, uma partitura para aqueles que desejam tocá-la. Você pode conferir ambos abaixo (comicbook):

“Canção de Ninar Sokoviana”
Nós estivemos esperando por você
‘tie mi t͡ʃaˈjaɫəm
Agora você está aqui
ˈʃiɪdeŋ ˈti e ˈʃte
Mais perfeito do que eu imaginava
ˈdrage wo t͡sto ˈmisliɫəm
Nossa casa agora é um lar (nossa casa agora é um ninho)
ˈdom naʃ ˈʃiɪdeŋ ˈgnieʒdo
Não importa onde você vá
bez veˈdeɪ̆ doˈkude ˈjit͡ʃiʃ
A luz do sol brilhará sobre você
ˈʃiʒa ˈsunt͡so nad tiˈe

Schaeffer, que além de produtora executiva é a principal responsável pela escrita na série, foi quem compôs a canção, que foi então traduzida para o sokoviano por Courtney Young, coach de idiomas da série, ou seja, a especialista responsável pelas línguas que eles utilizam. Ao comentar a letra da canção, Schaeffer afirmou que a música não está relacionada ao grande mistério da série:

“Não é sobre o grande mistério da série. Na minha cabeça, naquele momento, era como uma versão sincera da música tema de uma sitcom de TV, como uma música genuinamente do coração na língua nativa dela. A última parte, sobre raios de sol… É brega mas vou te contar, tinha uma música na minha aula de ginástica pré-natal que era cheia de bobagens; aquele último verso é uma referência ao antigo sol sobre o qual cantávamos. Foi meu primeiro bebê e eu cantava isso para ele, então é só uma pequena coisa para meu próprio filho.”

Além de ser uma referência interessante às origens de Wanda, a letra realmente sugere a ternura que a personagem parece sentir pelos filhos enquanto canta. O quarto episódio de WandaVision foi lançado hoje no Disney+, e embora não tenha trazido mais conexões com o passado da personagem, trouxe algumas respostas sobre os mistérios da série, além de conectar a série ainda mais diretamente ao MCU.

E aí, o que achou da letra da canção de ninar sokoviana? Não deixe de comentar!

Veja também a lista com easter eggs do terceiro episódio da série:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || Mais obcecada pela lore de WoW do que é saudável. || @windrunning_