Vereadores do Rio de Janeiro usam HQ da Marvel para vetar Dia da Visibilidade Lésbica em votação

Capa da Publicação

Vereadores do Rio de Janeiro usam HQ da Marvel para vetar Dia da Visibilidade Lésbica em votação

Por Melissa de Viveiros

Durante a Bienal do Livro de 2019 a HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças se tornou alvo de censura quando a prefeitura do Rio de Janeiro determinou que a obra fosse recolhida por apresentar um beijo entre um casal homossexual. Posteriormente, a decisão foi proibida pelo Tribunal de Justiça do estado, além de ser alvo de críticas por parte do ilustrador do quadrinho, Jim Cheung. Agora, a obra voltou a ser citada de forma negativa durante a votação do Projeto de Lei que estabeleceria o Dia da Visibilidade Lésbica como data comemorativa (via Jamesons).

A votação em que o quadrinho foi citado discutia o Projeto de Lei Nº8 de 2021, que visa incluir o Dia da Visibilidade Lésbica no calendário oficial da cidade. A responsável pelo projeto é Monica Benicio (PSOL), viúva da ex-vereadora Marielle Franco, que foi vítima de um assassinato no dia 14 de março de 2018. De acordo com ela, a proposta é uma homenagem ao Projeto de Lei Nº 82 de 2017, que foi proposto pela própria Marielle e tinha como proposta estabelecer o “Dia Municipal da Visibilidade Lésbica, a ser realizado no dia 29 de agosto”.

É importante notar que o Projeto de Lei estabeleceria uma data comemorativa, e não um feriado. Assim, o objetivo da adição ao calendário seria de acrescentar uma data oficial que pudesse ser utilizada para promover debates e conscientização sobre a comunidade lésbica. Isso ocorre com diversas outras datas comemorativas, como é o caso por exemplo do Dia do Índio.

Durante a discussão sobre o tema, o vereador Felipe Michel (Progressistas) foi o responsável por citar a HQ da Marvel, dizendo:

“O prefeito anunciou que na Bienal do ano que vem não terá censura e elogiou Felipe Neto, um livro do Felipe Neto. Que ano que vem não vai ter censura. Que no ano que vem, o livro que foi barrado no ano passado estará liberado na próxima Bienal.

 

Então, vocês que são pais como eu, temos de ter cuidado quando a gente liberar para ir na Bienal. Que livro que o nosso filho vai ter acesso? Eu não quero que o meu filho tenha acesso. Eu não quero que um professor coloque na cabeça do meu filho ou da minha filha o Dia das Lésbicas, o Dia do Gay, o Dia do Queer … eu não quero. É um direito que eu tenho de ter.”

Exibindo uma cópia do encadernado da HQ em questão, o vereador mostrou o beijo de Wiccano e Hulkling, dizendo que a obra apresenta “um beijo e falas que… não é para criança e para jovem.” Em seguida, o político passou a gritar que é contra as crianças terem contato com uma obra que apresenta um beijo entre dois homens.

O vereador Felipe Michel exibindo o beijo de Wiccano e Hulkling durante seu posicionamento homofóbico.

Michel recebeu apoio do vereador Alexandre Isquierdo (Democratas), segundo o qual Cruzada das Crianças seria um livro voltado para o público infantil simplesmente por conter a palavra “crianças” no nome. A constatação do político, no entanto, é incorreta, já que a obra é voltada para o público infanto-juvenil, tendo classificação indicativa para 13 anos ou mais nos Estados Unidos. No Brasil, a obra não conta com aviso de classificação, já que apenas obras indicadas para o público acima de 16 ou 18 anos contam com esse tipo de aviso.

Publicada originalmente em 2011, Vingadores: A Cruzada das Crianças ocorre após Vingadores: A Queda e Dinastia M, dando sequência à trama apresentada nessas HQs. Ao todo, a obra possui mais de duzentas páginas, entre as quais um único quadro com um beijo que não mostra nada impróprio é considerado motivo para censura. A cena protagonizada por Wiccano Hulkling não tem teor diferente de diversos beijos apresentados em obras que são de fato voltadas para o público infantil, como os filmes de princesa da Disney, por exemplo. Isso se torna ainda mais notável considerando-se que o argumento do vereador não tenha sido contra qualquer beijo, e sim contra um beijo entre dois homens, destacando o caráter preconceituoso do argumento.

Finalizando a discussão, o vereador Tarcísio Motta (PSOL), se posicionou contra as críticas à obra da Marvel, dizendo:

“É muito curioso voltar o debate da Bienal, onde a gente mais uma vez acha que um gibi onde dois super-heróis se beijam é um problema. Na verdade, aqui mais uma vez, quando a gente acha que um determinado beijo é correto e os outros são ‘uó’ e aí equivale um gesto de amor, um beijo, a um gesto de pornografia, então de fato o problema não está no gibi, mas na nossa cabeça.”

A votação foi concluída com 22 votos contrários ao Projeto de Lei e 19 favoráveis. Além disso, ao menos 9 vereadores não votaram. Como resultado, o Projeto de Lei foi rejeitado, mas retornará à pauta da Câmara Municipal para votação em segundo turno, que ocorrerá na próxima quinta-feira (30).

Fique com: